segunda-feira, 14 de maio de 2018

Esotérico ou Exotérico?


Pitágoras, pai do Esoterismo.
Foi na escola do sábio filósofo e matemático grego Pitágoras, situada em Crotona durante o século VI A.C, que nasceram essas palavras que mudariam para sempre a história da humanidade! Os alunos eram divididos em dois círculos diferentes, o exotérico (círculo exterior) era aquele em que os iniciados recebiam instruções diretas de mestres aprovados pelo próprio Pitágoras, e o círculo esotérico (círculo interior) que era formado por aqueles que recebiam as instruções diretamente dele!
Com o tempo o esotérico e o exotérico misturaram-se à cultura popular e permearam setores do saber científico e acadêmico com médicos, filósofos e físicos que se dedicaram ao seu estudo. E passaram a definir coisas bem diferentes no âmbito das disciplinas que visam a transformação do homem.

- O ESOTÉRICO - 

O primeiro abarca todo o conhecimento superior que objetiva o conhecimento de si mesmo, em potenciais e limitações, para que a personalidade atinja o seu ápice, ou mesmo sua transcendência. Assim o conhecimento esotérico dirige-se a uma parte transcendente que habita dentro de cada ser humano através do autoconhecimento. As muitas doutrinas que se assemelham ao conhecimento esotérico, ou que se originaram dele, usam termos diferentes para essa parcela superior do ser. Fala-se em Divindade Interior, Cristo Interno, Buda Interno, Centelha Divina e assim por diante. Milhares de anos depois C. G. Jung denominou a este processo de Individuação.


A viagem da alma representada na sequência de imagens
do Tarot... O caminho de individuação do ser...

A Astrologia, a Alquimia e o Tarot são sistemas simbólicos em que esse processo de individuação é representado. No I Ching, há cerca de três mil anos, surge o termo Homem Superior para definir essa parcela da consciência, ou o próprio homem que já a tivesse atingido. Buda, quase na mesma época de Pitágoras, surge no Oriente ensinando que todo o sofrimento cessa apenas quando desenvolvemos a consciência e deixamos as ligações com o nosso pequeno "eu", ou o nosso ego. O caminho esotérico, porém, está longe de ser fácil ou rápido, mas em última instância é o que funciona de modo mais profundo e permanente.

- O EXOTÉRICO - 

O caminho exotérico por sua vez, relaciona-se ao emprego de todo o conhecimento que visa melhorar a vida exterior do homem, sua saúde, condição financeira, desenvoltura social e assim por diante. Isso tudo sem com que haja necessariamente uma transformação interior. Muitos dos sistemas esotéricos podem ser aplicados exotericamente e servir para este fim, e alguns bons exemplos são a Numerologia empresarial, a Astrologia financeira, a Yoga laboral, e assim por diante! Imagino que alguns estejam arregalando os olhos agora dizendo: "Ah, mas isso é superficial" é, por um lado é sim, mas pode ser bem eficiente por um tempo! O que não pode é você achar que isso substitui o trabalho interior mais profundo. Ou se convencer de que já fez algo assim por um por um tempo, que foi bom e que basta... Legal! Mas saiba que o autoconhecimento não tem fim, como bem nos disse Jiddu Krishnamurti. É verdade também que você só irá procurar novas formas de autoconhecimento e terapia quando sentir necessidade, o que significa que isso ocorrerá quando você tropeçar de novo numa limitação pessoal que emperra sua vida interna ou externa, e sentir que não pode removê-la sozinho, simplesmente conversando com um amigo, ou participando de workshops de fim de semana! Nesse momento você então estará pronto para o verdadeiro trabalho esotérico de transformação interna.

Numerologia empresarial, uma aplicação exotérica
do estudo dos números...

Pode acontecer de que você já tenha feito isso uma vez, e talvez não se sinta mais motivado a buscar o mesmo terapeuta ou recurso terapêutico, tudo bem! Por isso existem tantas práticas holísticas à disposição hoje em dia, muito embora eu aconselhe a sempre buscar o consultor, terapeuta ou oraculista, em que você confie. Se não para consultar e tratar, que seja para obter indicações.
O importante mesmo, e é o que busco atingir com este texto, é que se saiba a diferenciação entre o que é esotérico e exotérico, e tentar acender uma luz para você quando precisar de um ou de outro, sabendo exatamente o que esperar.

- ALERTA - 

Para finalizar quero salientar que não se trata de optar entre um ou outro, pois se você opta pela senda exotérica exclusivamente então você irá continuar preso à uma consciência egoica que muito é dirigida pela mente grupal, de consumo insaciável, competitividade constante e, portanto, de depredação dos recursos deste planeta! Por mais abominável que eu ache alimentar a cultura da desconfiança no próximo eu digo: Desconfie sim de qualquer técnica que diz resolver rápida e profundamente qualquer questão íntima que o incomoda e limita ao longo da vida, ela com certeza pode ser um bom curativo, mas nem de longe é uma cura! E, principalmente, tenha cuidado com essas terapias ou doutrinas que dizem que você pode ter tudo o que sempre sonhou em termos de riqueza, luxo e prazer. Lembre-se de que apenas cerca de 2% da humanidade detêm 95% de toda a riqueza deste mundo, e ainda assim atingimos níveis alarmantes de extinção de espécies animais e vegetais, envenenamento das águas de rios e mares, do solo e do ar, que também envenenam nossa comida e nossa saúde consequentemente. Agora imagine se 50% da humanidade tivesse essa riqueza baseada em consumo desenfreado do novo, de onde tiraríamos os recursos? Consumo consciente e responsável é o caminho. Cuidar deste mundo também faz parte do seu processo de cura, pois é aqui que se dará toda a sua evolução nessa dimensão, simples assim!

Um comentário:

  1. Nem nos damos conta da origem das palavras, leio o meu horoscopo do dia quase sempre e nunca prestei atenção neste fato.

    ResponderExcluir