domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Que Revela o Mapa Numerológico?

O mapa numerológico é uma combinação de vários símbolos numéricos que se mesclam para, justo como diz o nome, mapear os traços gerais de uma personalidade. O mapa funciona, portanto, como qualquer outro sistema simbólico esotérico, onde cada peça precisa ser avaliada de modo específico e contextual simultaneamente. Exatamente como ocorre num quebra cabeças onde analisar cada parte é importante para depois encaixá-la dentro do contexto onde fará um sentido maior ainda! Por isso esqueça os enganosos cálculos dos almanaques anuais, eles ensinam de modo muito sintético partes específicas de um mapa, o que retira do estudo numerológico toda a profundidade de que ele é capaz. E justo por esse motivo é que não podemos dizer que sabemos tudo de uma pessoa porque conhecemos o número de sua data de nascimento ou do seu nome completo. Duas pessoas com o número 6 como regente não serão iguais. Embora caminhem na mesma direção, elas escolherão caminhos e atalhos diferentes um do outro porque seus mapas são compostos por números diversos.


O mapa é um guia dentro das perspectivas que temos ao longo da vida. É como acender a luz dentro de uma sala escura, facilitando assim nossa movimentação simplesmente porque podemos ver o que está logo ali adiante! Os guias esotéricos como a numerologia, a astrologia e o tarot servem para mostrar as potencialidades pessoais dentro da realidade presente, seus possíveis desenvolvimentos e frustrações e apontar caminhos de superação. Os guias simbólicos são chaves que ampliam a percepção interior, e permitem que o consciente encontre seus próprios mecanismos para seguir adiante, transformando crises em oportunidades e entraves psicológicos em professores importantes dentro do processo de amadurecimento pessoal.
A seguir eu apresento alguns dos principais componentes para a análise de um mapa numerológico e o que eles evidenciam sobre a psique de um indivíduo. Lembre-se sempre de que nenhum dos itens é estudado separadamente, muito pelo contrário, são sempre levados em consideração os outros componentes do nome de batismo e da data nascimento e a interação entre eles.

No Nome de Batismo

Motivação – É a soma dos valores numéricos das vogais que compõem um nome. Esse número revela o aspecto emocional da personalidade, suas motivações, a relação com o prazer, o que espera dos envolvimentos amorosos e que tipo de ideais sustenta para si. As relações familiares, as fantasias de intimidade, incluindo a maneira como vive a sexualidade, podem ser delineadas por esse número. As vogais são a expressão livre e instintiva do ser.


Personalidade – Também conhecido como persona ou impressão. É a soma dos valores numéricos das consoantes. Para a maioria dos numerólogos esse número revela apenas a aparência do indivíduo, ou seja, a impressão que ele passa ao mundo! Na verdade há muito mais que pode ser vislumbrado aqui. A relação com o mundo prático e material, com a realidade e o modo como recebe e responde os estímulos exteriores.

Caráter – Conhecido por muitos como número de destino ou de expressão. Consiste na soma dos valores numéricos de todas as letras de um nome. Revela os valores cultivados pela personalidade e o modo como eles são vividos.  O simbolismo desse número influenciará os outros dois índices principais do nome (Motivação e Personalidade) mais do que será influenciado. Ajudando-os a fluírem ou obstruindo sua atuação.

Pedra Angular- É o valor da primeira letra do nome. Ela diz qual a busca maior dentro das atuações da personalidade. Por exemplo: uma pessoa que possua a pedra angular 1 prima por autonomia e liberdade em todas as suas manifestações, não suportando se sentir subjugada ou manipulada, quanto menos “mandada”.

Instinto – É o valor da primeira vogal de um nome. Essa cifra nos mostra os condicionamentos mais arraigados da psique. Como qual é a reação da personalidade dentro de uma situação emergencial, tipo uma crise ou uma notícia ruim. Se a vogal também for a primeira letra de um nome (pedra angular) então essa será uma característica muito marcante na persona, tanto para o bem quanto para o mal.

Número Guia – Corresponde aos números das letras que compõem o primeiro nome. Mostra como a psique atua no mundo! Algo como as trilhas que deixa no caminho, o modo como a pessoa é lembrada por quem a conhece, ou a marca que deixará no mundo depois de sua partida. Esse número atua de modo muito inconsciente para seu portador, mas muito claro para seus observadores.



Dharma – Ou número do talento. É o resultado da soma dos valores numéricos do segundo nome de uma pessoa (se ela o possuir). Por exemplo: no nome João Pedro, Pedro é o número do Dharma do seu portador. Ele revela qual a lição mais bem desenvolvida pela alma ao longo de suas muitas vidas e que pode, e provavelmente será, aplicado em prol da humanidade algum dia. Trazendo evolução para a consciência. Para os que não apreciam a teoria da reencarnação, podemos considerar esse o número do talento interior.

Karma Familiar – Ou número de hereditariedade. Essa cifra simboliza as características mais arraigadas na psique que correspondem ao karma familiar e suas funções que podem ser tanto positivas quanto negativas na vida de alguém. Esse número mostra também os problemas de saúde hereditários que o indivíduo está propenso a manifestar em sua vida.

Números Kármicos – Ou de deficiência. São os números que faltam num nome pela ausência de uma ou mais letras. A pessoa que não possui as letras C, L ou U em seu nome não possui nenhuma manifestação do número 3. O que terá efeitos claros na maneira como se comunica, cria, se diverte ou se manifesta. Aos reencarnacionistas denota habilidades não apreendidas pela alma em vidas anteriores. Pode ser vista apenas como deficiências naturais da psique.

Números de Intensificação - São aqueles números que aparecem muitas vezes no nome graças a repetição de certas letras. Muitos “A” ou “S”, para exemplificar, trazem a forte presença do 1. Como o próprio nome já diz a intensificação é um excesso e deve ser reparado ou transformado. Aponta, inclusive, a tendência para as compulsões.

Regência das Letras – Cada letra do nosso nome rege certo tempo de nossas vidas e sua duração tem influência também do número a que ela corresponde. Assim a letra “F”, por exemplo, tem uma influência de seis anos na vida do seu portador e suas emanações têm tudo a ver com as características vibracionais do número 6. É um tempo de envolvimento, sensualidade ou união familiar, dependendo dos outros elementos do mapa. A simbologia esotérica das letras do alfabeto também influencia esse período!

Na Data de Nascimento

Caminho de Vida – Resulta da soma de todos os dígitos da data de nascimento de alguém, e aponta os principais aprendizados (e também os percalços encontrados até que sejam absorvidos tais aprendizados) de uma pessoa ao longo da vida. Aprendizados esses que trarão à tona potenciais latentes no nível inconsciente, podendo vir a ser o grande caminho de realização da alma.

Número Psíquico – Corresponde ao valor do dia de nascimento. Revela como opera a mente de alguém e o modo como esse alguém lida com seus pensamentos. Dependendo do número que tiver aqui, e a análise dele dentro do resto do mapa, podemos ver se ele facilita ou dificulta o andamento dos outros elementos do mapa. 


Ápice – Ou pináculo. Os números do ápice mostram o que está se tentando desenvolver dentro de um determinado período de tempo. São qualidades ou aptidões que estão amadurecendo. Os ápices são quatro. Todos iniciam no nascimento, mas terminam em tempos diferentes para cada pessoa, entre os 27 e os 35 anos de idade. O número que rege cada ápice também varia de um mapa para outro por serem calculados com base nos números da data de nascimento. O primeiro ápice mostra os anos de amadurecimento da infância à juventude. O segundo e o terceiro têm o mesmo tempo de duração, nove anos, e são conhecidos como o apogeu da consciência. O último ápice é o da maturidade, e mostra como será o fim de vida e a colheita dos frutos dos trabalhos feitos nos ciclos anteriores. Evidentemente que isso não é uma determinação fatalista, as vivências extraídas de cada ápice têm muito a ver com o modo como conduzimos nossas vidas. E nesse aspecto a numerologia é um ótimo veículo para nos mostrar como extrair o melhor de cada vibração numérica.

Desafios – Os números de desafio são os que representam os principais obstáculos ao desenvolvimento pessoal, Cada desafio tem exatamente a mesma duração de cada ápice. Se forem encarados de modo correto podem apontar o caminho para um salto evolutivo em termos conscienciais. Por exemplo: um ápice 6 indica uma ênfase forte na família, onde toda a educação convergiu para uma atitude grupal, onde servir e apoiar foram fundamentais, para depois encontrar o seu próprio ninho. Se o desafio desse ápice for o 4, podemos então dizer que as responsabilidades foram demasiadas e com certeza não houve tempo para construir algo para si mesmo. O que pode e deve ser mudado.

Ciclo – Esses são períodos mais amplos de tempo e tem duração de trinta anos cada. O primeiro vai do nascimento até os 30 anos, o segundo dos 31 aos 60 e o último dos 61 aos 90 anos, ou até quando durar a vida. Os números de ciclo revelam as oportunidades que cada um recebe na vida para cumprir a proposta do seu mapa numerológico natal. São as facilidades que a vida oferece mesmo que sejamos incapazes de reconhecê-las assim num primeiro momento.

Ano Pessoal – O ano pessoal é o número que resultado da soma do dia e mês de nascimento mais o ano do último aniversário, e sua duração é de doze meses. Uma pessoa que fez aniversário em dezembro de 2011 deverá calcular seu ano pessoal com base nesse mês e não no dezembro de 2012. Com o ano pessoal podemos ver a direção geral da vida de alguém pelo tempo de um ano. É a proposta da alma para esse pequeno ciclo anual que atuará de modo marcante nos seus temas mais circunstanciais. Com base no ano pessoal pode-se calcular o mês e o dia pessoal que podem orientar melhor as ações no dia a dia.

4 comentários:

  1. GOSTEI DA INFORMAÇÃO
    RUDY
    ORGANIZADOR DE BIBLIOTECAS PARTICULARES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo registro Rudy! E seja bem vindo ao Número-Logos! Abração!

      Excluir
  2. Parabéns! Achei muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andreza pelo cometário! Meu objetivo é justamente o de divulgar melhor o estudo numerológico como um sistema de autoconhecimento e autotransformação. Um grande abraço!

      Excluir