quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Qual a Diferença entre a Numerologia Pitagórica, a Cabalística e a Caldeia?

A numerologia Pitagórica é baseada no conceito simbólico dos números segundo o sábio Pitágoras, e nas inúmeras reverberações que suas reflexões sobre a natureza dos números criou em pensadores como Filolau, Novalis e Koestler. Por isso há quem negue a numerologia Pitagórica alegando que ela não foi criada pelo grande filósofo e matemático grego do século VI A/C, e de fato não foi. Mas está amplamente apoiada em sua visão sobre os números como um Universo simbólico que representa todas as manifestações da natureza, e também do destino humano. Dos três sistemas numerológicos é o que melhor de adapta à modernidade. Sua aplicação consiste apenas nas posições das letras do nome, em seu valor numérico e no significado de suas qualidades simbólicas! Coisa bem diferente se dá com a numerologia Cabalística que, antes de qualquer coisa, é uma tabela fonética. Meu nome, por exemplo, se você pronunciar Jaime com o “A” aberto como se tivesse acento agudo Jáime, isso terá um valor numérico diferente se pronunciasse como se tivesse acento circunflexo, Jâime. O que é potencialmente complicado no caso de uma mudança de nome ou alteração de assinatura! Você pode pronunciar seu nome corretamente, mas como conseguir que o resto do mundo o faça? Isso com certeza dificulta em muito que se obtenha com mais rapidez e eficiência os benefícios da alteração proposta. 
Por fim a numerologia Caldeia é a mais antiga de todas, anterior mesmo a dos hebreus. Resquícios de sua prática sobrevivem na Índia, onde todo numerólogo é também um astrólogo, e vice versa. Está profundamente inserida na prática da astrologia védica, ou sideral (ayanamsa). Sua relação entre letras e números vai somente até o 8, pois o 9 é considerado de tal forma sagrado que não pode ser representado com frequência, e quem o possui no mapa teria uma missão para com a humanidade.
Em termos filosóficos poderíamos dizer que a numerologia Pitagórica trabalha mais a consciência do homem e sua interação com o mundo e o resto da humanidade. A Cabalística a relação homem, natureza, divindade, e a Caldeia a relação do homem com seu destino (Karma) e o cumprimento do seu propósito de vida. Como podemos ver todas as três possuem informações valiosas para o autoconhecimento e o entendimento da vida humana. Recomendo que você faça seu mapa com cada uma dessas abordagens se tiver essa oportunidade. Pela diferença de relação entre letras e números de cada tabela, os valores do seu mapa mudarão significativamente. Não se apegue a isso! Os números são apenas guias para que você encontre sua realização pessoal mais profunda, e não um bem material ao qual deva se apegar. O mesmo acontece, por exemplo, na astrologia topocêntrica que é feita no ocidente, com relação à astrologia sideral praticada no oriente. O signo solar e os demais signos correspondentes aos planetas que compõem o mapa mudam entre uma e outra... E isso de fato não importa! Você não é um signo ou um número, você o “está” por esta existência. Eu não sou um virginiano, eu estou virginiano! Eu não sou um 6, eu estou um 6! Simples assim.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Os Desafios do Corpo e da Alma


Um cálculo simples de ser feito e que pode ser bastante revelador é o da subtração das primeiras vogais e consoantes do primeiro nome, que nos revelarão os desafios do corpo e da alma de uma pessoa. Podemos entender o Corpo como a relação com o mundo prático e a realidade física da existência. E como Alma a relação com o viés emocional e espiritual da existência. O modo de se efetuar este cálculo é bem simples, comecemos por encontrar o dígito correspondente ao Desafio do Corpo. Subtraia o valor da primeira consoante com o valor da segunda, sempre do maior para o menor. Por exemplo:

   45  94   
Edward Alexander Crowley

Aleister Crowley (1875-1947), numa
de suas poucas fotos "bem comportadas".
Este é o nome de Batismo de Aleister Crowley. Observe que a primeira consoante do nome de Crowley é “D” que vale 4, e que a segunda consoante é “W”, que vale 5. Então 5 – 4 = 1. Vemos então que 1 é o desafio do Corpo de Crowley. Este é um número da liderança e da inspiração, denota uma personalidade com a capacidade de influenciar os outros com suas ideias e seu exemplo. Embora nem sempre tenha sido um bom exemplo, as suas ideias sobre ocultismo influenciaram toda uma geração e reverberam pelo mundo até hoje! O que por si só é uma síntese da vida de Crowley! Os desafios do corpo e da alma servem para que cada um receba um indicador simbólico de como poderia elevar sua personalidade ao seu potencial máximo. Então afirmo, sem medo de equívocos, que o indivíduo Aleister Crowley seria ainda melhor e mais influente se tivesse sido mais parcimonioso e ponderado tanto em suas colocações e posturas quanto em sua investida nos temas ligados ao oculto, e ao aspecto espiritual da vida! Sua vida pessoal e pública foi marcada por rupturas violentas, disputas acirradas e inimizades intensas. Todos os atributos do número 1 quando mal dignificado em suas experiências. Crowley também ficou conhecido por sua impulsividade e egoísmo, dois péssimos atributos do 1. Se sua personalidade tivesse sido mais pautada pelo diálogo e pela conciliação, sua ação seria mais penetrante e suas alianças ainda mais construtivas.
Para demonstrar que não vale aqui mais uma generalização dos temas simbólicos revelados pelo mapa numerológico, vejamos este exemplo de Desafio da Alma. Encontramos este número através da subtração do valor numerológico da primeira vogal de um nome do valor da segunda vogal. Assim:

5     1     
Edward Alexander Crowley


Um dos símbolos de Thelema, a
igreja fundada por Crowley.
Vemos aqui que a primeira vogal do nome de Crowley é “E”, que vale 5, e de que a segunda vogal é “A”, que vale 1. Assim sendo 5 – 1 = 4. Lembrando que sempre subtraímos o menor do maior. Então 4 é o número do Desafio da Alma de Aleister Crowley. Este número denota uma imensa dificuldade em aceitar as coisas como são, as convenções, a rotina e a repetição de padrões considerados aceitos pelas convenções, sejam sociais, políticas, econômicas ou científicas. Realmente este famoso mago inglês despontou seu interesse pelo ocultismo num tempo em que humanidade começava sua primeira grande crise de materialismo com o surgimento da Era Industrial que florescia naquele país. E isso somado às descobertas científicas que mudaram para sempre a relação da humanidade com a religião, com o surgimento da teoria do Evolucionismo de Charles Darwin, criou um culto ao material em muitos setores da sociedade que até hoje persiste. Diante deste fortalecimento da razão e da matéria como as únicas realidades possíveis ao homem daquele tempo, o movimento ocultista que surgiu na Inglaterra naquele momento, e do qual Crowley era um dos membros mais atuantes, foi a representação da necessidade humana de interação com o aspecto transcendente da vida. Como a que se dá através do estudo dos símbolos do inconsciente humano que encontramos nas linguagens oraculares como o tarot, cabala, etc e nos símbolos da magia. 
Agora veja isto:

1    5   
Albert Einstein

Albert Einstein (1879-1955), na sua foto
mais famosa, e excêntrica.
Vemos que ao fazer a subtração do valor numerológico da primeira e da segunda vogal deste nome, 5 – 1 obtemos também 4, o mesmo número de Desafio da Alma de Crowley. Incrível não? Albert Einstein, o afamado físico alemão, também compartilhava das mesmas características de relacionamento com o mundo físico que o famoso mago do século XIX! E de fato ele não se conformou com a realidade como ela se apresentava em seu tempo. Foi o fundador da física teórica, que em resumo se ocupa de imaginar o que ainda não pode ser visto. O caminho que Einstein seguiu foi o do conhecimento científico, o de Crowley foi o dos mistérios do oculto. Fiz questão de colocar este exemplo para demonstrar como não se pode fazer generalizações sobre este ou aquele perfil baseado numa única informação do mapa numerológico. Ou seja, um lembrete de que os outros aspectos do mapa deverão ser estudados e levados em consideração para definir melhor as possíveis trajetórias que uma personalidade pode assumir ao longo da vida. Por terem ambos a vogal “A” em seus nomes como primeira vogal, eles possuíam o mesmo número de Instinto, o 1 (Einstein no nome de batismo, e Crowley no nome que adotou). Assim ambos demonstravam interesse na pesquisa profunda e na liberdade de pensamento, qualidades das quais se utilizaram em seus campos de atuação com a mesma intensidade, embora se dedicassem a temas tão discordantes entre si. Ainda assim esses dois homens marcaram seus nomes na história, mesmo para aqueles que desconhecem a amplitude do saber científico proposto pela física teórica, ou da profundidade do conhecimento oculto!

sábado, 26 de setembro de 2015

Numerologia e Transformação Pessoal

A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo,
a Unidade é a Lei de Deus.”

Pitágoras


Transformar é evoluir, e evoluir é a lei da vida como bem o disse o Mestre Pitágoras. Os instrumentos de transformação é que mudam de cultura pra cultura, e de pessoa para pessoa. Dentre todas as linguagens simbólicas da Nova Era a numerologia é, com certeza, a mais próxima do homem comum! Ela lida com os símbolos mais antigos da humanidade, os números, e sua aplicação é fácil e rápida. Não precisa de aparelhamento específico como programas ou tabelas de cálculo, como acontece na astrologia, ou um baralho específico como acontece com o tarot. Basta lápis e papel e um numerologista experiente pode levantar rapidamente seu tema ou mapa numerológico. Trabalho esse que se desenvolve em quatro estágios bem diferenciados:

1º) A leitura e a revelação dos principais traços da personalidade, com qualidades, deficiências e aprendizados, revelados pela regência das letras e números do seu nome de batismo e data de nascimento.

2º) A revelação dos principais períodos de transformação dos seus ciclos pessoais de vida segundo sua data de nascimento e regência temporal das letras.

3º) A apresentação da harmonização da assinatura pessoal como um recurso de cura para as limitações e desafios que se apresentam no numeroscópio individual.

4º) Este quarto estágio trata de um suporte que se dá para que o cliente siga seu processo de desenvolvimento e crescimento pessoal. São indicados livros e terapias complementares que ajudam o consulente a reforçar seu esclarecimento interior sobre as revelações feitas na interpretação do seu mapa numerológico. Para muitas pessoas essa etapa do trabalho numerológico passa a ser fundamental, já que é muito comum haver resistência em trocar o modo de se assinar o próprio nome.

O caminho da transformação pessoal pode ser facilitado em muito
com a utilização do conhecimento dos números.

Para algumas pessoas isso parece como uma perda de identidade, o que soa muito estranho a mim, pois afinal a consulta normalmente é feita com a intenção de se buscar recursos para efetuar uma mudança de padrão de vida através da alteração do próprio padrão vibracional. Que é justamente a essência do trabalho numerológico com a mudança de assinatura! Então quando o caminho para a mudança surge, a pessoa resiste? Com o tempo passei a entender esse comportamento, a assinatura modificada apresenta-se como a possibilidade irrefutável do novo, e o medo atávico do desconhecido que todos os seres humanos carregam dentro si desponta com vigor travando o processo iniciado pelo próprio indivíduo!
É claro que não quero dizer com isso que sem mexer nos números do nosso nome a transformação não ocorrerá, mas com certeza seria mais rápido e fácil! Ao mudarmos nossa vibração pessoal passamos a atrair novas oportunidades condizentes com nosso novo conjunto vibracional expresso nas letras do nosso “novo nome”.



Durante muito tempo resisti a este trabalho, até que eu mesmo experimentei mudar meu modo de escrever meu nome, objetivando características específicas para meu desenvolvimento. E para quem talvez esteja se perguntando ironicamente se eu me iluminei ou enriqueci, digo tranquilamente que não! A numerologia é uma proposta para a otimização do potencial intrínseco de cada ser humano. Para alguns de fato esse aprimoramento dos talentos pessoais pode levar à riqueza e sucesso, ou a muito mais esclarecimento. Para outros será uma melhora significativa no seu padrão de vida, prosperidade e também espiritualidade (pois é, numerologia não é só para conquistas materiais!). Eu costumava acreditar que todo o trabalho interior deveria ser feito de modo disciplinado e com total responsabilidade sobre si. Parecia-me que uma mudança no nome poderia parecer como uma promessa revolucionária que deixaria as pessoas acomodadas esperando as mudanças com num milagre! De fato há pessoas que esperam uma válvula de escape dos seus problemas como se a numerologia fosse uma pílula analgésica alopática ou uma varinha de condão! Quando bem feito o trabalho alquímico com os números não abre espaço para esse tipo de coisa. Desde que, claro, seja obedecida as duas regras principais: 1º) utilizar sempre a nova assinatura e 2º) não se esquecer do que se está objetivando com ela. Essa conscientização das funções do novo padrão vibracional ajuda na observação consciente das novas oportunidades que surgem mediante sua utilização.

Numerologia Terapêutica


A utilização de terapias complementares
funcionam como um meio de dissolução
de bloqueios mais persistentes.
A numerologia serve muito bem como um recurso de autoconhecimento e terapia que vão muito além da análise do nome e da alteração de assinatura. O conhecimento dos números possibilita a aplicação de outras técnicas terapêuticas como a Terapia Floral, a Cromoterapia, a Cristaloterapia, a Aromaterapia e até mesmo a nutrição. O universo vibracional engloba uma série de temas devido as vibrações, e tudo no Universo vibra! Uma realidade que os esotéricos já conheciam muitos antes de a ciência constatar a vibração das células. Os números que vibram na nossa data de nascimento e com as letras do nosso nome também abarcam a vibração de certas essências florais, cores, cristais, óleos essenciais e alimentos que diferem de indivíduo para indivíduo, e que restabelecem o equilíbrio interior. Explorarei este assunto num outro texto.
De qualquer forma o estudo dos números é um portal incrível e de fácil acesso para o conhecimento humano sobre a vida, o tempo e a própria essência da vida. Tanto quanto um recurso de cura e de equilíbrio interior que se flexibiliza diante da possibilidade de aplicação de quaisquer outros recursos terapêuticos com os quais o numerólogo-terapeuta se afine!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Oráculo Pitagórico



Olhando para os números e suas imensas aplicações mágicas e oraculares, observei que se juntarmos os números de 1 a 9, mais os números Mestres de 11 a 99, mais os quatro números kármicos 13, 14, 16 e 19 obtemos um conjunto de 22 símbolos. O 22 é de fato um número poderoso que se relaciona com os 22 arcanos maiores do tarot, por exemplo, uma linguagem pictórica que representa a jornada humana ao longo dos grandes eventos da vida, como estágios evolutivos. Também é o numero das 22 letras do alfabeto hebraico que, segundo a tradição cabalista, são os sons primordiais com que Deus criou toda a existência, e através dos quais o homem entabularia uma relação com a divindade e obtém o conhecimento secreto da vida. Também 22 é o número que resulta da soma dos 12 signos astrológicos (qualidades da psique) com os 10 planetas do sistema solar (emanadores de energia que movimentam as forças da psique). Assim sendo este é um número com fortes aplicações divinatórias, mágicas, e psicológicas! Então me ocorreu a ideia de um "Oráculo Pitagórico". Esse seria um sistema oracular muito fácil de confeccionar. Pegue pedaços de Carolina colorida e desenhe com canetas da cor que desejar os números a pouco citados. Fica muito bonito usar cartolinas na cor azul marinho com números traçados em prata ou dourado... Feito isso embaralhe as cartas do oráculo e disponha na mesa do seguinte modo:



A posição 1 se refere às questões pertinentes a este número como: Vontade, autoexpressão, instintos naturais e também saúde física. A posição 2 se relaciona aos temas dessa cifra como: Sentimentos, memória, parcerias, afetividade, e amor. Os temas da posição 3 são: Comunicação, criatividade, filhos. A posição 4 revela os temas práticos como: Trabalho, vigor físico, rotina, e capacidade organizadora. A posição 5 nos revelara temas pertinentes a este número como: Sexualidade, capacidade de mudar, aventuras, ou se é capaz de realizá-las ou não, e viagens. A posição 6 é por excelência a posição de temas íntimos como: Família, casamento, sócios ou cônjuges, a capacidade de se relacionar, ou de associar temas e coisas aparentemente divergentes. A posição 7 revela os temas mais profundos da vida, como espiritualidade, sensitividade, visão crítica da vida, e coisas guardadas em segredo pelo cliente. A posição 8 nos mostrará temas ligados à justiça, às finanças, a relação com o poder e com nossas responsabilidades. Por fim a posição 9 nos mostrará as mais altas aspirações e ou ideais da alma de quem se consulta, o que pensa ou pretende para si mesmo, e sua visão sobre o aspecto transcendente ou espiritual da existência.
As posições 2, 7 e 9 mostrarão a perspectiva espiritual e mediúnica da personalidade, se a tem ou não, e como se relaciona com ela. As posições 1, 3 e 8 mostram nossa relação com o mundo concreto e suas demandas objetivas. As posições 3, 4 e 9 mostrarão como o que se comunica e o que se idealiza afetam a realidade. Da mesma forma as posições 1, 6 e 7 revelarão como as posturas internas e externas de um indivíduo afetam os seus relacionamentos.

Tenha em mente que este é um sistema de leitura geral que deve ser lido com atenção, podendo fornecer muitas informações úteis ao crescimento de quem se consulta. Evite cair na tentação de relacionar este sistema com outros que tem o mesmo número de caracteres, ou mesmo casos específicos, algo como: “Ah o 22 se parece mesmo com O Louco do tarot!”. Isso só vai causar confusão. Pois, se for o caso, vá jogar tarot! O que proponho aqui é um oráculo totalmente numerológico. Atenha-se ao simbolismo dos números, e neste blog tenho material descritivo do simbolismo numerológico para quem está se iniciando. Explore essa possibilidade, e boa viagem!

terça-feira, 23 de junho de 2015

Apelidos e Nomes Mágicos



Apelidos carinhosos marcam
positivamente as relações.
Muitas pessoas possuem apelidos aos quais se apegam como se fossem parte de si mesmas, outras possuem verdadeira aversão aos apelidos que lhes são dados! Mas afinal, o que são os apelidos? Em termos numerológicos é como os outros o veem. E só por essa constatação muito pode ser explicado pela simpatia ou antipatia que as pessoas nutrem por seus apelidos, elas se identificam ou não com o que está sendo projetado através daquele epíteto. É importante ressaltar que não me refiro aos nomes e termos pejorativos que são fruto de puro bullying. Um estudo numerológico pode revelar que partes suas estão sendo estimuladas ou suprimidas com o “nome que os outros o conhecem”. Eu, por exemplo, tenho um apelido carinhoso utilizado na família por meus primos mais jovens, a propósito muitos eu vi nascer, que na soma geral dá 5. Meu nome de batismo soma 6, uma cifra associada à família, mas também à tradição e ao conservadorismo. Se para eles eu vibrasse como um 6 o tempo todo isso poderia nos afastar de certo modo, e nossa grande diferença de idade haveria de me tornar mais um "tio", do que um primo! Mas ao me chamarem por um nome com vibração 5 eles se aproximam de mim e me veem como um igual. A vibração do 5, que não por acaso é também o meu número psíquico, evoca em minha personalidade a flexibilidade de conduta e uma postura menos séria quando estou com eles!
Em nosso país há muitos apelidos que se tornaram famosos, como Pelé e Xuxa, que em certo momento de suas vidas foram, inclusive, um casal! Esses Nomes da juventude acabaram virando marcas registradas. A modelo e apresentadora Xuxa chegou a registrar esse apelido junto do seu nome de batismo, ficando Maria da Graça "Xuxa" Meneghel. E o próprio apelido virou a marca registrada de seus empreendimentos comerciais. 
Esse apego ao nome que os outros nos dão não se dá de modo gratuito, a sua vibração numerológica pode corroborar para que certos aspectos da personalidade se evidenciem. Nesses casos os apelidos acabam se tornando impulsionadores de aspectos contidos na personalidade.

Nomes Sagrados

Coisa bem diferente são os nomes mágicos! Tradições como a Wicca, o Xamanismo, o movimento Hare Krishna e os discípulos do Mestre indiano Osho se utilizam dessa valiosa ferramenta de transformação pessoal. O nome sagrado (ou nome mágico) evoca a parte superior da personalidade, como algo a ser desenvolvido pelo iniciado. Um aspecto muito elevado de si mesmo que existe apenas potencialmente, mas que pode tornar-se ato! Na Índia esse nome é conhecido como sannyas, que metaforicamente representa uma saída do mundo material para realizar a caminhada interior. Por isso receber um nome sagrado não simboliza o fim de uma caminhada espiritual, como uma iluminação, pelo contrário! O nome sagrado representa justamente o início de uma busca pela verdade interior e Superior. Na tradição hindu o significado desses nomes é profundamente poético como Nirvan (Libertação), ou Naresh (Rei) e sempre implicando em qualidades a serem desenvolvidas interiormente pelo buscador. A esse buscador chama-se de sannyasin. Na tradição indígena da América do Norte os nomes dos xamãs também representam as forças que atuam com ele e para ele em sua evolução aqui na Terra. Na tradição mágica ocorre o mesmo. A consagrada escritora wiccana Starhawk (Falcão das Estrelas), adotou esse nome na tradição.



Nomes sagrados acendem a luz espiritual
dentro de quem o recebe!

Aos analisar um nome mágico eu costumo deixar de lado todos os aspectos dúbios dos números envolvidos nele. Ou seja, sempre os encaro positivamente! Também levo pouco em consideração as contradições entre as qualidades dos números de Motivação, Persona e Caráter, pois não se trata de um desafio a ser cumprido, mas de uma virtude a ser incorporada! 
Vejamos brevemente o sannyas de Osho, palavra japonesa que designa um sacerdote do templo. Esse nome possui uma Motivação e Caráter 3 e uma personalidade 9. Interessante notar que o 3 está relacionado com todas as formas de comunicação e ensino. E a repetição dele nesses dois índices indica que Osho tinha a sua motivação e sua execução em perfeita sincronia. Os ensinamentos do mestre indiano eram passados na forma de parábolas e histórias tanto do zen budismo quanto do sufismo, entre outras filosofias orientais. Seus discursos eram tidos como reveladores para muitos! O 9 em sua personalidade (um número de natureza espiritual) representa tanto a amplitude de perspectiva quanto de alcance de uma obra... Basta ver a dimensão que os seus ensinamentos atingiram pelo mundo afora, para saber que ele viveu com plenitude o potencial do número 9 em seu nome.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Os Ciclos de Vida

Todos nós possuímos três Ciclos de desenvolvimento que nos regem do nascer ao morrer e em determinados períodos de tempo. Cada um desses Ciclos representa uma oportunidade de crescimento que dependerá muito do próprio amadurecimento, tanto psicológico quanto espiritual, de quem o estiver vivendo. Cada Ciclo dura em média 30 anos, e por todo esse tempo a influência do número que o rege se fará notar em suas mais altas ou medianas vibrações. Via de regra não interpreto o Ciclo como uma vibração que possa influenciar negativamente, mas sempre de modo positivo. O que ocorre é uma variação do grau intensidade de sua manifestação. Os Ápices representam aspectos da vida e valores que está se tentando construir. Os Desafios representam os obstáculos que se apresentam como entraves externos ou deficiências íntimas que podem desestruturar essa construção. 
Assim como o resto do Cosmos, a vida humana
passa por ciclos evolutivos de transformação.
Uma criança que se desenvolveu num ciclo 3 pode mostrar uma tendência grande para expressar-se, tanto física quanto verbalmente, e muitas vezes de modo criativo. Essas crianças possuem acesso a alguma forma de educação profunda, ampla, artística, liberal, física ou refinada de algum modo. Muitas dessas crianças se tornaram bons publicitários, professores, comerciantes internacionais, atletas, artistas de todo tipo, ou mesmo simples, mas eficientes vendedores ambulantes. Outras tornarem-se homens de grande cultura, apaixonados pela descoberta e o estudo. Bem, uma dessas crianças foi *Albert Einstein e outra **Liza Minelli! Veja que nesses dois casos ambos receberam estímulos típicos do número 3, mas cada um fez desse estímulo um caminho diferente em suas vidas, e com grande sucesso! Com apenas dez anos de idade o jovem Einstein foi apresentado a livros de matemática e filosofia. Já Liza fez seu primeiro filme, In The Good Old Summertime, ao quatorze meses de idade, e nunca mais parou! Tornando-se uma das mais reconhecidas e talentosas atrizes da história do cinema. Como sempre saliento que esta é uma parte que compõe a interpretação total do mapa numerológico. Uma análise mais detalhada revelaria os pendores mais científicos e ou artísticos de cada um. 



Os Ciclos são bem fáceis de serem descobertos, na verdade nem precisam de cálculo. O primeiro ciclo corresponde ao mês em que nascemos. Por isso tanto Einstein quanto Liza tem a mesma regência, pois ambos nasceram em março. O Primeiro Ciclo fala das influências e estímulos que recebemos do mundo exterior, nossa educação, cultura e informação. Ele dura do nascimento aos 30 anos, ou seja, do 0 aos 30. O Segundo Ciclo é representado pelo número do dia de nascimento, e assinala as ideias e oportunidades que se apresentam ou são descobertas por nós ao longo desse período. Esse costuma ser um tempo de mais inspiração do que influência exterior, por assim dizer, e ele dura dos 31 aos 60 anos. Por fim, o Terceiro Ciclo é o dígito que resulta da soma dos dígitos do nosso ano de nascimento. Esse número corresponde ao cumprimento de um propósito transpessoal. Algo que fazemos ou que deixamos para o mundo. Como algum interesse artístico, social, político, espiritual ou ecológico! Ele dura em média dos 61 aos 90 anos de idade, ou enquanto durar a vida. As histórias podem variar desde aquele velhinho que nunca gostou de bichos, mas começa criar gatos abandonados. Até a daquele que se aposenta e decide se alistar no Greenpeace! E é importante nunca esquecer de que o pêndulo pode variar desse modo, indo de um extremo a outro dentro da possibilidade humana. Também é importante lembrar que os números tanto do mês, quanto do dia e ano devem ser reduzidos a um único dígito, com exceção dos números Mestres, e dos quatro números kármicos, 13/4, 14/5, 16/7 e 19/1. Nesses casos eles devem ser interpretados como aparecem.
Lembre-se também que esses números fazem parte do contexto do mapa numerológico individual, e por esse motivo, devem ser considerados junto com os demais números do mapa. Veja se eles não repetem os números das faltas kármicas, da motivação, persona, ou número de caráter etc. Esses detalhes é que contribuem para que a interpretação seja a mais profunda e precisa possível!

*Albert Einstein: 14/03/1879
** Liza Minelli: 12/03/1946 

quarta-feira, 18 de março de 2015

As Vogais do seu Nome


As vogais podem nos dar uma primeira visão
parcial da nossa personalidade!
A primeira vogal do nosso primeiro nome expressa nossas reações instintivas diante de estímulos externos, são nossos impulsos mais básicos e assinalam uma marca, por assim dizer, da nossa personalidade. A esse número chamamos de Número do Instinto. As vogais podem ser, do tipo longas, curtas ou ditongos. Quando longas seus efeitos são bem pronunciados. Vogais curtas têm seus efeitos minimizados e as vogais de ditongo são ambíguas, pois nesse caso sua força e dividida com a outra vogal. As vogais são A, E, I, O, U e Y. Alguns numerologistas encaram o Y como uma vogal quando ele está sozinho numa sílaba. Eu considero essa avaliação particularmente complicada, e considero sempre o Y como uma vogal, pois ao contrário do W sua pronúncia sempre soa como "I", ao passo que o W ora soa como "V" e ora como "U"!
O texto que se segue é um breve guia de interpretação das vogais do primeiro nome, mas NUNCA deverá ser avaliado fora do contexto dos outros números que compõem o mapa numerológico individual de uma pessoa! Assim como a presença de muitas vogais repetidas, como muitos “IS”, ou “ES”, poderão influenciar a interpretação final da regência de um número. Quer seja ele a cifra da Motivação (Soma das vogais), Personalidade (Soma das consoantes) ou do número de Caráter (Soma total do nome). Ou mesmo dígitos de influência secundária como Número Psíquico, Ápices, Desafios, Karma Familiar, Dharma etc.

Vamos às vogais:


O "A" ama a inovação e a descoberta. 
Foto que capturou o rastro da luz das estrelas no céu.


VOGAL “A”

Essa é uma letra regida pelo número 1 e, portanto, uma letra mental, mas também com muita intensidade emocional. É ativa, independente, criativa, progressista. Gosta de ser original e de descobrir as coisas primeiro. Tem uma tendência a agir muito e ocupar-se com muitas coisas. Sente que tem muitos talentos e que precisa desenvolvê-los. Defende com toda a força seu ponto de vista, mas se essa tendência se exaltar demais se torna intransigente e autoritário, pois não nasceu para ser comandado, mas sim comandar. Gosta de buscar novas fronteiras do conhecimento e do pensamento. Ama a pesquisa, o estudo profundo e as descobertas que enaltecem o aspecto grandioso da vida. Por esse motivo tanto a ciência quanto o temas do oculto podem atraí-lo intelectualmente. Poderá também guardar certo prazer em romper com tradições e regras.

O "E" ama a variedade e as descobertas.

VOGAL “E”

É uma letra regida pelo número 5 e é de natureza física, ama a variedade e a mistura de coisas, quer sejam pessoas, conhecimentos e ideias. Seu amor pela liberdade pode torná-lo com dificuldade de manter vínculos afetivos de muita duração ou proximidade. A rotina imposta o irrita. Ama o experimentalismo e possui uma curiosidade grande sobre todas as coisas, mas possui pouca persistência em desenvolvê-las com mais cuidado e profundidade. O contato com pessoas revigora seu humor, e conhecer tanto quanto envolver-se com novas personalidades o excita. Ama o imprevisto, ou o atrai involuntariamente. Viagens e mudanças podem fazer parte de sua história pessoal, bem como a especulação da sexualidade, e a instabilidade afetiva e monetária.

O "I" possui em si muitas possibilidades.

VOGAL “I”

É uma letra regida pelo número 9, e sua natureza é então espiritual. Com essa primeira vogal em nosso nomes tenderemos a ser sensíveis afetiva ou psiquicamente. Há uma tendência a possuir muita energia vital, e curar as pessoas física ou energeticamente é uma possibilidade. A preocupação com o bem estar dos outros ou do mundo como um todo vem à tona num ou noutro momento da vida. Por ser regida por um número de alta amplitude como o 9 a vogal "I" pode produzir tanto a luz quanto a sombra em intensidade. É egoísta ou generoso, tranquilo ou agitado, genial ou o vagabundo, filantropo ou ditador, etc. Não procura muitas coisas novas, mas sim desenvolver o que já conhece. Sente um impulso para encontrar seu real propósito de vida da Terra.  Se dá vazão à sua intuição e vida interior pode ser artístico, e ou desenvolver grande poder de empatia. A vogal "I" atrai sorte e proteção, e se houver dedicação a cuidar dos outros ou do mundo, curiosamente, este pode ser um caminho para o seu sucesso!

O "O", afetivo e cuidadoso.
Ilustração de Veronique Cassar.

A VOGAL “O”

Essa vogal é regida pelo número 6 e é, portanto, uma letra emocional. Adora se sentir aconchegado com os que ama, dar conselhos, orientar e cuidar dos outros o revitaliza, pois gosta de se sentir útil! Esta regência dá uma grande capacidade de assumir responsabilidades e corresponder a elas. Tenderá a ser uma pessoa útil ou respeitada na sua família ou comunidade. Possui um senso de diplomacia que se desenvolverá com o tempo, a experiência mostrará a estes nativos que o confronto direto nunca traz exatamente o que ele deseja. Tem uma tendência a se achar sempre certo e querer convencer os outros disso, o que poderá criar atritos. Ama a beleza, a harmonia e mais do que tudo a estabilidade. Quer achar seu lugar no mundo e lá ficar para sempre, ou pelo menos por muito tempo! Tem tendência ao conservadorismo. Possui aptidões artísticas também, como literatura, música e artes plásticas. Mas ao exceder suas qualidades pode ser lento, e apegado às coisas e às pessoas.

O "U", positivo e aberto como
numa eterna infância da alma.

VOGAL “U”

Esta é uma vogal regida pelo número 3 e, portanto, emocional, mas com fortes pendores mentais também! Deve possuir facilidade com a palavra e de atrair muito a ajuda ou o apoio das pessoas. Tem um senso estético tão apurado quanto as pessoas de vogal "O", mas gosta mais de emitir opiniões e tecer julgamentos sobre as coisas que vê. Poderá desenvolver atividades ligadas às artes e à comunicação. Possui amor pela natureza e suas formas. Sua afetividade pode ser tão inconvencional e fortuita quando a das pessoas de vogal "E". Se viver bem essa regência poderá ser tipo visionário cujo lema é o aprimoramento pessoal e universal. Um artista ou comunicador que quer falar às pessoas, e por extensão e ao mundo, sobre a beleza da vida e as possibilidades de crescimento em muitos sentidos. É um positivista! Se viver mal esta regência será um hedonista sem propósitos maiores.

O "Y", introspectivo, profundo e mistico.

VOGAL “Y”


Essa letra tem regência do número 7 e é por esse motivo de natureza espiritual. O confronto aberto não interessa a essas pessoas, tendem a ficar nas sombras estudando os outros, ou os fatos da vida. Observar o estimula, e conta somente consigo mesmo para tecer uma ideia sobre as coisas. Embora não seja incomum que tenham de achar alguém ou instituição com a qual possam contar para se manter no mundo prático. É intensamente introspectivo, com grande dificuldade de se colocar de modo fluente através das palavras. Sua natureza é psíquica e lógica ao mesmo tempo. Ama o conhecimento profundo, muito embora nem sempre tenha com quem, ou como compartilhá-lo. Isso quando e se houver interesse por parte do portador dessa vogal nisso! É um pesquisador contumaz. Precisa ficar algum tempo consigo mesmo e tem a necessidade de guardar para si muitos dos seus sentimentos e percepções, o que dificulta o entrosamento social e afetivo. Pode ser dotado de grande sensibilidade psíquica que deverá ser considerada e desenvolvida pelo seu próprio bem, e o bem de outros que possam vir a precisar dessas capacidades.

Leia também o artigo As Letras do seu Nome 

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Numerologia & Relacionamento Humano


O estudo dos números pode ser um ótimo guia para avaliar as afinidades entre duas pessoas num relacionamento, quer seja ele de cunho pessoal ou profissional. Da mesma forma a alteração do modo de se escrever o nome altera a imagem que se passa ao mundo e, com isso, modifica a relação entre as pessoas, bem como o tipo de relacionamentos que se atrai usualmente. Ou seja, há uma mudança no padrão das relações atraído pela alteração do padrão vibracional do nome!

Ao cruzarmos dois mapas numerológicos há uma fusão entre eles e uma compatibilidade completa é impossível e, convenhamos totalmente desnecessária! Um bom relacionamento é feito de muitos pontos afins de fato, mas os pontos de atrito ajudam a dinamizar qualquer relação. Um relacionamento entre duas pessoas com muitos números 6 nos mapas, por exemplo, pode trazer muita afinidade e conciliação. Ambos amarão o lar, as relações familiares e fazer coisas juntos, e agregar as pessoas amadas nesse processo. Porém, se não houver a presença de números como o 3, o 5 ou o 7 na composição do mapa de pelo menos um dos participantes desse relacionamento, haverá poucas surpresas e iniciativas para a alegria espontânea e não planejada (3), mudança e a ousadia sexual, entre outras coisas instintivas (5). Ou nenhum debate de aprofundamento na relação em si, nem a preservação do espaço pessoal (7), o que levará a relação a um colapso ou a desagradável sensação de se conviver com um estranho... Uma relação entre pessoas iguais pode conter, por esse motivo, um grau bem grande de monotonia. Então, por mais estranho que possa soar a primeira vista, afinidades são importantes sim, desde que não levadas a extremos!
Numa análise de dois mapas os quatro números principais da análise numerológica: motivação (soma das vogais), personalidade (soma das consoantes) e caráter (soma dos valores total do nome), mais o caminho de vida (a soma dos valores da data de nascimento) deverão ser focados com mais atenção antes dos demais números no numeroscópio de cada um. Esses números revelam como os parceiros se expressam afetivamente (motivação), lidam com o mundo prático e se apresentam diante dos outros (personalidade), e que valores gerais de vida possuem. A data de nascimento (caminho de vida) revela os tipos de experiências eles passarão nos seus processos de crescimento pessoal e desenvolvimento material. É claro, que o conjunto todo do mapa deverá ser levado em consideração. O aparecimento persistente de um determinado número dará um “tom” diferente ao nativo de uma vibração. Uma pessoa de caráter 6, seguindo o exemplo já citado, com a presença de muitos 3 e 5 no seu mapa será mais falante, irrequieta e ousada que a maioria dos nativos desse número! Por isso não se esqueça de levar isso em consideração. Como diz um conhecido provérbio alemão “O diabo mora é nos detalhes”.

Sexo


Tema de interesse universal, e de variação tão grande quanto a possibilidade de se contar os números, a sexualidade humana é diversificada e imprevisível, mas o estudo dos números pode apontar a intensidade e profundidade com que cada pessoa vive este aspecto da vida. Todos fazem sexo, mas nem todos com o mesmo interesse e intensidade, e não há nada de errado nisso, não há um jeito melhor ou pior. Cada um expressa de modo diferente esse que é o aspecto mais selvagem da natureza humana. E nesse quesito seria interessante que os parceiros olhassem pelo menos na mesma direção. Não devemos nunca considerar generalizações como uma regra de vida, mas podemos dizer que quanto mais sexual for um indivíduo, menos afetivo e vinculado a um parceiro ele é! Do mesmo modo podemos afirmar que quanto mais afetiva e emocional for uma pessoa, mais tendência ela terá de se vincular afetiva e sexualmente a alguém, e mais sua intensidade e interesse sexual será motivada pela qualidade desta relação. Para o primeiro tipo as relações duram o tempo que dura a intensidade sexual, por isso os relacionamentos tendem a ser mais curtos. As pessoas do segundo tipo veem a relação como uma somatória de muitos fatores além da afinidade sexual, por isso tendem a ter relacionamentos mais longos. Se os dois tipos formam uma parceria amorosa bem, é potencialmente complicado! Mas aos cruzarmos os dados dos seus mapas pessoais poderá haver pontos de convergência que ajudem o casal a flexibilizarem seus valores um para o outro, desde que haja interesse nisso é claro! O estudo numerológico não pode assegurar que um casal se dará bem sexualmente, mas pode mostrar os pontos a serem trabalhados na relação para melhorar este aspecto do relacionamento.

Solidão


Outro tema persistente na vida humana é a busca pelo companheiro de vida! O problema desta busca, entretanto, é de que a maioria das pessoas está preocupada em materializar seus ideais de união e afeto sem se preocupar muito se ela mesma se encaixa no ideal de alguém! Por outro lado acho perfeitamente aceitável que se busque um parceiro com valores pelo menos próximos aos seus, e essa é um busca tão legítima quanto necessária. Para outras, porém, o tema da intimidade é mesmo complicado. Indivíduos com muitos números 1, 5 e 7 em seus mapas, por exemplo, tendem a ser mais fechados, reservados, tímidos mesmo, ou profundamente territorialistas... O que dificulta em muito a inclusão de outras pessoas em suas vidas e um entrosamento social fluente. Embora possam dizer o tempo todo “Quero tanto ter alguém”, ficam na verdade passando mensagens ambíguas. Suas atitudes não correspondem ao que deseja seus corações. A propensão vibracional dos seus mapas numerológicos individuais auxilia nessa expressão obtusa, ou disfuncional de sua sexualidade e afetividade. É bem nessas horas que a alteração da assinatura ajuda e muito. Mudando o conjunto vibracional de um nome mudamos o contexto vibracional que atua tanto no mundo físico quanto no campo mental. Assim, passamos a agir de acordo com a nova vibração e atraímos oportunidades diferentes nos relacionamentos. E mais do que isso, passamos a agir diferentemente do padrão anterior. É sempre bom salientar que a natureza intrínseca de uma pessoa não é modificada completamente, o que ocorre é que começa a haver um tráfego mais fluente por certos aspectos de sua vida que antes não ocorria! Como aspectos não desenvolvidos, para não dizer deficientes, na sua personalidade.
A busca pelo amor, e a realização afetiva e sexual, é uma necessidade inerente ao ser humano, independentemente de sua classe social, gênero e orientação sexual. E o estudo numerológico pode ser um guia valioso nesse aspecto tão fundamental da vida.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Comunicado aos Leitores...


Quero mais uma vez gradecer aos leitores deste blog por suas inúmeras visitas! Tenho artigos que já ultrapassaram dez mil visitações, sem falar nas páginas. Me parece que todos os que aqui entram apreciam a aplicação da numerologia tanto quanto eu. Apesar disso, poucos deixam comentários e quero dizer que gostaria muito de saber suas opiniões sobre o material disponibilizado! 
A popularidade do blog me deixa super feliz, mas por outro lado tem apresentado a incidência de um público no mínimo interessante que me escreve pedindo as coisas mais estranhas, e outras no mínimo sem noção! As estranhas são do tipo: "Olha, o número 444, ou 45, ou 2227, ou 112 me acompanha e aparece em tudo! O que isso quer dizer? Qual o simbolismo desse número?". A todos quero responder conjuntamente que não há como avaliar isso! E mesmo que respondesse a cada um faria pouco ou nenhum sentido. Eu posso dizer, por exemplo, que o 444 é a expansão de uma atividade ou trabalho, e a pessoa que indagou sobre ele diz: "Mas ora ele apareceu no meu casamento como número de convidados, e da igreja etc... O que isso tem a ver?". Pois é! Não é simples assim! Um número ao se repetir muitas vezes traz sim uma mensagem para nós, não existe um acaso sobre isso, mas não posso ajudar sem saber os dados da pessoa e olhar seu mapa numerológico pessoal. 
A outra coisa que tem ocorrido é que esses leitores me pedem tudo isso sem ao menos perguntar qual é o custo financeiro do meu trabalho! Como se eu tivesse a obrigação de fazer tais análises, e não tivesse mais nada a fazer o dia todo! Sem falar naqueles que se enquadram na categoria dos sem-noção, que me pedem estudos sobre seus nomes de batismo em relação ao nome de casados, ou do modo como passaram a assinar seus nomes nos últimos tempos... Mandam longos relatos que finalizam dizendo estarem ansiosos por saber o meu parecer. Ao serem informados dos custos do meu trabalho, não são capazes de dizer sequer "obrigado pela atenção".
A numerologia é meu objeto de estudo há quase três décadas, e hoje é um trabalho que desenvolvo para pessoas e empresas com muito prazer. Apesar de todo o meu prazer isso não significa que seja um hobby, como já disse é uma atividade profissional holística que me exige estudo e dedicação constantes. Portanto, não se trata de má vontade de minha parte. Tenho uma agenda para cumprir todos os dias, e escrever para este blog é sim uma das minhas ocupações que tem uma função tripla. 1º) A de divulgar a numerologia como um sistema prático, eficiente e profundo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e espiritual. 2º) Romper com mitos e distorções que têm relegado o estudo numerológico a uma prática quase supersticiosa. 3º) E também de divulgar o meu trabalho com os números como consultor e professor! Se não quer depender de um consultor, aprenda a linguagem simbólica dos números! Eu dou cursos tanto presenciais quanto online, e também há muito professores pelo nosso país que podem iniciá-lo.



Este blog está aberto às suas sugestões e perguntas sobre a linguagem dos números, mas toda vez que essas dúvidas se relacionam com seu mundo pessoal e, portanto, com seu mapa numerológico natal, você está solicitando o meu trabalho, e isso tem um custo! 
Ler a linguagem intrínseca do simbolismo dos números talvez seja um dom, como me dizem alguns, mas esse dom teve de ser aprimorado com muitas leituras, cursos e estudos que ainda hoje continuam. Sem falar que a dedicação exclusiva a atividade de interpretação simbólica fez com que eu tivesse de dispor da coisa mais preciosa da vida de qualquer pessoa sobre a Terra, o tempo. As quase três décadas que dediquei a este estudo são um tempo que ninguém jamais poderá me devolver, e também não ia querer mesmo! Valeu cada segundo! Mas todo este tempo, empenho, estudo e desenvolvimento tem um valor que espero que todos compreendam!

Namastê!