segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A Tabela dos Caldeus

Os caldeus mesclaram-se à cultura babilônica
e persa sem perder sua identidade, mas
absorvendo a cultura desses povos também...

Conhecida com este nome esta tabela remonta a um antigo sistema numerológico que seria um legado deste povo. Entretanto, talvez seja este um dado enganoso! Hoje já se sabe que os números vieram mesmo da Índia, e curiosamente, esta tabela é usada lá até os dias atuais e chamada por alguns de Numerologia ayurvédica. Essa confusão pode ter ocorrido na antiga Roma, onde os caldeus eram conhecidos por atuar na magia e na divinação, nessa época os astrólogos inclusive, eram chamados de caldeus. Possuíam também muitos oráculos que se utilizavam de números como a cleromancia (divinação por dados), prática que se espalhou por toda a Europa. Fundiram-se com as culturas babilônica e persa, e ambas já conheciam as aplicações dos números vindas do subcontinente indiano. Eles podem ter sido os introdutores e divulgadores de um conhecimento sobre a personalidade humana e seus ciclos de vida através dos números. O que muitos anos depois ficaria conhecido como Numerologia.

Singularidades

A tabela dos caldeus tem muitas peculiaridades, uma delas é que só vai só até o número 8 em sua relação de letras e números, pois o 9 é considerado tão sagrado que não pode ser representado, e quem o tiver em seu mapa numerológico tem uma missão para com este mundo! Outra coisa interessante é que na análise dos números de um nome a soma final não é considerada a mais importante. Neste sistema numerológico os números compostos representam estágios evolutivos para se atingir a essência. Se a soma de um nome resultar 69, por exemplo, então tanto os números 69, quanto 15 (que é 6+9) e o 6 (que é o resultado final de 1+5) devem ser igualmente interpretados, o que torna a análise de um nome sob este sistema bem mais complexo. Outra coisa interessante é que neste sistema esotérico de números o dígito do dia de nascimento tem uma importância absoluta, pois representa a expressão mais particular de um indivíduo. E isso tanto é verdade que a alteração do nome, ou harmonização de assinatura como costumo chamar, é feita observando sua concordância vibracional com a cifra do dia de nascimento. E especificamente no caso do dia de nascimento a soma final é a de maior peso para a definição da nova assinatura.

Os caldeus e sua misteriosa tabela,
onde o 9 não é representado.

Na índia, como já disse essa tabela também é usada, cada um desses números possui relação com uma divindade e com um planeta. Todo astrólogo indiano é também um numerólogo e vice versa. O que faz todo sentido, pois assim é possível se traçar os pontos mais harmoniosos para um indivíduo antes do seu nascimento (no caso da escolha de um nome para um bebê), ou ao se eleger uma data para um evento qualquer.

O Uso

Existe muito pouco material sobre esta tabela, e muitos a usam no ocidente fazendo uma mescla entre seus valores numéricos para cada cifra e os métodos pitagóricos de estruturação de um estudo numerológico. Considero isso meio arriscado e um tanto confuso, mas devo descontar o fato de eu ser um purista em todas as minhas disciplinas de estudo. Por isso aconselho a cada um que faça a sua experiência, mas que a fundamente muito bem! Não nos esqueçamos nunca de que isso afeta vidas humanas em seu ciclo evolutivo, por isso responsabilidade, estudo dedicado e atenção aos resultados é mais do que indicado nesse processo de experimentação!

O que há para ler:
- Numerologia Segundo o Tantra, o Ayurveda e a Astrologia
De: Harish Johari
Editora: Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário