segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Os Vilões da Disney e o Zodíaco


Lembram dele? O escravo do espelho que veio
do espaço mais distante,
através do vento e da escuridão,
para apresentar "Os Maiores
Vilões da Disney", da rede de tv
americana NBC em 1977.

Interpretado por Hans Conried.
Os vilões são a essência de todas as histórias de contos de fada, eles representam o aspecto da sombra da psique que se manifesta em todos os símbolos da alma, quer sejam mitos, signos, arcanos, números ou nas histórias infantis, que são fragmentos de mitos ancestrais. Já fiz um estudo comparativo na numerologia entre mitologia, o simbolismo dos números e os heróis de histórias em quadrinhos, e também entre os símbolos numerológicos e os contos de fada! Agora trago uma relação de vilões, ou antagonistas como são chamados atualmente, da Disney e suas respectivas relações astrológicas. Como veremos os personagens aqui listados refletem as piores qualidades zodiacais de cada signo. Sendo assim, vale sempre lembrar que é uma referência às qualidades gerais de cada signo e não aos nativos. Pois Áries tem certas qualidades, positivas e negativas, que não encontraremos em todos os nativos desse signo, pois que cada um tem seu próprio mapa natal, e o signo ascendente e a posição dos outros planetas e diferente para casa pessoa. Isso dá nuances de temperamento diferentes para cada ariano. Enfim, estou falando da simbologia zodiacal e não das pessoas!
ÁRIES
Filme: Bernardo e Bianca, de 1977.
Vilã: Madame Medusa
Um dos meus desenhos preferidos da Disney, Bernardo e Bianca mostra a força que se obtém ao enfrentar os desafios movido por causas superiores. Dois ratinhos vencem uma vilã ariana e meio bobalhona, mas que adora armas de fogo, que perde a paciência com muita facilidade, e além de tudo tem dois crocodilos de estimação, Brutus e Nero, que só por coincidência são personagens da história romana. Roma que foi fundada por dois filhos de Marte, Rômulo e Remo, senhor da guerra e regente astrológico de Áries... Acaso? Bem, de qualquer modo adoro os heróis roedores, e a malvada dona de uma loja de penhores.

TOURO
Filme: Branca de Neve, de 1938.
Vilã: Rainha Grimhilde
A madrasta de Branca de Neve é uma típica taurina vaidosa com sua beleza e com um apego tremendo a tudo o que considera seu! Na história dos irmãos Grimm sua beleza é a chave do seu sucesso, e também o que prendia a atenção do pai de Branca com quem a rainha disputava a atenção! Ela desce aos porões do palácio em busca de seu complemento astrológico, Escorpião, e lá evoca o lado plutoniano de sua personalidade (a magia é um atributo desse signo) do qual não volta! Lembremos que ela morre como uma velha má e feia, e a morte é outro atributo de Escorpião do qual ela não escapa...

GÊMEOS
Filme: A Espada Era a Lei, de 1964.
Vilã: Madame Mim
A bruxa de cabelos violeta é uma boa representante dos defeitos geminianos, ela faz regras que não cumpre, mente e engana. A trapaça é a sombra de Gêmeos que ela demonstra muito bem na disputa de magia que faz com Merlin no filme. Ela só aparece na terça parte final da trama, mas é marcante! Está na sua casa na floresta (como uma boa bruxa de verdade) falando sozinha! Pode ser mais geminiana? Assusta o jovem rei Arthur que está transformado num pardal, também mudando de forma. Uma alusão à curiosidade geminiana de experimentar muitas coisas... Ah, na cena em que surge na história ela está jogando paciência e admite gostar de jogos, fazendo uma clara referência ao gosto por risco e aventuras de seu complemento zodiacal, Sagitário.

CÂNCER
Filme: Cinderela, de 1950.
Vilã: Madame Tremaine
A madrasta malvada de Cinderela, embora revestida com a frieza e a altivez de seu complemento zodiacal Capricórnio, é uma típica canceriana que defende sua família com unhas e dentes, mesmo que eles não tenham razão... Ou beleza e caráter como suas trágicas filhas! Ela, sem nenhum ressentimento, espezinha a pobre enteada em prol da sua malfadada prole. Não contava, entretanto, com o fato de que Cinderela tinha a seu dispor a mais encantadora e poderosa fada madrinha de todos os contos de fada...! E o final todos nós já sabemos!

LEÃO
Filme: Rei Leão, de 1994.
Vilão: Scar
É o único vilão bicho dessa lista, e o que vai às vias de fato matando o irmão e banindo o sobrinho, pois que seu orgulho leonino o impulsiona a ser rei a todo custo! Seu nome e aparência evidencia uma cicatriz que deve ferir, com certeza, sua imensa vaidade leonina. É o mais criminoso de todos até aqui, faz aliança com as hienas (inimigos naturais dos leões), um animal que bem poderia representar o signo complementar à Leão, Aquário, já que vive em bandos... Uma bronca que tenho com a Disney é justo a de não ter nenhum pudor em mostrar um animal morto, como a mãe do Bambi ensanguentada na neve, ou o pai do Simba depois de ser pisoteado por uma manada, mas evitar mostrar pessoas mortas a todo custo. Um péssimo exemplo de preservação ambiental.

VIRGEM
Filme: Pocahontas, de 1995.
Vilão: Governador Ratcliffe
Ele é cara do virginiano civilizado ao extremo, o tipo que odeia o mundo animal e natural. Sabe o típico virginiano que não quer sujar as mãos com o que considera sujo ou inferior? Pois é! Ratcliffe trata os índios o tempo todo assim, como seres inferiores, ou uma espécie de praga que tem de ser eliminada. Este é o único vilão da Disney baseado em figuras históricas reais, numa clara e justa crítica aos colonizadores ingleses. Aliás, a crítica quando exacerbada, é um típico e irritante traço virginiano de personalidade. Ele encarrega John Smith de “cuidar” dos índios, sem contar com que este tivesse uma epifania com os nativos e sua relação com a natureza, além de apaixonar pela bela Pocahontas!

LIBRA
Filme: 101 Dálmatas, de 1956.
Vilã: Cruella DeVil
Uma das vilãs mais aclamadas da Disney, a esquelética Cruella é uma estilista de modas obcecada por estilo, elegância e beleza, e que de fato podem se tornar uma obsessão libriana! A personagem tem fixação por peles, e anda pra lá e pra cá com seu casaco de vison. Ela não tem nenhum constrangimento em querer esfolar filhotes da raça Dálmata para fazer um casaco de peles lindo, macio e cheio de estilo! Sua irritabilidade, egoísmo e cabeleira incomum (metade branco, metade preto) espelham o seu oposto zodiacal Áries, embora essa combinação de claro e escuro aluda também à busca libriana por equilíbrio, que nela falta completamente! Seu nome é um composto das palavras Cruel e Devil (diabo em inglês), ou seja, o “Diabo Cruel”, e quem duvida?

ESCORPIÃO
Filme: A Bela Adormecida, de 1959.
Vilã: Malévola
Não tem como negar, Malévola é a personificação do ressentimento e da vingança escorpiana, suas piores qualidades sombrias, levadas às últimas consequências nessa história. A sua rixa por não ter sido convidada para a cerimônia de celebração de nascimento da filha do rei Estefan a faz odiar o rei, a rainha e a própria menina. Mesmo na versão “bonitinha” estrelada no cinema por Angelina Jolie, onde Malévola é uma protetora da natureza, toda essa raiva venenosa não é atenuada, e ela desconta a sua fúria na única personagem totalmente inconsciente e inocente da trama, a princesa Aurora...

SAGITÁRIO
Filme: O Corcunda de Notre Dame, de 1996.
Vilão: Juiz Claude Frollo
Este é um dos vilões mais sombrios e realistas da Disney, ele incorpora a hipocrisia, a pior característica inferior de Sagitário, do tipo “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço!”. Aquele tipo de caráter deformado que se acha tão especial e superior que pode fazer o que quiser! Ele mata a mãe do Quasímodo (o corcunda), e depois tenta afoga-lo. Com medo de uma punição Divina o poupa, mas o mantém na torre de Notre Dame devido à sua deformidade. Frollo usa a religião e a política (temas sagitarianos) a serviço de seus próprios interesses e caprichos, como fomentar o seu ódio e paixão pela cigana Esmeralda e seu povo...

CAPRICÓRNIO
Filme: Aladdin, de 1992.
Vilão: Jafar
Dentre todo o elenco de vilania da Disney desta lista, Jafar é o único homem com poderes mágicos, e um típico capricorniano! Magro, alto e velho... O próprio Cronos! Ele é movido pela cobiça capricorniana de crescer na vida em termos materiais notórios, mas que não pode entrar na Caverna das Maravilhas por não ter uma alma inocente. Usa seus poderes para manipular o sultão e engana Aladdin instigando-lhe também o desejo de notoriedade de toda a cidade de Agrabah. A obscuridade de Jafar é seu maior inimigo, e se opõe à inocência do menino que por sua pureza e bondade conquista o apoio dos seres mágicos mais poderosos da trama, como o tapete voador e o gênio da lâmpada!

AQUÁRIO
Filme: Hércules, de 1997.
Vilão: Hades
O deus do submundo Hades é um típico representante de Aquário, ele é movido por uma profecia das Parcas sobre a queda de Zeus (e voltar-se para o futuro é uma tendência aquariana), dando início uma obsessão por renovação (outro tema aquariano), na liderança do Olimpo, onde ele mesmo se tornaria o próximo soberano. Ou seja, uma mudança radical, e o radicalismo é um aspecto obscuro da personalidade de Aquário! Não por acaso Urano, o regente de Aquário se exalta em Escorpião, signo regido por Plutão, que é o nome do deus Hades em Roma... Nessa luta contra o tempo e uma profecia das infalíveis deusas do destino, o engraçado vilão, com pouco controle sobre seu humor, tenta de muitas maneiras eliminar Hércules, o único que pode atrapalhar os seus planos!

PEIXES
Filme: A Pequena Sereia, de 1989.
Vilã: Ursula
A vilã desta trama é uma bruxa do mar, gorda e azul, com corpo de polvo. A credulidade excessiva é a pior qualidade pisciana, e com certeza não é Ursula que a tem, mas sim a jovem princesa de Atlântida Ariel, apaixonada pelo príncipe Eric. Fazendo de tudo para se tornar humana ela troca sua linda voz por um par de pernas. A bruxa diz à menina que se conseguir um beijo do jovem monarca em até três dias ela se tornará humana para sempre, mas se falhar voltará a ser uma sereia e pertencerá à Ursula, que assim usurparia o reino e os poderes de seu pai, o rei Tritão... Sedução e engodo são as suas armas para envolver tanto Ariel quanto o jovem Eric...

Nenhum comentário:

Postar um comentário