quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Sobre Ocultismo & Espirituaidade


As ciências ocultas e seus 
sistemas simbólicos
de compreensão 

da vida e do destino.
As ciências ocultas são muitas vezes vistas, erroneamente, como simples técnicas de qualidade de vida. Os sistemas oraculares como o tarot, a astrologia, a cabala e também a numerologia são sistemas simbólicos de estudo e reconhecimento do destino humano, sua personalidade e do reconhecimento dos padrões internos de comportamento adquiridos na infância desta vida ou em existências pregressas. De reflexão sobre a vida no presente e no futuro, e uma avaliação da proposta da alma para a presente encarnação! A espiritualidade não é, como supõe muitos, a adesão a uma ou outra filosofia religiosa. É, antes de tudo, a busca pelo próprio sentido universal da existência como um todo e também da sua própria existência. As filosofias espirituais como o budismo, a teosofia, o espiritismo, por exemplo, representam visões diferenciadas sobre como se dá o percurso e o provável encontro dessa busca. Como também o fazem as religiões monoteístas institucionalizadas que apontam diretrizes bem definidas sobre onde encontrar a salvação! E que quase nunca tem a ver com uma compreensão individualizada sobre o próprio destino.
Os sistemas esotéricos de estudo da personalidade e do destino humano como a numerologia, a astrologia e o tarot são justamente os recursos inspirados ao homem para que pudesse interagir com as forças da natureza e da psique. Além de compreender o que, enfim, veio fazer aqui e o motivo último de as coisas serem como são em sua vida! O que nem sempre resulta em respostas agradáveis ou fáceis. É bem verdade que há aqueles que fizeram destes estudos meros instrumentos adivinhatórios que apenas mostram como as coisas estão e vão ficar em seguida. Ou seja, que nada acrescentam de fato ao processo evolutivo que estamos cumprindo neste mundo. Tenho dito sempre que querer sondar o futuro é legitimamente humano, e não há nada de errado no trabalho oracular. Ele só não pode ser o único caminho a ser seguido. Costumo dizer que é como ganhar um avião de última geração e ter a “grande” ideia de usá-lo apenas para explorar sua cidade! Entendem o que eu quero dizer?
Muito já se falou de que a espiritualidade é o caminho do místico, e que consiste em comungar com o divino através da oração e da meditação. Já o caminho do ocultista é uma constante investida para se descobrir os planos superiores do destino (através dos oráculos), e tentar forçar uma mudança dos fatos (através da magia). Considero essa perspectiva bem ultrapassada! Acredito num terceiro caminho onde o ocultismo e a espiritualidade se fundem. 
Existe ainda, é claro, aqueles que se dividem quanto ao caminho do desenvolvimento interior, no que hoje podemos definir como os religiosos e os espiritualistas
A espiritualidade é um caminho múltiplo e com muitas possibilidades e expressões, que de modo algum podem ou devem ser determinadas por ninguém mais além do próprio buscador!

O homem, uma unidade composta
por múltiplas possibilidades!

Para alguns o encontro interno com sua essência espiritual passará por religiões institucionais e por dogmas pré-estabelecidos. Para essas pessoas fazer parte de um grupo com propósitos e crenças bem definidos traz alento e permite o seu acesso à divindade interior. Ainda que para a maioria dessas pessoas a divindade seja uma entidade externa permanentemente entronizada e distante!
Para outros a busca espiritual passa por muitos caminhos livres e flexíveis, e comumente solitários, onde não há homogenia de pensamento ou crenças. Por outro lado, há a uma profunda consciência de si mesmo e uma intensa busca por autoconhecimento! Conhecer a si mesmo é o meio mais seguro para se libertar das mentiras programadas pelo sistema social sobre quem somos ou deveríamos ser. O que impede a consciência de comungar com a consciência espiritual, ou divindade interna, que nos habita.
Para os religiosos esse caminho pode acontecer, porém de modo mais árduo, pois para eles seu encontro deverá se dar dentro dos dogmas e crenças que professa. Mas se sua natureza se contrapõe a esses dogmas e crenças só restam duas possibilidades: ou um colapso interior, ou uma supressão da natureza original.

A trilha espiritual de um novo tempo,
um longo caminho na busca da própria ascensão.

No caminho da espiritualidade interior não há crenças, nem respostas rápidas ou prontas. Não há um livro onde se possa consultar sobre qual o melhor caminho a seguir, há a busca por sua própria verdade, e a coragem de assumir suas posturas por si mesmo. Aí é que as ciências ocultas como a numerologia e suas irmãs mais próximas, a astrologia e o tarot, entram com a possibilidade de dar ao indivíduo a oportunidade de aprender sobre si mesmo, suas capacidades, limitações e o quanto ele corrobora ou dificulta seu próprio processo interior de desenvolvimento e maturação pessoal e espiritual.
Muitas vezes nossas percepções sobre nós mesmos podem estar muito exatas, mas parecem discrepantes em relação ao meio em que vivemos. Os símbolos podem apenas nos confirmar de que sim estamos certos! E isso é libertador. Outras vezes temos uma visão de nós mesmos totalmente errada, criada pela opinião de pais, parentes, amigos etc que se apoia apenas nos valores e visões dessas pessoas. O que não necessariamente é a verdade! Tenho muitas histórias desse tipo. O cara tido como louco porque via coisas, e que a família chega cogitar uma internação, mais tarde descobre que é um médium. A menina taxada de estranha, ou uma CDF introvertida, com seus cadernos e anotações que é uma talentosa poetisa, e assim por diante. Essas pessoas vieram de um meio que não soube valorizar ou reconhecer suas expressões de alma, mas elas descobriram isso por si mesmas, após uma leitura de seu mapa natal, numerológico ou astrológico, ou de uma consulta aos arcanos do tarot! Não é raro que suas expressões intrínsecas sejam justo o caminho que as levará ao seu despertar e encontro espiritual. Sinto que é por isso que elas chegam até nós e que é para isso que estas ciências/artes ocultas existem; facilitar o acesso à livre expressão da alma e suas manifestações para que esta siga seu processo de busca e comunhão espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário