terça-feira, 27 de maio de 2014

O Número da Meta Final

A Velhice Vista pela Numerologia


Afinal o que é envelhecer? Sabemos todos que envelheceremos, que é um processo orgânico natural de desgaste dos órgãos vitais e do esqueleto, e de que isso é inevitável, mas chama-me a atenção o quanto há pouca ou nenhuma literatura sobre a velhice! E mesmo na literatura esotérica há muito pouco sobre, por exemplo, o terceiro retorno de saturno entre 87 e 89 anos. Nossa cultura ficou tão obcecada pela juventude e em seus desafios que parece ter ignorado que as orientações para se viver a velhice são tão fundamentais quanto as que procuram preparar os jovens! Se nós somos jovens uma única vez na vida, também só envelhecemos uma única vez. Não podemos nos preparar para nascer, até onde sabemos, mas podemos nos preparar para envelhecer! Associamos a velhice ao fim da vida, e parece que esquecemos de que nos encaminhamos todos para esta fase e temos lá o mesmo direito à qualidade de vida que temos aqui, nesse período de tempo que fantasiosamente chamamos de “juventude”, e ao qual nos aferramos infantilmente.


A vida é um ciclo total onde uma fase não é mais importante que outra,
são todas escalas do desenvolvimento interior!

No estudo da numerologia somos todos regidos por quatro grandes períodos, chamados de Pináculos ou Ápices, que têm duração variada conforme o número de Destino ou Caminho de Vida (a soma total da data de nascimento) de uma pessoa. O primeiro pináculo começa no nascimento e pode ir até os 27 ou 35 anos de idade. Os dois pináculo intermediários têm duração fixa de nove anos cada e são chamados de ciclo de amadurecimento. Neste período da vida é que as grandes crises de amadurecimento ocorrem. O último pináculo, ou ápice, encerra o que podemos chamar de velhice, ou terceira idade, e representa o número da meta final daquela existência! Ele pode começar entre 46 e 55 anos e dura até o fim da vida. Cada um deles é encontrado seguindo alguns cálculos específicos, mas especificamente o quarto e último pináculo é o resultado do número do mês mais o número do ano de nascimento. No mês passado o mundo perdeu um grande escritor que vamos usar como exemplo num estudo de caso. O escritor colombiano Gabriel José Garcia Márquez nasceu em 06/03/1927 se somarmos 0+3+1+9+2+7 obtemos o 22/4, portanto 22/4 é o número que regeu o seu último pináculo de vida!

Vejamos primeiramente as características
desse período de vida:

Pináculo 22/4 – Um período onde muitos vivem mais como um 4 do que como um 22. Num período desses a tendência é de que nos voltemos para os temas grandiosos da vida. A política, a arte, e os trabalhos humanitários de filantropia ganham destaque. O período 22 costuma ser incomum sob muitos aspectos e há uma solicitação para que o indivíduo saia mesmo das quatro linhas. Assim sendo uma aposentadoria de chinelos em frente à tevê é bem pouco provável. Muito embora o 4, co-regente deste período, aprecie a calma de uma rotina ordenada e previsível ela raramente envolve descanso, mas sim trabalho árduo ou algum tipo de atividade de produção. Sob a égide do 4 é provável que a estabilidade material esteja mais do que estabelecida e que se tenha fixado residência num local determinado. Sendo o número do equilíbrio e do funcionamento físico, nesse período o resultado dos cuidados com a saúde ou falta deles, poderão marcar presença na forma de bem estar físico ou de doenças! Como vimos raramente ocorre aqui a aposentadoria inerte ou turística. A tendência é para que se leve uma vida produtiva, trabalhando, ou até mesmo estudando de alguma maneira. Este período de vida regido pelo 22/4 é mais bem aproveitado no segundo e terceiro pináculos de amadurecimento. No primeiro pode ser um tanto quanto duro e exigente demais para os jovens e no último também para um idoso.

Agora veja a Vida de “Gabo” nesse período:

Em 1982 ele ganha o prêmio Nobel de literatura, e durante esta fase de sua vida ele estava no último ano de regência de um ápice 7, que durou dos 46 aos 55 anos. Cifra que denota recolhimento, introspecção, imaginação e o desenvolvimento e reconhecimento de habilidades refinadas ou incomuns! O escritor ficou consagrado pelo seu estilo conhecido como realismo fantástico, e um dos seus livros mais aclamados foi justamente Cem Anos de Solidão escrito durante neste período (1967, aos 50 anos) e que reúne todos estes atributos tão pertinentes ao número 7 que o regia. Ao fim deste ápice ele estava então com 55 anos
Gabriel García Márquez.
Ao completar 56 anos inicia sua regência 22/4, os olhares se voltam ainda mais para Gabo, como era carinhosamente chamado, que já era um autor reconhecido. Sua fama atinge proporções colossais, seus livros são traduzidos para cerca de quarenta idiomas, e suas opiniões políticas e sociais ganham notoriedade, mas não popularidade. Ele apoia abertamente a revolução cubana e as guerrilhas das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), de inspiração comunista. Ele nunca assume isso publicamente e deixa a Colômbia após ser acusado de financiar a guerrilha. A vida de Gabo nesse período é cheia de entrevistas para grandes revistas e jornais como o New York Times, é laureado por universidades e institutos jornalísticos. Sua vida financeira é muito boa, mas  ele nunca para de trabalhar! Diminui o ritmo em 1999 ao ser diagnosticado com um câncer linfático. Ainda assim em 2002 lança sua autobiografia Viver para Contar. Em 2012 porém é anunciado que Gabo havia sido diagnosticado com um tipo de demência senil que debilitava sua memória, e que não mais escreveria. Morre em 17 de abril de 2014 na cidade do México, onde vivia desde que abandonou sua terra natal.
Com o conhecimento de nossos ápices de desenvolvimento é possível planejar e direcionar nossa postura de vida e planos pessoais para obter uma velhice de crescimento e sabedoria, temperada com toda a serenidade a que todos temos direito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário