quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Espiritualidade & Ocultismo na Mídia Brasileira

PUBLICAÇÕES

No Tempo da Planeta

Em 2012 a revista deixou seu viés esotérico/espiritualista/ufologista para se dedicar aos temas ambientais, que realmente careciam (e ainda carecem) de mais atenção e popularização. Entretanto, a edição impressa, ao que parece, sumiu e o que existe hoje é uma versão virtual que contém todo o rico material do passado mesclado à sua atual proposta ecológica e científica. A verdade é que entre 1972 e 2012 essa revista foi o principal informativo fomentador da curiosidade e da sede de saber dos Buscadores Espirituais, com artigos de consistência, bem fundamentados e bem escritos. Suas edições especiais sobre Tarot, I Ching, Quiromancia, Cristais, Numerologia, Grafologia, e Xamanismo, entre outras, impulsionaram o caminho de muitos servidores dessas disciplinas que atuam hoje!

A edição especial sobre Tarot,
impulsionando a tarologia no Brasil.

*A revista Planeta foi uma publicação mensal da Editora Três que circulava no Brasil desde 1972, e abordava temas como esoterismo, ufologia, parapsicologia e política ambiental. Em 2020, a revista encontrava-se descontinuada; sua última edição regular foi a de nº 548, de 10 de setembro de 2019. Foi a primeira revista da Editora Três, criada como uma versão brasileira da Planète, fundada em 1963 pelos franceses Louis Pauwels e Jacques Bergier, autores do clássico "O Despertar dos Mágicos" (1961). Porta-voz de um movimento de renovação intelectual chamado realismo fantástico, essa revista fazia furor na França e em outros países onde era editada, para o qual convergiam, ao mesmo tempo, vários vetores da contracultura.

E viva a contracultura! (Hoje quase vencida pelo capitalismo selvagem!)

Esta é a sua versão digital: REVISTA PLANETA

Ainda valendo muito a pena!

*Fonte: Wikipédia

Uma Revista Chamada Destino

Circulou nas bancas brasileiras entre 1990/1997 com o slogan "Esoterismo levado a sério", mas não foi bem assim. O periódico teve sim a sua contribuição, popularizando o conhecimento esotérico entre os mais jovens de forma "fácil", mas que gradualmente descambou para a leviandade! Seu sucesso se deu não só por causa das previsões astrológicas mensais para todos os signos, mas sobretudo por revelar as preferências de celebridades por certas práticas mágicas ou místicas. A atriz Marisa Orth revelou em entrevista de sua predileção pelo I Ching para se aconselhar e refletir. Araci Balabanian aparece abrindo suas Runas numa outra reportagem, e o ator Marcos Breda se revela um estudioso da Astrologia, e que também consultava o Tarot a cada seis meses. Isso ajudou a tirar muito do preconceito que as artes divinatórias ainda sofriam no Brasil naquele tempo. 

O formato pequeno da revista visava
atingir o público feminino jovem.

As colunas "Os magos" e "O país" também impulsionaram seu sucesso. A primeira mostrando a trajetória e o trabalho sério de pessoas como Léo Artese (xamanismo), Gilda Telles (Tarot), e Celso Fortes de Almeida (xamanismo). A outra trazendo previsões mensais para o Brasil com um grande número de acertos precisos, e para isso contava com a colaboração de consultores oraculares consagrados como Namur Gopalla (Tarot), Bosco Viegas (Numerologia Cabalística), e Maria José de Oliveirado (Runas), entre outros... Porém, a sua tendência populista logo a tornaria a percussora de bobagens do tipo: "as Runas revelam seu destino no amor", ou "descubra como é sua sexualidade pela primeira letra do seu nome", e outras baboseiras reducionistas que se perpetraram e depois migraram para o YouTube!

Apesar de não ter (nem de longe) a mesma profundidade e o mesmo alcance da revista PLANETA, que ficou 47 anos em circulação, a revista DESTINO ajudou a propagar a onda espiritual, mágica e ocultista que se intensificava pelo mundo com a passagem de Plutão em Escorpião (1983/1995).

PROGRAMA DE TEVÊ

O Programa Terceira Visão

Foi ao ar entre 1986 e 1988 pela Rede Bandeirantes de televisão, e é uma das maiores provas da pátria mediúnica e espiritual que o Brasil é! Impensável nos dias de hoje, onde nossa mídia está tomada de lobby "cristão" evangélico de um lado, e de ateísmo ideológico de outro! Foi criado pelo diretor Augusto Cesar Vanucci (1934/1992) em sua passagem pela Rede Bandeirantes, onde foi responsável pela linha de shows da emissora. O programa “3ª Visão” mostrava entrevistas de estúdio e reportagens sobre mediunidade, curas psíquicas e outros fenômenos da paranormalidade dentro de uma perspectiva espiritual.

Vinheta de abertura do programa.

O destaque do programa eram as performances de Luiz Antônio Gasparetto (1949/2018), que fazia demonstrações de pintura mediúnica, um fenômeno que o tornou internacionalmente famoso, objeto de estudos e foco de interesse de jornais, revistas e várias redes de tevê. Ia ao ar nas noites de sexta.

Encerrando esta série de três artigos, sobre as revistas PLANETA e DESTINO, e agora sobre o programa 3ª Visão, para resgatar um pouco da memória de como se deu o desenvolvimento dos temas espirituais e esotéricos/ocultistas no Brasil desde os anos 70 até hoje, o tempo de maior aceleração dessa proposta de visão tão profunda sobre a vida. Espero que tenha inspirado reflexões sobre aprender com os erros passados, mas também o de resgatar valores perdidos!

No YouTube tem alguns dos episódios da série. Abaixo o link do episódio "Sensitivos": Terceira Visão


Nenhum comentário:

Postar um comentário