sexta-feira, 29 de julho de 2022

Os Arquétipos do Masculino

O texto que se segue não é meu, é a compilação de fontes da internet que acabei editando, no sentindo de cortar mesmo, certos trechos com os quais não concordei, por se afastarem da ideia dos autores, ou que enfatizaram mais o aspecto sombra em detrimento do aspecto Luz de cada arquétipo... 

As indicações das profissões que melhor expressam cada arquétipo é que sim, são minhas. Bem como as correspondências numerológicas em que incluí números os nove números da estrutura psíquica, mais números Mestres e números Kármicos que compõem as qualidades e os desafios de cada um dos quatro arquétipos!

Do Livro Rei, Guerreiro, Mago e Amante, 

de Robert Moore e Douglas Gillette.

O REI

Números: 1, 8

Números Mestres: 22/4. 33/6, 44/8

Número Kármico: 19/1

Ao longo da história, as culturas muitas vezes colocaram o rei no centro do universo. Dele irradiava toda a existência. Se você observar como as civilizações antigas estabeleceram suas cidades, muitas vezes vemos que a morada do rei ou líder ficava no centro.

Além de servir como centro geográfico de seu reino, o antigo rei também representava seu centro espiritual. Ele era o intermediário entre o céu e a terra. Por meio de seus poderes divinos, o rei trouxe ordem ao universo reconciliando forças opostas. Abundam os mitos de reis lutando contra criaturas demoníacas malignas e estabelecendo ordem no caos.

Quando um homem está vivendo o arquétipo do Rei em sua plenitude, ele sente esse mesmo poder centralizador dentro de si mesmo. Não que ele acredite que o mundo gira em torno dele, mas sim que sua confiança, propósito e bem-estar lhe dão um supremo senso de equilíbrio. Mesmo quando o mundo ao seu redor se torna caótico, ele permanece frio, calmo e controlado. Ele age, em vez de reagir. Ele é a rocha em uma crise. Um homem totalmente engajado com a energia positiva do Rei está completamente presente como homem. Por causa de sua posição no centro das coisas, ele pode examinar tudo o que está acontecendo, absorver tudo e então ter uma visão ampla das coisas. Essa perspectiva abrangente permite que ele permaneça imóvel diante do superficial e passageiro.

Decisivo

O Rei é o executivo dos outros arquétipos e, como tal, é encarregado de tomar decisões. Sua capacidade de ser decisivo está enraizada em duas coisas. Primeiro, quem ele é e o que ele representa; os valores centrais do Rei estão centrados em princípios firmes e imutáveis. Então, quando chega uma crise, ele não vacila porque já determinou o rumo que vai tomar. Em segundo lugar, o Rei tempera suas decisões com experiência. Suas experiências lhe dão sabedoria prática: o conhecimento de como fazer a coisa certa, na hora certa, pelas razões certas.

Íntegro

A palavra integridade está relacionada às raízes de palavras como “integrar” e “inteiro”. Em espanhol é traduzido como “integro”, que significa inteiro. A integridade, portanto, implica o estado de ser completo, indiviso, intacto e ininterrupto. A integridade é realmente o vínculo que mantém unidas as outras virtudes de um homem; é a marca de um homem que integrou com sucesso todos os bons princípios. Sua vida é um todo unificado.

Filipe II da Espanha (1527/1598), o Prudente, delegou o poder
ao irmão e ao filho, sem nunca deixar o comando. 
Dizem que nunca perdeu a calma e muito menos
 sua elegância... Foi chamado de "O Rei do Mundo".

O Rei não apenas integrou todos os outros arquétipos, mas também busca essa totalidade em outras áreas de sua vida. Ele conserta relacionamentos quebrados, mantém sua palavra, age com honestidade e assume a responsabilidade por suas ações. Ele é quem diz ser; ele não tem um conjunto de princípios para os domingos e outro para o resto da semana.

Protetor

Embora um homem possa não ser o líder de um país, ele certamente tem seus próprios reinos pelos quais é responsável por proteger – seja essa proteção física, mental, emocional ou espiritual. Se você é casado e tem filhos, sua casa é um reino, um lugar onde você quer se refugiar das influências negativas. O departamento pelo qual você é responsável no trabalho é outra esfera em que você trabalha para proteger seus funcionários de brigas internas, mediocridade e demissões. E sua própria psique e limites pessoais são soberanias que você deve proteger e defender com zelo.

Quaisquer que sejam seus reinos, quando você está acessando o arquétipo do Rei em sua plenitude, você faz o que precisa para protegê-los, e isso geralmente requer acessar a agressividade do arquétipo do Guerreiro.

Ordenador

Assim como esses antigos reis deram ordem às suas respectivas sociedades, também um homem que acessa o arquétipo do Rei estabelece ordem em sua própria vida e na vida daqueles ao seu redor. Vemos o Rei se manifestar em nós quando estabelecemos regras, diretrizes e princípios para os outros seguirem. Um homem que acessa a energia positiva do Rei não cria regras apenas para poder colher a satisfação de ver as pessoas obedecê-lo. Em vez disso, suas regras fornecem a estrutura que permite que outras pessoas floresçam. Descobrir como criar regras que ajudem em vez de atrapalhar o progresso das pessoas requer o tipo de reflexão ponderada que vem do acesso ao arquétipo do Mago.

Algumas das profissões onde o arquétipo do rei se realiza são a administração, o direito, o empreendedorismo de modo geral, e o gerenciamento de pessoas, operações de mercado e criação de soluções práticas para empresas ou grupos de investimento em qualquer área.

O GUERREIRO

Números: 4, 5, 9

Números Mestres: 66/3

Número Kármico: 16/7

Este arquétipo é o mais comum na representação da força do macho – física e mental. Guerreiros são lutadores associados a personagens positivos e negativos. Eles são agressores binários por natureza. Isso pode significar que eles usarão força bruta para lutar até a morte, para satisfazer seus egos ou para proteger suas comunidades. Eles usam sua força para o bem ou para o mal.

Bons guerreiros assumem total responsabilidade por suas ações e escolhas. Eles usam sua força de forma sábia e apropriada. Mas quando eles são suficientemente provocados ou sua comunidade está sob ameaça iminente, eles liberarão todo o seu poder em toda a sua fúria. Muitas vezes lutam por uma causa ou um ideal maior do que eles mesmos.

Guerreiros nem sempre precisam estar envolvidos em batalhas físicas. Qualquer conflito, violento ou não violento, é encarado pelos guerreiros.

Esse arquétipo nunca é complacente porque está sempre observando, observando, estudando e calculando as situações e seus ambientes. Ele não procura atalhos ou saídas rápidas quando as coisas ficam difíceis. Ele suporta a luta sabendo que ela pode render um resultado positivo no final.

Apesar de sua força, os guerreiros estão cientes dos limites de suas forças físicas, o que lhes permite avaliar com precisão os riscos. Eles também estão cientes da inevitabilidade de sua própria morte – real ou metafórica – que seria o fim do status social ou fim da vida.

Renovador

Histórias de guerreiros frequentemente exploram as interações da masculinidade geracional, seja por meio de pais e seus filhos, ou homens e seus aprendizes em seus clãs.

Ao derrubar seus pais que se tornaram velhos, decrépitos, ineficazes, duros ou corruptos, os filhos podem restaurar a paz e a justiça em suas comunidades.

Os filhos dos bons pais guerreiros são bem vistos quando descem do poder ou passam adiante. Eles se tornam veículos para seus atributos, conhecimento e sabedoria.

Musashi Miyamoto (1584/1645),
foi o maior samurai de todos os tempos!

O guerreiro bem-sucedido integra virtudes de coragem, flexibilidade e adaptabilidade. É decisivo e toma decisões rápidas e firmes com as informações de que dispõe. Ele não se demora.

Esse arquétipo toma decisões altamente consequentes em tempo real. Ele exige provisões mínimas e muitas vezes vive frugalmente – com poucas posses, poucas obrigações e poucos relacionamentos além de um pequeno círculo de confiança.

Se eles não conseguem superar um obstáculo, eles mudam rapidamente de rumo. Apesar de suas demonstrações abertas de raiva e força, eles permanecem sensatos em tempos de crise. Os contratempos são considerados par para o curso dos acontecimentos. Eles são os testes de seu caráter.

Disciplinado

Esses homens são altamente disciplinados. Eles treinam regularmente para a guerra, suas profissões ou qualquer atividade pessoal que os leve ao seu melhor através do hábito e determinação.

Guerreiros temperam suas emoções para alcançar clareza mental. Eles os possuem em abundância, mas sabem quando mascará-los para enfrentar a tarefa em mãos. Os guerreiros sabem que a emoção em momentos de estresse causa erros. A remoção da emoção excessiva durante as crises leva a uma maior autoconfiança. O desapego emocional permite que os guerreiros ignorem as opiniões dos outros e as limitações que essas opiniões carregam.

O medo é tanto seu inimigo quanto seu amigo. Muitos guerreiros optam rotineiramente por realizar uma missão perigosa ou enfrentar seus medos internos de frente para construir seu caráter. Os ataques permitem que os guerreiros construam sua resiliência.

Planejador

Guerreiros se conhecem – tanto de corpo quanto de alma. Eles têm um conjunto central de valores pelos quais vivem. Eles são implacáveis. Isso não significa que eles sejam rígidos em todas as crenças que mantêm. Se a situação o justificar, eles mudarão de ideia de acordo.

Guerreiros destrutivos também se enquadram nesta categoria.

Eles são divididos em destruidores criativos que destroem o antigo e o substituem por algo novo e melhor. Os senhores da destruição são tão sinistros quanto seus nomes sugerem. Eles são niilistas, do tipo de terra devastada, muitas vezes vistos em filmes de gângsteres. Eles estão associados à ganância, riqueza e poder. No entanto, eles também representam renovação e renascimento.

O arquétipo do guerreiro é muitas vezes contrabalançado com certos traços, incluindo sabedoria e intuição.

As profissões que melhor absorvem as qualidades do guerreiro são a carreira militar, as artes marciais, os serviços de segurança, e tanto o ambientalismo quanto o bem-estar animal, pois os guerreiros se sentem conectados ao coração selvagem das coisas - e não à toa muitos dos ativistas de proteção animal no Brasil são policiais. Os esportes e todas as atividades físicas de alta performance e superação também são afinadas com a energia feroz e disciplinada do guerreiro.

O MAGO

Números: 2, 7

Números Mestres: 11/2, 55/1, 77/5

Número Kármico: 13/4 

Como Moore coloca, “O Mago é o conhecedor”. O que ele sabe? “Conhecimento secreto e oculto de todos os tipos.” Embora esse tipo de conhecimento pareça muito esotérico, e pode ser, Moore está simplesmente se referindo a qualquer tipo de conhecimento que “não seja imediatamente aparente ou de senso comum”. É o conhecimento que você aprende em graus, seu domínio exige grande esforço e diligência, e a recompensa é ser capaz de habitar um reino ao qual o homem comum não tem acesso.

O Mago é um “mestre da tecnologia”. Quando os homens aprendem o conhecimento secreto de como o mundo funciona, e usam esse conhecimento para aproveitar suas leis, energias e forças para manipulá-los em ferramentas e sistemas práticos, eles estão acessando a energia do Mago. Inventores, cientistas e apenas simples funileiros são exemplos de “mestres da tecnologia". É engraçado como muitas vezes imbuímos nossos inventores e criadores mais famosos com qualidades quase sobrenaturais. Os jornais apelidaram Thomas Edison de “O Mágico de Menlo Park”, lendas surgiram sobre Nikola Tesla e seu poder sobre a eletricidade, e obituários recentes sobre Steve Jobs costumavam se referir a suas criações como quase mágicas.

Tornar-se um mestre da tecnologia não exige que inventemos um dispositivo como o iPad. Em vez disso, simplesmente precisamos criar. Há um conceito na tradição esotérica ocidental do Hermetismo de que o objetivo do homem deve ser viver o princípio de: “como acima, assim abaixo”. É um pouco semelhante à admoestação de Cristo na oração do Senhor para “fazer na terra como no céu”. Existem várias interpretações quanto ao significado de “como acima, assim abaixo”, mas a interpretação que eu gosto é que significa tornar nossos pensamentos amorfos, imaginações e sonhos uma realidade. Para isso, devemos usar todo o conhecimento e ferramentas à nossa disposição. Em suma, devemos nos tornar mestres da tecnologia.

Reticente

Na sociedade de hoje, a informação foi muito democratizada, e as pessoas esperam que tudo o que há para ser conhecido esteja disponível para todas as pessoas. Se você disser a alguém que determinado conhecimento é sagrado, secreto ou avançado demais para que eles entendam, eles geralmente ficam profundamente ofendidos e automaticamente assumem que você está tramando algo suspeito. Mas os grandes mestres ao longo da história compreenderam que o conhecimento e a verdade devem ser ensinados “preceito sobre preceito; linha sobre linha, linha sobre linha; aqui um pouco, e um pouco ali”. O aprendizado eficaz deve ser feito em graus – cada avanço é obtido pelo domínio da etapa anterior. Cada conceito se baseia no outro, até que uma pessoa tenha adquirido o conhecimento perfeito.

Aqueles que tentam pular no fundo do poço sem primeiro aprender a nadar podem se afogar. Por essa razão, os homens que acessam a energia do Mago são reticentes sobre o conhecimento que possuem, apenas compartilhando-o com o estudante sério que continuamente prova que é digno do conhecimento que busca.

Alquimista e Mediador Espiritual

Os alquimistas da antiguidade procuravam encontrar uma maneira de transformar os elementos mais básicos em ouro. E essa inclinação para transformar a orelha de uma porca em bolsa é uma corrente vital no fluxo de energia do Mago. Quando o arquétipo do Mago é integrado a um homem, ele procura maneiras de transformar situações decepcionantes e contratempos em oportunidades para aprender, crescer e se tornar um homem melhor.

Gérard Anaclet Vincent (1865-1916), mais conhecido pelo pseudônimo de Papus, foi um médico, escritor, ocultista, rosacrucianista, cabalista, maçom e fundador do martinismo moderno. Autor de "O Tarot do Boêmios", de 1889 e "O Tarot Adivinhatório", de 1909.

Como Moore coloca, o Mago “entende a ligação entre o mundo invisível dos espíritos – o Mundo Divino – e o mundo dos seres humanos e da natureza”. Como mediador entre esses mundos, o Mago tem a habilidade de explicar ideias espirituais complicadas de maneiras que outros podem facilmente compreender. Se você já conversou com um amigo que usou uma metáfora simples para resolver suas dúvidas, essa foi a energia do Mago em ação.

Iniciadores

Existem dois papéis principais pelos quais a energia do Mago flui – o iniciado e o iniciador. Ou em outras palavras, o mentorado e o mentor.

Como acabamos de discutir, a energia do Mago nos leva a obter conhecimento oculto. Mas ao contrário do ditado popular sobre mágicos profissionais – que eles nunca revelam seus truques – um homem verdadeiramente animado pelo arquétipo do Mago maduro está ansioso para se virar e compartilhar o que aprendeu com os outros. Ele deseja elevar o buscador sério e sincero ao seu nível.

É por isso que a falta de energia mágica na cultura moderna está realmente no centro das questões que muitos homens estão enfrentando hoje. Há uma falta de homens maduros que disponibilizaram um rito de passagem para iniciar outros homens no “conhecimento secreto” da masculinidade. Pais e avós, tios e primos, costumavam ensinar seus filhos e outros jovens a agir, vestir e se comportar como um homem. Mas muitos homens cresceram sem um mentor nos dias de hoje e, portanto, se sentem perdidos, sem direção e à deriva. 

E isso não só no âmbito social/comportamental, mas também Espiritual. Muitos homens despertam para a espiritualidade de forma autônoma e tão natural, quanto aprender a respirar mais lenta e profundamente para se centrar, a maioria, porém, carece de direcionamento como acontece com os atuais grupos de espiritualidade feminina. O homem comum precisa de suporte para acessar o arquétipo superior do Mago, assim como a mulher comum precisa de suporte para ancorar sua Bruxa interior. E isso só pode ser feito por outro homem!

A palavra chave do Mago é transformação, e os homens que vivem este arquétipo amadurecido são motivados pela ideia de transformar vidas e consciências. Assim o mundo científico/tecnológico, a medicina, a química, a física, e a engenharia em todas as suas as formas são seu palco. O ensino também, como são iniciadores, sabem do poder transformador da educação. Da mesma forma os temas complexos e profundos da ancestralidade como o saber oculto e a magia o atraem, e são veículos incríveis tanto para sua expressão quanto para o seu propósito transformador. Com o Mago acontece que quanto mais exercita sua mente poderosa tanto mais desperta sua intuição profunda, e muitas outras funções psíquicas. Por isso cabalistas, tarólogos, astrólogos, magos, xamãs, quirólogos, alquimistas, numerólogos, intérpretes de runas, I Ching etc. estão sob sua égide. Todos os sistemas de autoconhecimento, reflexão e despertar são do domínio deste arquétipo masculino. Sua mente é tanto científica quanto mística, e expressam isso muito naturalmente. Não por acaso surge hoje psicólogos, filósofos, físicos, médicos e matemáticos (todas expressões do Mago) unificando o pensamento Espiritual e científico em livros, palestras, seminários e blogs.

O AMANTE

Números: 3, 6

Números Mestres: 88/7, 99/9

Número Kármico: 14/5 

Quando você ouve a palavra “amante”, provavelmente pensa em romance e sexo.

Mas existem muitos tipos de amor – um amor pela família, pelos amigos, por Deus e pela própria vida – e o arquétipo do Amante busca apaixonadamente por todos eles.

O Amante é o arquétipo da emoção, sentimento, idealismo e sensualidade. Como a palavra “amante”, a sensualidade é frequentemente associada exclusivamente ao sexo, mas na verdade tem uma aplicação muito mais ampla. Ser sensual significa abrir e usar todos os seus sentidos em todas as áreas da sua vida – tocar, saborear, cheirar, ouvir e ver – ou em outras palavras – experimentar tantas dimensões da vida quanto possível, com a maior frequência possível.

Assim, quando um homem explora a energia do arquétipo do Amante, ele se sente vivo com energia e vigor e conectado ao mundo e às pessoas ao seu redor. Um homem em contato com o arquétipo do Amante sente profundamente, sejam esses sentimentos de alegria ou dor.

O Amante Espiritual

O Amante está sintonizado com as forças misteriosas subjacentes à nossa existência cotidiana; este é o arquétipo que alimenta a espiritualidade de um homem e aquele em que residem as Musas. Quando recebemos esses lampejos de inspiração ou faíscas de criatividade, essa é a energia do Amante se manifestando em nossas vidas. Um homem que leva tempo para desenvolver esse arquétipo experimentará esses palpites, insights e premonições com mais frequência do que os homens que não o fazem.

Um homem que desenvolveu plenamente o arquétipo do Amante em sua vida também costuma ser adepto da leitura das pessoas e das pistas sociais. Ele é empático com os outros e entende como se dar bem e se conectar com uma grande variedade de pessoas.

Totalidade

Por ser tão vivo e sensual, o Amante desfruta de todos os prazeres da vida, seja boa comida e bebida, belas artes ou belas mulheres. Este é o arquétipo que estimula nossos apetites. Mas essas fomes não são apenas por prazeres “básicos” como sexo e comida, mas por uma vida de significado e propósito. E ao buscar a liberdade para perseguir apaixonadamente esses fins, o Amante pode ver os limites e as regras como restritivos.

É por isso que o arquétipo do Amante tem uma relação única com os outros três arquétipos da masculinidade madura. Enquanto a energia do Amante procura ser ilimitada, os arquétipos do Rei, Guerreiro e Mago fornecem ao homem estrutura e disciplina. Assim, a paixão do Amante alimenta e potencializa essas três forças vitais e, por sua vez, elas canalizam e aproveitam a energia do Amante de maneira saudável e em direção a objetivos dignos.

A Criança Selvagem

Você pode encontrar o arquétipo do Amante em mitos e rituais que abrangem cultura e tempo. O deus grego Dionísio apresenta talvez o exemplo mais saliente. Dionísio era o deus do vinho, alegria, arte, paixão e sexo. Seus seguidores acreditavam que quando um homem ficava tão emocionado que parecia louco, Dionísio era o culpado. O festival anual realizado em sua homenagem a cada primavera era um ritual inspirado no arquétipo do Amante: muita bebida, muita dança, muito teatro e muito sexo.

Giacomo Casanova (1725-1798). O homem que nasceu para as mulheres. Apaixonava-se pela alma das mulheres mais do que por sua forma física.

Uma história moderna que exemplifica o arquétipo do Amante é Zorba, o grego. Zorba é um homem que vive a vida plenamente. Ele é terreno. Ele adora boa comida e bebida. Ele dança com o coração. Zorba entende que para um homem ser verdadeiramente livre, ele precisa ter uma vida emocional profunda; ele precisa de um pouco de loucura.

Esse é um homem que tem uma dose saudável do arquétipo do Amante em sua vida.

O arquétipo do Amante é geralmente o primeiro que se desenvolve em um homem. Olhe para a maioria dos jovens e você verá que eles são frequentemente governados pelo arquétipo do Amante apaixonado. Eles estão procurando novos e excitantes empreendimentos, desenvolvem relacionamentos românticos e sexuais intensos e estão cheios de idealismo juvenil. Suas experiências são marcadas por uma intensidade aguda.

O Amante é um ser em permanente interação com a vida e as pessoas. Se a palavra chave do Mago é transformação, a do Amante é conexão, e esta conexão não se dá só com pessoas, mas também com o corpo, a natureza, e o transcendente. Enquanto a conexão do Guerreiro com a natureza é de defesa e identificação a do Amante é de deslumbramento e inspiração. Enquanto a interação do Mago com o transcendente se dá através de propósitos bem definidos e do estudo profundo (intelectual e intuitivo), a do Amante passa por uma não mente, pois o seu caminho é devocional. Sendo assim iogues, meditadores, dançarinos (clássicos e sagrados), artistas e artesãos de todos os tipos, atores (e todos os artistas ou técnicos do teatro e da dramaturgia como um todo) são regidos por este arquétipo. Também modelos, maquiadores, cabeleireiros, assim como arquitetos, designers, cozinheiros, nutricionistas, personal trainers, terapeutas corporais... E todas essas atividades ajudam a canalizar sua natureza criativa, intensa e inspirada!

Leia também:

Números Mestres - Portais para a Transcendência 

Os Números Kármicos 




Nenhum comentário:

Postar um comentário