segunda-feira, 18 de junho de 2018

Astrologia & Numerologia - Semelhanças e Diferenças...


Definições e Diferenciação


A Astrologia é o estudo da posição dos astros na hora do seu nascimento, que segundo os astrólogos fica marcado indelével na alma de cada pessoa como um registro da proposta cósmica de sua existência para este mundo e a presente encarnação. A dinâmica astrológica consiste no estudo constante dos movimentos dos planetas no céu e sua atuação sobre o mapa natal que está permanentemente configurado dentro de cada um de nós. Assim sendo quando o planeta Júpiter, por exemplo, entra em um determinado signo ele faz aspectos com os planetas que estão no mapa natal causando efeitos sobre a vida e personalidade que podem ser observados mês a mês. E a cada ano quando o Sol entra no grau exato em que estava no dia do nosso nascimento, entramos no que os astrólogos definem como nossa Revolução Solar. Uma espécie de renascimento, não de um novo mapa, mas de uma nova proposta cósmica existencial para aquele ano entre um aniversário e outro.
A Numerologia é o estudo do conjunto vibracional das letras do seu nome que são classificadas dentro de uma escala numérica, como as notas musicais. Vem daí a tendência de a maioria dos numerólogos dizerem que nosso nome é um mantra que ao ser repetido do nascimento ao fim da vida, vai manifestando as qualidades expressas pelos números pessoais no mundo físico e, portanto, na realidade de cada um. Também dizem os numerólogos que os números de sua data de nascimento definem as características das vivências que cada indivíduo atrairá para si ao longo de sua vida, como uma jornada de evolução. A combinação dos números do nome mais da data de nascimento apontam também para a proposta da alma para a presente encarnação. A dinâmica numerológica vem do estudo dos quatro grandes períodos de desenvolvimento humano conhecidos como Ápices ou Pináculos. Cada Ápice ou Pináculo tem períodos de tempo bem definidos, e diferentes para cada pessoa, pois que são calculados a partir da data de nascimento. O número do Ápice sinaliza uma busca da alma durante o período de tempo determinado, e para cada Ápice há um número de Desafio que representa o bloqueio ou fraqueza a ser trabalhada durante esse mesmo período. Existe também a regência das letras, que são símbolos fonéticos e, portanto, também vibracionais. E os ciclos de um ano chamados de Ano Pessoal, que duram também de um aniversário a outro e definem o espectro de vivência dentro desse período de doze meses.

Semelhanças

Tanto a Astrologia quanto a Numerologia procuram realizar uma síntese da personalidade humana em seus potenciais e desafios, bem como sondar qual proposta de vida cada pessoa traz para este mundo, como uma forma de realização pessoal, e ao mesmo tempo um acréscimo para a evolução planetária. Estes são sistemas simbólicos que estudam a proposta do ser para o tempo de uma vida, e não momentos específicos ao longo dessa jornada como outros sistemas oraculares como o Tarot, o I Ching, a Cartomancia etc. Tanto a Astrologia quanto a Numerologia lidam com eventos maiores e com períodos de tempo mais amplos, ao passo que os sistemas antes citados trabalham com eventos menores e com períodos de tempo mais breves, com a vantagem de que podem descrever não só o que ocorre ou ocorrerá, como também os sentimentos e pensamentos envolvidos em cada evento. Nem o estudo dos astros ou dos números pode fazer tal coisa, mas podem revelar com mais precisão talentos e vocações, como também mostrar as tendências naturais ao se procurar um parceiro amoroso, grupos de afinidade social ou política, ou mesmo na construção de uma família.
Esses dois sistemas, Astrologia e Numerologia, são mais aptos a descrever o que seria o seu caminho ou destino ao trilhar por este mundo, mas ambos não conseguem definir o grau de maturidade de uma alma. Assim sendo, nenhum dos dois pode garantir que você terá ou não a capacidade de viver o melhor do seu mapa (astrológico ou numerológico) ou de evitar o que ele tem de pior! Isso dependerá totalmente da sua capacidade e disposição em conhecer a si mesmo, de ativar os recursos internos e externos para a transformação de sua consciência e do mundo que o cerca.

Vantagens e Desvantagens

A grande vantagem que a Astrologia tem sobre a Numerologia está na sua capacidade de detalhar um espectro variado de possibilidades psicológicas, nas vivências e relações desenvolvidas, a partir dos desígnios do mapa natal. Através das posições de Sol e Lua, por exemplo, pode se avaliar a interação entre ego e sentimentos, ou consciente e inconsciente. Ou nas relações Saturno Lua revelar as possíveis interações afetivas com pai e mãe, e de que modo isso interfere na percepção individual sobre família e vínculos íntimos. As direções apontadas pelo estudo numerológico fazem mais referência a como se percebe a realidade, e como se pode transformá-la a partir de uma ação direta. Diante de um número de Desafio de vida 1, por exemplo, não se furte a assumir o controle de sua própria vida, você deve temer o confronto e todo o inconveniente que ele traz, mas se não o fizer outros farão e tudo o que lhe restará será o papel da vítima que diz: “Todos querem me controlar!”. O resto dos números do seu mapa numerológico pessoal mostrarão a intensidade com que isso acontece, e onde!
Entende-se bem, partir disso, o porquê de a Astrologia ser a favorita de terapeutas de todo tipo como guia em seus trabalhos de imersão na alma humana, e a Numerologia ser a preferida no meio empresarial, para seleção de pessoal e na avaliação de marcas e produtos!
A grande vantagem da Numerologia sobre a Astrologia está justamente em sua essência, enquanto tudo o que os astros podem fazer é apontar possibilidades e tendências, que terão de ser tratados posteriormente de outras formas, o estudo dos números oferece a possibilidade real de ativar potenciais íntimos e de transformar desafios através da harmonização do conjunto vibracional dos números do nome de batismo. A esse processo se deu o nome de harmonização do nome ou harmonização da assinatura. Assim a Numerologia oferece um recurso em si mesma para mudar a realidade pessoal, elevando desafios e limitações, e os transformando em virtudes! Esse recurso é muito antigo, aparece nos relatos bíblicos e já era utilizado por rabinos cabalistas como recurso até para tratamento de saúde.
É sempre bom ressaltar que essa “superioridade” é meramente teórica, sendo que os desígnios tanto astrológicos quanto numerológicos passam pelo talento do intérprete, sua acuidade mental e intelectual, bem como por seu amadurecimento pessoal e espiritual, e isso faz toda a diferença! E tanto é que há uma gama imensa de numerólogos que se utilizando do estudo dos números terapeuticamente assim, como há inúmeros astrólogos que se utilizam dos astros para empresas e para especulações na Bolsa de Valores. Toda técnica tem limites sim, mas ao ser combinada ao gênio humano os limites tendem a diminuir ou a desaparecer, e as possibilidades ampliam-se ao infinito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário