"Tudo é duplo; tudo tem polos; tudo tem seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados."
O Caibalion
A dualidade é a essência da vida, que é feita de opostos que se complementam no momento em que a consciência se amplia ou amadurece. Até que isso aconteça a consciência ficará dividida e cada parte reivindicará para si a totalidade da verdade, da razão, do equilíbrio e da justiça. Ao compreendermos as polaridades presentes também nas linguagens simbólicas, como o estudo dos números, e o tanto que agregam uma a outra, tanto mais fácil será interpretar a complexidade arquetípicas da jornada evolutiva da humanidade como um todo quanto de um único indivíduo. Abaixo apresento um breve relato da polarização no estudo numerológico, focando na luz e na sombra de suas características, deixando livre para que cada leitor relacione os números do modo que quiser aplicando sua própria introvisão no estudo numerológico.
Os números e suas polaridades:
Os números 1,3,5,7 e 9 são dígitos de vibração yang, masculina individual, racional/concreta, ativa, impulsiva e direcionada.
O 1 é líder, forte, focado, rápido mental e fisicamente, resoluto, integrador e convergente, seu impulso é de tomar a dianteira, dirigir o todo a uma nova fase ou visão; por outro lado é centralizador, precipitado, irritadiço, impaciente e errático.
O 3 é criativo, comunicativo, expressa ideias e planos de forma fluída, integra coisas aparentemente desconexas dando uma nova versão. É alegre, intenso, artístico, leve e afortunado; por outro lado pode ser imaturo, exagerado em tudo, e muito perdulário.
O 5 é aventureiro, curioso, versátil, sociável, simpático, sedutor, ama a mudança e o experimentalismo, e se delicia aprendendo qualquer coisa; na sua sombra é desfocado, instável, sem propósito interior, rebelde, revanchista e promíscuo em todos os âmbitos de seu interesse.
O 7 é um individualista espiritual/filosófico, observa a vida e as pessoas com interesse profundo, tem uma mente que integra o racional e o intuitivo, e apta a desvendar mistérios e complexidades, é crítico e criterioso na execução de qualquer coisa e preserva a sacralidade do seu espaço; na sombra é também antissocial, triste, sombrio e sem interesse pela vida.
O 9 é o líder altruísta, o incentivador de causas e de movimentos de transformação pessoal e global, atua na política, no ambientalismo, na espiritualidade aplicada, nas artes como um todo ou na filantropia; por outro lado pode ser fanático, obsessivo/compulsivo e autoritário.
Os números 2,4,6, e 8 são dígitos de vibração yin, feminina e coletiva, emocional/psíquica, passiva, receptiva e não linear.
O 2 é empático, intuitivo, mediúnico, afetivo, receptivo, acolhedor, envolvente, participativo e colaborativo, sutil, sensível, mnemônico, diplomático; por outro lado, na sua sombra, pode ser submisso, evasivo, covarde, rancoroso e apegado demais emocionalmente.
|
A empatia psíquica do número 2 tem influência da sua regência lunar.
|
O 4 é ordenado, organizando, preciso, realizador, trabalhador, disciplinado, constante, confiável, leal, justo, simples e fácil de se tratar; na sombra é teimoso, tosco, irredutível, insensível, e limitado em suas percepções da vida.
O 6 é sociável, afetivo/familiar/comunitário, sensível à beleza e à arte, aglutinador de pessoas e ideias, ama o senso comum, e percebe a inter-relação entre as coisas tanto do ponto de vista espiritual quanto filosófico ou científico e quer explorar isso; por outro lado pode ser sensível demais às coisas, pessoas e eventos que o cercam, podendo ser conservador, e elitista.
O 8 é um líder democrático e organizacional, participa das determinações que ele mesmo aplica, é um progressista em todos os sentidos, um empreendedor nato, preocupado com a justiça e o desenvolvimento em tudo; sua sombra, porém, pode o tornar frio e obstinado demais, duro, autoritário e cruel.
Se você já possui intimidade com a linguagem dos números deve ter percebido que algumas cifras destoam do seu grupo. Os números 3 e 5 parecem muito receptivos ao seu entorno, e por isso mesmo influenciáveis em suas respostas a esse meio, e são mesmo! Muito embora isso tenha origem na sua busca cerebral por compreensão das coisas e de como se relacionar com elas. Da mesma forma os números 4 e 8 parecem lineares e racionais demais para estarem no contexto yin. Eles são muito duros e determinados para estar neste grupo. Porém, isso se dá porque sua emocionalidade é introspectiva e externam seu afeto proporcionando segurança e estabilidade, provendo os que amam, sendo leais, e estáveis na presença. Por essa característica que muitas obras são feitas por amor, por exemplo...
Não há nisso nenhuma incompatibilidade com a ideia de polarização e complementaridade. No próprio símbolo do tao aparece na parte escura um ponto branco, e na parte clara um ponto negro. Isso significa que cada porção tem uma parte de si que lembra ou reflete como o seu oposto. Algo como o bem tendo algo de maléfico e o mal tendo algo de benéfico, e isso é inevitável e é a vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário