sábado, 11 de dezembro de 2021

A Harmonia dos Números - Numerologia para Relacionamentos

Perceber a harmonia, ou compatibilidade entre os números, facilita muita o estudo da SINASTRIA (o estudo comparativo entre dois mapas para captar suas propostas, harmonias e desarmonias) entre numeroscópios de duas ou mais pessoas. Essa comparação ajuda a entender relacionamentos em seus pontos fortes e fracos, sejam essas relações pessoais (afetivas), ou profissionais (sociedades, e com funcionários ou colaboradores). E, dentro de uma perspectiva mais ampla, que envolva o crescimento pessoal e espiritual, é possível também compreender o que as pessoas que cruzam nosso caminho têm a nos ensinar com sua presença e exemplo. Sendo assim, seja numa abordagem extrínseca ou intrínseca da vida, o trabalho de sinastria numerológica pode ajudar, e muito, na compreensão dos nossos relacionamentos. 

Para uma análise comparativa entre dois mapas costumo levar em consideração os números de Motivação (soma das vogais de um nome), que representam as aspirações, sentimentos e expressão afetiva. O número da Persona ou Personalidade (soma das consoantes, e que representa como nos apresentamos ao mundo e como lidamos com as coisas materiais e práticas). Por fim o número de Caráter (soma total do nome, vogais e consoantes), que é a expressão total do indivíduo, seus valores e buscas na direção da felicidade! O número de Caminho de Vida (que é a soma dos números da data de nascimento), deve ser levado em conta também, pois ele revela a trajetória das pessoas envolvidas, e as habilidades que de um jeito ou de outro despertarão no desenvolvimento da sua personalidade ao longo da vida! Aliás, recentemente, soube de uma teoria em que apenas este dígito poderia definir toda a compatibilidade entre dois mapas numerológicos... Uma teoria que ainda estou testando, e que parece fazer sentido sim. Porém uma análise mais ampla pode trazer detalhamentos no mínimo interessantes.

A harmonia entre os números segue, a meu ver, dois caminhos: o das polaridades, onde os agrupamentos de números yang/masculino (1, 3, 5, e 9) se coadunam melhor, assim como os do agrupamento yn/feminino (2, 4, 6 e 8). E isso se dá por possuírem um mesmo movimento. O segundo modo de analisar a ressonância entre os campos vibracionais dos números é por elementos. Os números de fogo (1 e 9), os de água (2 e 7), de terra (4, e 8) e os de ar (3 e 5) lidam com suas emoções e processam o mundo ao seu redor de modos bem parecidos, e isso ajuda muito a sua comunicação entre si!

Para complementar as análises entre os números e suas possíveis compatibilidades, ou não, sugiro também que leiam o texto “Os Elementos e as Qualidade de Números e Letras”. O link está no final deste artigo.

Vamos detalhar isso:

- Polaridades - 

Números Yang 

(Individualistas e dinâmicos)

É evidente que haverá algumas discrepâncias nessas qualidades, mas há mais chances de se complementarem. A combinação mais árdua aqui é entre o 1 e 9, pois são contíguos fechando a mandala dos números, o alfa e o ômega. A excessiva individualidade do 1 se opõe à busca pelo bem coletivo e universal do 9, assim como sua objetividade agride a percepção não linear e um tanto difusa do 9. Este por outro lado pode abrir os horizontes do 1 e ele pode ajudar o 9 a definir as suas direções, muitas vezes confusas. Podem ser grandes parceiros e cúmplices que cobrem as diferenças um do outro. Mas um trabalho de suporte terá de ser feito, caso essas diferenças fiquem duras demais.

O 3 e o 7 também podem ter de ajustar as pontas ao se unirem. A excessiva individualidade do 7 aliada à sua ânsia por pesquisa e profundidade pode irritar o desejo de sociabilização do 3, e sua ânsia por conhecer pessoas, se expressar criativamente e festejar a vida. Por outro lado, o 7 pode trazer profundidade e propósito aos inúmeros interesses do 3, e este pode trazer alegria, e leveza. Além de introduzir o 7 nas rodas sociais, para que possa mostrar um pouco das belezas que traz em seu íntimo! Podem se tornar uma dupla lindamente oposta e complementar ao mesmo tempo.

O 3 e o 5 são cúmplices em tudo, e reforçam a aventura um no outro. Isso só merece mais “cuidado” quando isso fica excessivo e sem propósito!

O 7 se alinha bem mesmo, e quase sem crises, com a individualidade objetiva do 1 e as aspirações espirituais do 9. Isso só poderá dar errado se o 1 ficar autoritário e materialista demais, e o 9 difuso e pouco fundamentado, do tipo “maluco beleza”.

Todas as combinações devem sempre ser bem avaliadas para que transcorram de modo mais tranquilo e maleável.

Números Yn 

(Sociáveis e receptivos)

O 2 se harmoniza muito bem com o 4 e o 6, com esse último aliás parecem terem sido feitos um para o outro! O 2 traz segurança e cumplicidade para os planejamentos e a ordem prática do 4. Ambos apreciam uma rotina juntos e, portanto, de fazer coisas juntos! Mas com o 6 a união pode ser ou mais romântica ou mais idealista do ponto de vista estético e ideal. Os dois números apreciam a beleza, as trocas de favores e de experiências para o crescimento recíproco! O 8, por sua vez, pode se dar muito bem com o amor à estrutura e a ordem do 4, bem como com a visão harmoniosa tanto estética quando social do 6. Este criará um lugar seguro, ou um lar, para o 8 descansar de suas batalhas e planejar o próximo passo!

Com o 2 a relação pode ser de muita ternura e cuidado, mas a tendência beligerante, cerebral e conquistadora do 8 poderá ferir a natureza sensível, afetiva imaginativa e mediúnica do 2. Por isso muito cuidado nessa pareceria. O 8 pode perder um companheiro e tanto de jornada.

- Os Elementos -

O Fogo

Os números de fogo 1 e 9, vejam só eles aí outra vez, trazem a grande diferença de um ser mental (o 1) e o outro espiritual (o 9), e por isso mesmo podem enriquecer suas vidas mutuamente com suas perspectivas objetiva e idealista respectivamente. Também se ajudando para que o outro atinja o que um deles não consegue! De todos os números contíguos – que na Numerologia se opõe psicologicamente – são os que possuem mais possibilidade de complementação e suporte mútuo.

A Água

A natureza profundamente afetiva e empática do 2 (emocional) também guarda profundas habilidades psíquicas que podem interessar e incentivar o 7 (espiritual) a se aproximar, e contatar numa comunhão mais profunda com a personalidade 2. Essa união de almas pode ser intensa e de muita cumplicidade. Deve-se cuidar para que o introspectivo 7 não deixe de fora o sensível e amoroso 2 quando der seus mergulhos reflexivos. A natureza acolhedora e adaptável desse último, porém, deve amortecer o impacto desse comportamento do nativo 7.

O Ar

O 3 (emocional) e o 5 (físico) parecem ter sido feios um para o outro, ambos amam a diversidade, as aventuras, as artes e a criação, apreciam também a beleza e a sociabilização. Do mesmo modo que suas naturezas tendem à experimentação, à irreverência e às combinações improváveis... O cuidado a ser tomado aqui é de que a irreverência do 5, e seu pouco afeto aos vínculos de qualquer tipo, possam ferir a natureza emotiva do 3 se for levada longe demais. Assim como a variação excessiva de ambos podem deixá-los por muito tempo sem realizações palpáveis.

A Terra

O 4 (físico) e o 8 (mental) também se afinam muito bem. Ambos apreciam a estabilidade, o planejamento e a previsibilidade! O nativo 8 ajuda o nativo do 4 a pensar grande e com arrojo. Já o 4 pode ensinar a humildade, e a lidar com as pessoas que o servem de modo mais próximo. Os dois números apreciam a aquisição de bens e de conquistas na área profissional. O único cuidado aqui é de o 8 não agir de modo muito patronal e liderar a relação como um dominante, o que abalará o afeto, a lealdade e a admiração do 4!

Um exemplo

É claro que aqui estamos falando de combinações dos números enquanto forças arquetípicas, e não dentro de um mapa. Vamos imaginar uma sinastria onde o parceiro A tem:

Motivação 4

Personalidade 7

Caráter 11/2 

Caminho de Vida 6

O parceiro B, por sua vez, possui:

Motivação 5

Personalidade 3

Caráter 8 

Caminho de Vida 7

*Numa rápida passada de olhos vemos que as motivações são antagônicas. O parceiro A anseia por estabilidade e planejamento, já o parceiro B gosta do imprevisto e da improvisação. Podemos aconselhar a se sentarem e refletir sobre o fato de que as duas qualidades são úteis se aplicadas às situações certas, e que eles podem definir isso conversando sobre o assunto.

* As personalidades também divergem, embora não diretamente. O 7 do parceiro A é tímido socialmente, mas nesse caso o 3 do parceiro B pode ajudar a introduzi-lo nos círculos sociais, e aproximar pessoas desde que ele se permita. Por outro lado, o parceiro B deverá respeitar as análises críticas e intuitivas da personalidade 7 do seu consorte, isso poderá evitar muita encrenca pelo caminho de ambos.

* O caráter 11/2 é visionário, o 8 também, mas de modo mais linear, racional e planejador. Porém, seria muito proveitoso para ambos que se ajudassem a desenvolver suas perspectivas e também a integrá-las nas suas atividades. O resultado poderá ser transformador e poderoso!  

* Por fim o caminho de vida 6 é daquele mais introspectivo e contido (parceiro A), e o caminho de vida 7 é do mais desinibido e exteriorizado. Os dois podem se ajudar muito nesse aprendizado de sentidos opostos, um para fora o outro para dentro. Será fácil? De jeito nenhum! Mas pode ser gratificante e muito transformador para ambos!

Isto é uma análise minimalista dos números de dois mapas, porém, existem outros detalhes que podem enriquecer ou enfraquecer essa interpretação. A quantidade de letras mentais ou espirituais, por exemplo. A repetição ou a ausência de um dos números nos índices menores como Pedra Angular, Letras/Números que Faltam, etc. O mapa numerológico é uma teia arquetípica que tem de ser analisada com cuidado e com o olhar da percepção interior.

Leia também:

Numerologia & Relacionamento Humano   

Os Elementos e as Qualidades de Números e Letras 



Nenhum comentário:

Postar um comentário