quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

As Vibrações de 2018...


Para descobrir que número regerá o seu novo ciclo numerológico em 2018, some a data do seu último aniversário em dia, mês, e ano.
Por exemplo: 30/08/2018 = 3+0+0+8+2+0+1+7 = 21 = 2 + 1 = 3, e pronto! Essa pessoa terá uma regência do 3 pelo período de um ano, entre um aniversário e outro; de 30/08/2017 à 29/08/2018.
Faça o mesmo com sua data de nascimento e leia a descrição breve que se segue:

ANO 1 - Excelente para começar novos negócios, empreendimentos e avançar em questões que vinham se arrastando. Traz energia e fôlego em todos os sentidos, e novos insights sobre como realizar coisas há muito desejadas.

ANO 2 - Traz a possibilidade de parcerias de trabalho, novos amigos ou amores. Um ano para desenvolver a capacidade de adaptação, a sensibilidade afetiva e intuitiva, e o trabalho cooperativo. Esse ciclo nos faz rever o passado e as emoções.

ANO 3 - Um ano de expansão, uso da criatividade e de muito positivismo. Uma forte confiança de que as coisas vão dar certo pode acompanhar os eventos ao longo do ano. Favorece viagens, estudos e a captação de novas perspectivas de vida.

ANO 4 - Um ano para cuidar da vida prática, da saúde e organizar as coisas que parecem "fora do lugar". Costuma ser um ano de muito esforço e empenho, mas também de construção de coisas (trabalho/relações), e de estabilidade. As coisas construídas nesse ano duram ou reverberam por muito tempo.

ANO 5 - Um ciclo que traz mudanças, romances, oportunidades e aventuras de todo tipo, e certa instabilidade, tudo de modo repentino. Os planos não saem bem como se planejou, mas isso até pode ser bom! Traz a a possibilidade de desenvolvimento do senso de oportunidade.



ANO 6 - Um ano para cuidar dos que se ama, casa, família, amigos. Um período em que nos voltamos para as coisas que amamos e nos conectamos com a beleza, o prazer e o conforto. Traz a possibilidade de conexão com a arte e a cultura de todas as formas.

ANO 7 - Momento de introspecção, solitude ou solidão. Retiros. Conectamos-nos com nós mesmos, refletindo sobre o que queremos e para onde vamos. Pode manifestar doenças somáticas, ou aprofundar interesses espirituais e filosóficos. Pode representar um novo ponto de partida na vida...

ANO 8 - Excelente para avançar organizadamente, prosperar, priorizar metas e modos de agir. Assumir responsabilidades, colocar limites em coisas, pessoas ou situações. Aprender a dizer "não", criar novos objetivos e se mover na direção deles com firmeza.

ANO 9 - Encerramento de coisas, um sentimento de que se chegou até onde podia ou devia. Favorece o desenvolvimento de novas filosofias de vida, e cria a simpatia por movimentos de transformação social ou ambiental. Expansão dos horizontes. Peregrinações.

Quer saber mais detalhes?


Faça seu estudo numerológico!

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Numerologia e Psiquismo...

O simbolismo dos números está presente na
cartomancia tanto quanto em muitas
outras mancias milenares...
Gostamos de pensar na numerologia como um sistema racional de estudo dos temas esotéricos, e de fato, de todos os sistemas simbólicos de autoconhecimento, sondagem do futuro e averiguação de temas do oculto, a numerologia é o mais próximo do homem comum! Não requer cálculos complicados, e pode ser feita em qualquer lugar se valendo apenas de papel e lápis, ou mesmo escrevendo com um graveto na areia, ou com um pedaço de carvão na pedra... Se for mesmo necessário lançar mão desses recursos. Não necessita de um baralho específico como no caso do tarot, nem de complexas tábuas para cálculo como na astrologia. Sua execução é simples e precisa. Além do que sua simbologia não é tão complexa quanto a dos dois sistemas simbólicos antes citados, mas que pode nos proporcionar respostas tão exatas quanto eles!
A cartomante com as cartas
de baralho comum,
um código simbólico
que amplia seu psiquismo.
Com isso, as pessoas que olham de fora veem o numerólogo como um racionalista metódico que sabe exatamente o que os números dizem a respeito da vida e da personalidade das pessoas. Que não há nada de "místico" no seu ofício. Bem, já disse isso uma porção de vezes, e vou repetir de novo: O sistema numeral é altamente místico, haja visto a Cabala (ou Kabbalah), que é todo um código numérico que relaciona o homem ao Universo, e a Deus em sua interação com esses elementos e consequente evolução, e que já foi a espinha dorsal do judaísmo primitivo. O poder dos números é o poder de ser a única coisa criada pelo homem (ou inspirada e ele) que tange o infinito, e quem sabe a Deus! Por isso os sistemas numéricos de origem esotérica não podiam ser anotados, ou seja, registrados, pois não era admissível que fossem repassados a homens comuns, seria a profanação de sua sabedoria, sacralidade e mistério. Claro que todo esse desejo de proteção acabou fazendo com que segredos muito mais profundos, tanto sobre o aspecto esotérico dos números quanto da aplicação da matemática, ficassem nas mãos de poucos e acabassem se perdendo. Portanto, há sim numerólogos que podem experimentar com os números uma abertura de canais psíquicos como intuição profunda, e até mesmo clarividência, ou clariaudiência. Os símbolos muitas vezes servem para abrir o psiquismo nato do sensitivo, porém considero que todo o talento mediúnico natural deva ser temperado com um conhecimento bem consistente da origem, história e aplicação esotérica dos números. Isso definitivamente não atrapalha a vidência de ninguém, pelo contrário! Os dons ou talentos psíquicos, se preferir, são muitas vezes influenciados pelo estado de humor do médium, o que pode comprometer bastante o seu trabalho de canalização das informações captadas do campo energético do cliente. Quanto mais se utilizar do conhecimento dos números, e agregá-los ao trabalho, tanto mais pavimentada será a estrada que leva a decifração das mensagens contidas nos números que cada pessoa carrega em si e que são, em última instância, seu código psíquico. Aos que duvidam que o estudo dos números possa inspirar tanto assim devo lembrar certas mancias milenares que têm todo o seu simbolismo inspirado em números como a cleromancia (adivinhação por dados), a cartomancia (adivinhação através das cartas de baralho comum), e a dominomancia (que é a adivinhação se utilizando das peças de dominó!).
A Cleromancia, a adivinhação por dados, seu uso
foi registrado os entre romanos e os vikings...

Por outro lado não acho que seja, de modo algum, imprescindível que um bom numerólogo tenha quaisquer dons psíquicos para executar um bom trabalho. O que ele precisa sim é de um conhecimento bem estruturado, e de muita prática! Nenhum talento natural, por maior que ele seja dispensa a experiência, não tem jeito! Também vale dizer que os dons da mediunidade podem sim dar maiores detalhamentos, aprofundar certos aspectos, mas não representam necessariamente mais espiritualidade, e muito menos mais maturidade espiritual. Vidência e outros atributos do tipo podem ser muitas vezes armadilhas bem perigosas para que o ego se espraie, e crie os "donos da verdade" que perdem completamente o propósito de libertação que todas as ciências ocultas carregam em si! Este texto procura romper com um duplo preconceito: 1º de que numerólogos não podem ser sensitivos, e 2º que só a mediunidade é um caminho seguro para um trabalho com o mundo dos símbolos! Trata-se apenas de um modo característico de trabalhar, e não de uma vantagem. O importante para o numerólogo, quanto para qualquer intérprete dos símbolos da alma, é ter bem claro qual o propósito do trabalho que ele realiza, o significado que tem para ele mesmo e o que pretende passar para cada pessoa que contata com ele através desse ofício que escolheu para si, seja ele remunerado ou não! Talvez caiba extinguir mais esses dois preconceitos, um de que um trabalho precisa ser cobrado para ser sério, e outro de que por não ser cobrado exige menos comprometimento, de que é uma brincadeira. Você pode brincar com os símbolos, mas eles ignoram isso e sempre respondem ao inconsciente de modo preciso. Lembre-se disso!


PS: Importante ressaltar que indivíduos de grande evolução espiritual acabam desenvolvendo incríveis habilidades psíquicas, destaco apenas que o contrário não é verdadeiro, ou seja, ter mediunidade nem sempre significa que já se atingiu maturidade espiritual...

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Mikao Usui - Um Estudo Numerológico


Um estudo numerológico de personalidades famosas ajuda em muito a ver como a numerologia funciona na prática, e como há pessoas que conseguem viver inteiramente a proposta de seus mapas, enquanto outras simplesmente não! O que serve de um testemunho claro daquilo que chamamos de evolução espiritual ou de consciência. Hoje apresento o mapa do decodificador do Reiki, o Sr. Mikao Usui, nascido em 15 de agosto de 1865. Ele era um monge budista Tendai, um ramo do budismo Mahayana. Possuía conhecimento em várias áreas de saúde holística de curas que se utilizavam da energia vital do Universo. Uma delas foi a Kiko, uma versão japonesa do Chi Kung (ou Qi Gong), que é uma série de exercícios que visam melhorar a circulação da energia Ki através do corpo, estimulando a saúde e o bem estar. O Chi Kung era uma prática mais física, enquanto o Reiki viria a ser mais focado no centramento meditativo e na transmissão da energia Ki Universal. Era o início do que mais tarde seria uma das técnicas terapêuticas mais aplicadas no planeta. Até aqui vemos o Dr. Usui, como é conhecido no Brasil, vivendo muito bem seu Número de Caráter 11/2, que é a soma total das letras do seu nome. É claro que tivemos de transcrever com os caracteres das letras ocidentais para poder definir a relação número-letra do alfabeto latino dentro da tabela pitagórica de correspondências. Sabemos que o 11/2 é um numero Mestre de alta vibração que traz em si as qualidades de intuição, clarividência, clariaudiência e cura psíquica. Interesses e aptidões que Usui manifestou ao longo de sua vida. Essa tenacidade pela pesquisa e a disciplina espiritual foram amplamente fortalecidos por seu Número de Motivação 4, que crê nos rigores da disciplina para se concretizar seja lá o que for, e quando mostra pendores espirituais isso não muda, evidentemente... Ritos de purificação como o jejum e a comunhão com a terra, o elemento do número 4, eram comuns em sua vida, e também o foi na descoberta do Reiki, quando após 21 dias jejuando no monte Kuriyama, ele tem revelado os símbolos e as formas de iniciação da técnica...  O mais marcante na avaliação do seu mapa numerológico é que Usui possuía um Numero de Personalidade 7, que aliás também era seu Número de Caminho de Vida, ou seja, havia um perfeito alinhamento do seu aprendizado ao longo de sua existência com a capacidade de se colocar nas situações que favorecessem o desenvolvimento desses aprendizados. Como se trata aqui da cifra da interiorização e do desenvolvimento de uma perspectiva espiritual da vida, vemos que o Sr. Mikao Usui seguiu com maestria a proposta do seu mapa numerológico natal. Vale lembrar que ele era um monge, e a vida monástica combina perfeitamente com os atributos do número 7, e mais ainda se lembrarmos de que o 11/2, seu Número de Caráter, busca também inspirar o maior número de pessoas com seu trabalho e estudo... Há alguma dúvida de que ele o tenha conseguido? Seu apreço por disciplina, reflexão e inspiração elevada com certeza motivaram a adoção por ele dos cinco princípios Reiki, baseados nos versos do imperador Meiji, que era um grande poeta e pensador. São eles:


Kyo dake wa 

- Só por hoje...

1º) Ikaru-na 

- Não sinta raiva

2º) Shinpai suna 

- Não se preocupe

3º) Kansha Shite 

- Seja grato

4º) Gyo-o Hage me 

- Faça suas obrigações

5º) Hito ni shinsetsu ni 

- Seja gentil com todos os seres vivos

Sobre seus ápices e de desenvolvimento o jovem Mikao nasceu sob a égide de um ciclo de vibração kármica 14/5, que durou até os 29 anos, mas ao que tudo indica ele conseguiu se tornar o conciliador amado e reverenciado que os que conseguem vencer esse desafio se tornam. Foi nessa idade, e bem ao fim desse ápice, que ele tem as revelações que deram origem à sua busca pelo Reiki. Não vamos esquecer de que os atributos mais elevados do 5 são mudança com o objetivo de evolução, e a integração do corpo e do espírito... Dos 30 aos 39 anos ele passa a viver um ápice 8 de responsabilidade e busca de equilíbrio, como monge e espiritualista foi esse com certeza um tempo de transição para experienciar muitas outras técnicas de cura, interiorização, relaxamento e reflexão. Um dos atributos mais elevados do 8 é a busca da verdade! 


Mestre Usui (sentado ao centro)com os membros
da Usui Reiki Ryoho Gakkai. 


Entre 40 e 49 anos ele passa a ser regido pelo ápice com número Mestre 22/4, que faz com que seu trabalho tome forma, e no cume do monte Kuriyama ele tem a visão dos símbolos e do modo de iniciação daquela técnica que ele nomeia de Reiki, que significa Energia Vital Universal e que se transforma no legado de sua vida à humanidade, como a cifra 22/4 sugere e nos impulsiona a realizar... Por fim aos 50 anos ele inicia seu último ápice de vida, que seria regido pelo número 1. Essa cifra sugere novos começos, e o impulso de novas frequências e experiências. Pois foi bem nessa fase, em abril de 1922, que ele inaugura a escola Usui Reiki Ryoho Gakkai, que existe até hoje em Tóquio. 
Deixou este mundo em 9 março de 1926, uma perda irreparável para mundo, mas que não se apagou por completo e sobrevive em cada praticante Reiki que coloca suas mãos sobre outros para proporcionar equilíbrio e bem estar. Deixou dezesseis Mestres Reiki que estenderam seu legado ao futuro, entre eles Chujiro Hayashi, o segundo grão Mestre Reiki. Faço desse artigo minha homenagem a este homem extraordinário 152 anos após seu nascimento. Por este motivo muitos reikianos pelo planeta afora consideram este dia o Dia Internacional do Reiki.

Estendo minha gratidão também aos meus Mestres Gislaine de Simoni, Laura Laranjeira, e Upanishad Kessler que me iniciaram na prática, bem como a todos os meus clientes e alunos que têm me proporcionado o testemunho do poder transformador do Reiki na vida dos que se alinham com ele, quer seja em iniciações, quer seja na prática terapêutica...
Muito obrigado! Namastê!

sábado, 1 de julho de 2017

As Virtudes Cardinais da Data de Nascimento

As Virtudes  Cardinais em Função 
da Numerologia da Data de Nascimento 

Por: Ademar Eugênio de Mello 



Há uma palavra que tem suma importância em sua vida e que pode converter-se em sua virtude cardinal.

- complementando o que você tem,
- depurando o que está demais e
- acrescentando o que lhe falta.

Essa palavra, ao incorporá-la em seu uso diário - em sua vida - contribui para:

- fazer fácil o que está difícil,
- tornar prazeroso o que é penoso,
- tornar útil o que parece inútil
E, abrindo sua alma à inspiração, não só acaba por concluir as obras que estão por acabar (o que talvez sua natureza está inclinada a fazer) mas também por fornecer a atitude que necessita para recriar-se nelas, e que é a mais alta recompensa que todo criador pode esperar de suas criações: 

Nascidos 
nas Datas:
1 - 10 - 19 - 28  - CONFIANÇA
2 - 11 - 20 - 29  - CONSTÂNCIA 
3 - 12 - 21 - 30  - CONDESCENDÊNCIA
4 - 13 - 22 - 31  - PERSISTÊNCIA
5 - 14 - 23         - MERECIMENTO
6 - 15 - 24         - AGRADO
7 - 16 - 25         - DEVOÇÃO
8 - 17 - 26         - PREVISÃO
9 - 18 - 27         - BENEVOLÊNCIA

terça-feira, 20 de junho de 2017

As Sequências Numéricas


As sequências numéricas são a repetição, a partir de três dígitos seguidos, de mesma frequência. Quanto mais perto de um nome tanto mais sua influência pode ser sentida. Veja os casos dos nomes Senna e Kennedy, as letras "E" e "N" tem valor numerológico 5. No caso de Senna ele possui uma sequência de três vezes o número 5, e no de Kennedy, uma sequência de quatro vezes esse mesmo número. Logo nos vem à mente a lembrança de que essas duas personalidades famosas, uma do esporte outra da política, tiveram mortes violentas... E de fato, essa é uma das predisposições da sequência numérica 5. Note, porém, que o nome Bonner também tem uma sequência de 5 em três vezes, e logo abaixo do nome, e o jornalista William Bonner já tingiu o ápice de sua carreira sem nenhum incidente violento... Isso porque o seu sobrenome original, de batismo, é Bonemer. "Bonner" foi uma abreviação adotada para o seu trabalho na televisão! As sequências numéricas são sentidas nos nomes de nascimento, pois que esses trazem em si as vibrações kármicas originais. Os mapas, tanto astral quanto numerológico, podem apontar caminhos e tendências, mas não determinar os fatos, pois que isto depende totalmente do nível de maturidade da alma em sua jornada. E nenhum mapa pode definir isso! É de cunho pessoal, e passível de só ser descoberto mediante uma jornada interior de autoconhecimento bem desenvolvida e madura.
Na maioria das vezes as sequências de números apontam para tendências delicadas na saúde física e mental, e em sua pior expressão podem mesmo resultar em coisas do tipo como vimos nos dois primeiros exemplos citados.

Na soma Abracadabra os números substituem as letras
logo abaixo do nome, e isso tanto revela as sequências numéricas
quanto o período da vida em que elas serão sentidas.

Uma sequência nem sempre está visível no nome como nos casos relacionados aqui... Através de uma soma piramidal conhecida como "Abracadabra", se pode achar os números em sequenciais no nome de uma pessoa, e pasme, há aqueles que possuem mais de uma sequência numérica. Quanto mais abaixo da linha do nome estiver, tão menos intensa é sua emanação vibracional.
O descobrimento desse traço vibracional no conjunto de letras de uma pessoa não deve servir para assustar ninguém, mas sim para ser refletido e desvendado em seu significado como instrumento de crescimento para uma consciência, e então remediado. Através da numerologia fica claro de que a vida não se divide em "você tem sorte... e você tem azar". O que temos todos são experiências diferentes uns dos outros, que serem para trazer à tona nossos potenciais intrínsecos de crescimento e de desenvolvimento pessoal e espiritual.

Faça seu estudo numerológico!

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Os Números e suas Correspondências


Número 1

Cor – Vermelho
Elemento – Fogo
Planeta – Sol
Partes do corpo – Cabeça e Coluna
Órgão – Coração
Sentido – Visão
Mito – Ulisses
Personagem dos Quadrinhos – Homem de Ferro

Florais

Beech – Intolerância. Para as pessoas que sofrem com as fraquezas e limitações alheias. Os pequenos hábitos e idiossincrasias dos outros a irritam muito. Não suportam ruídos. Peito braços, mandíbula e cabeça estão sempre tensos. Possuem altos ideais, opinião forte e grande apego às suas opiniões. Não são do tipo que querem convencer os outros, mas não entendem que possam pensar diferente dele.
Vervain – Excesso de entusiasmo. Fanatismo. Pessoas de princípios fixos, e que raramente mudam de opinião. Que querem convencer os outros do seu ponto de vista. Pessoa intensa, e tensa. Hiperativa, possui muita força de vontade quando está convicta de suas ideias. Seu excesso de energia mal distribuída é que a faz dormir mal e se cansar muito, por acúmulo de tensão. Possui distúrbio na coluna, principalmente cervical.
Vine – Um líder dominador e inflexível. Quer ser obedecido por aqueles que dependem dele de algum modo. É rápido nas ações e bom em situações de emergência. São aparentemente seguros e muito confiantes de si. Internamente, porém, são pessoas muito solitárias e inseguras. Sofrem de hipertensão e problemas na coluna.
Holly – Pessoas com uma mente muito negativa, que se sentem abandonadas ou não amadas, sendo que elas mesmas não conseguem amar, perdoar, nem ver o lado positivo das coisas. Raiva, inveja, ciúme. Este é o floral do amor.
Heather – Floral da carência afetiva. Para pessoas sempre carentes e que buscam permanentemente contato com os outros. Não suportam ficar sozinhas e precisam de atenção. Precisam muito falar de si mesmas e têm muita dificuldade em ouvir. Pouco interesse pelo problema dos outros. Por falarem demais sugam a energia das pessoas e por isso são evitadas! Não raro falam alto demais, querem falar de pertinho, e tocam o outro por vezes durante a conversa. São do tipo que fazem “tempestade em copo d’água”, tudo vira um drama. Este floral acalma a carência e faz abrir a visão interior para a perspectiva do outro.


Número 2

Cor – Laranja
Elemento – Água
Planeta – Lua
Partes do corpo – Seios
Órgãos – Aparelho reprodutor, rins e vias urinárias
Sentido – Audição
Mito – Orfeu
Personagem dos Quadrinhos – Spawn

Florais

Centaury – Para as pessoas com dificuldade em dizer “não” e estabelecer limites pessoais. Subestimam seus próprios potenciais e estão sempre dispostas a seguir os demais. Não apostam em seus sonhos e se descuidam de sua missão de vida. São do tipo subserviente e passivo. Possuem pouca força de vontade e geralmente se ligam a pessoas fortes e dominadoras.
Gentian – Para os que se desanimam facilmente. São do tipo que possui baixa tolerância à frustração. Atrasos ou obstáculos ao seu progresso os desencoraja facilmente. Falta garra, entusiasmo e coragem para vencer. É do tipo que se identifica com o fracasso. Este é floral da convalescença e das recaídas nas enfermidades crônicas. Traz entusiasmo e força interior, além de alegria de viver.
Cerato – Para as pessoas inseguras quanto ao seu próprio julgamento das coisas. Não possuem confiança em si mesmas para tomar suas próprias decisões. São inseguras e sugestionáveis. Estão sempre perguntando, duvidam e mudam de decisão frequentemente. Esse floral ajuda a fazer brotar a autoconfiança, dissipa as dúvida e abre o canal de acesso à sabedoria do Eu Superior de cada um.
Larch – Sentimento de inferioridade. Para aqueles que se sentem inferiores aos outros. Frequentemente anteveem o fracasso por “não serem tão bons” e por isso nem se esforçam. Possuem grande medo de arriscar de qualquer forma para atingir seus objetivos. Admiram o sucesso dos outros, sem inveja ou ciúme, simplesmente porque não se sentem capazes de atingir o mesmo êxito, e se contentam em admirar e reconhecer. Chegam ao ponto de adoecer se têm de fazer ou encarar algo em que acham que vão fracassar!
Mustard – Depressão profunda que vai e vem sem explicação aparente. São pessoas que estão expostas a períodos de tristeza como se uma nuvem negra os encobrisse tirando toda a alegria e vontade de viver. Age bem nas depressões constitucionais (endógenas), e naquelas que vem e vão em determinados períodos. Como no caso de pessoas que se entristecem em dias chuvosos ou sem luz.
Wild Rose – Para as pessoas resignadas que aceitam o que a vida traz sem opor resistência. Pouca vitalidade. É o tipo que se acostuma com a dor e a infelicidade. Não lutam para curar-se. Não tentam nada porque acham que não vale a pena. Este floral traz a força interior para mudar o que é preciso. Rompe com a acomodação, a resignação interior e a procrastinação. Um essência poderosa de transformação.
Pine – Sentimento de culpa. Para as pessoas que sofrem demais com os próprios erros e têm grande dificuldade em se perdoar e seguir adiante. Possuem caracteres obsessivos na sua personalidade.
Scleranthus – Indecisão e instabilidade. Para aqueles que sofrem por não serem capazes de decidir entre duas coisas. Remédio que trata das dúvidas. Para pessoas inconstantes, ou de humores variáveis, sempre oscilando entre duas polaridades. Trata também enjoos e vertigens.

Número 3

Cor – Amarelo
Elemento – Ar/Fogo
Planeta – Júpiter
Partes do Corpo – Pés, pernas e coxas
Órgão – Fígado e Vesícula
Mito – Zeus
Personagem dos quadrinhos – Thor


Florais

Agrimony – Para pessoas que escondem seus problemas sob uma máscara de alegria e positivismo. São do tipo “bem humorado”, tudo é motivo para piadas e costumam não levar nada a sério! Muitas vezes se utilizam de álcool e drogas para que possam suportar “alegremente” suas aflições.
Cerato – Para as pessoas inseguras quanto ao seu próprio julgamento das coisas. Não possuem confiança em si mesmas para tomar suas próprias decisões. São inseguras e sugestionáveis. Estão sempre perguntando, duvidam e mudam de decisão frequentemente. Esse floral ajuda a fazer brotar a autoconfiança, dissipa as dúvidas e abre o canal de acesso à sabedoria do Eu Superior de cada um.
Scleranthus – Indecisão e instabilidade. Para aqueles que sofrem por não serem capazes de decidir entre duas coisas. Remédio que trata das dúvidas. Para pessoas inconstantes, ou de humores variáveis, sempre oscilando entre duas polaridades. Trata também enjoos e vertigens.
Wild Oat – Para aqueles que não têm uma vocação clara. Para adolescentes que ainda não escolheram uma profissão a seguir. Para aquelas pessoas que estão insatisfeitas com sua atividade e desejam mudar, mas não conseguem ver qual o caminho a seguir. Incerteza, insatisfação com a vida profissional. O floral assinala qual o nosso caminho na vida.
Heather – Floral da carência afetiva. Para pessoas sempre carentes e que buscam permanentemente contato com os outros. Não suportam ficar sozinhas e precisam de atenção. Precisam muito falar de si mesmas e têm muita dificuldade em ouvir. Pouco interesse pelo problema dos outros. Por falarem demais sugam a energia das pessoas e por isso são evitadas! Não raro falam alto demais, querem falar de pertinho, e tocam o outro por vezes durante a conversa. São do tipo que fazem “tempestade em copo d’água”, tudo vira um drama. Este floral acalma a carência e faz abrir a visão interior para a perspectiva do outro.


Número 4

Cor – Verde
Elemento – Terra
Planeta – Urano
Partes do corpo – Músculos e tendões
Mito – Hércules
Personagem dos Quadrinhos – O Coisa, do Quarteto Fantástico

Florais

Oak – Para pessoas que estão em falta de sintonia com seu próprio organismo e não conseguem perceber qual o momento de descansar, repor as forças, ou parar uma atividade. Trabalham sem parar e ocultam o cansaço. São pessoas que precisam tomar conta de seus limites para não entrarem em colapso. Tensões nos ombros e pescoço.
Rock Water – Para pessoas ansiosas pela perfeição. Para os tipos rígidos que não aceitam menos que o máximo! São muito disciplinados e muito exigentes para consigo mesmos. São pessoas obsessivas com a retidão, a clareza e a postura ética. Costumam ser autorrepressivas e de grande rigidez moral.
Elm – Para pessoas sobrecarregadas de responsabilidades que ocasionalmente se sentem incapazes. Para aqueles que fazem um bom trabalho, mas que desanimam achando que não vão dar conta por acharem que suas tarefas são muito difíceis, ou demasiadas, o que causa dúvidas momentâneas sobre suas capacidades e talentos.
Walnut – Este floral protege contra as influências exteriores de todo tipo, atua como uma tesoura que corta laços difíceis e também toda a negatividade. Para momentos de grandes mudanças físicas (dentição, puberdade, menopausa), e emocionais (mudança de casa, de trabalho, religião, divórcios, rupturas de laços afetivos de todo tipo, etc).


Número 5

Cor – Azul
Elemento – Ar
Planeta – Mercúrio
Partes do corpo - Ombros, braços e mãos
Órgão – Intestinos
Sentido – Tato
Mito – Quíron
Personagem dos Quadrinhos – X-Men

Florais

Impatiens – Irritabilidade, para pessoas de ritmo acelerado devido à tensão mental e física e com pouco, ou nenhuma paciência para pessoas de ritmos menos acelerados que os dela. Traz irritabilidade, problemas digestivos, cãibras, contraturas musculares, insônia. Tem urgência em fazer as coisas, não sabe esperar e nem delegar tarefas. Perturba-se com pessoas lentas e acaba concluindo, irritadamente, suas tarefas.
Vervain – Excesso de entusiasmo. Fanatismo. Pessoas de princípios fixos, e que raramente mudam de opinião. Que querem convencer os outros do seu ponto de vista. Pessoa intensa, e tensa. Hiperativa, possui muita força de vontade quando está convicta de suas ideias. Seu excesso de energia mal distribuída é que a faz dormir mal e se cansar muito, por acúmulo de tensão. Possui distúrbio na coluna, principalmente cervical.
White Chestnut – Pensamentos persistentes, ruminantes e indesejados. Mente obsessiva que não consegue se livrar dos problemas, ou dos dilemas, do dia a dia. Diálogo mental torturante e infindável. Pensamentos que roubam a paz e interferem na concentração de atividades diárias, quer seja no trabalho ou em casa, e no desfrute de momentos de lazer. Insônia, cefaleia e depressão. Essa tendência a estar sempre “com a cabeça noutro lugar” muitas vezes causa acidentes principalmente no trabalho.


Número 6

Cor – Azul índigo
Elemento – Terra
Planeta – Vênus
Partes do corpo – Garganta, ouvidos e vias respiratórias
Órgão – Pulmão
Sentido – Olfato e audição
Mito – Perseu
Personagem dos Quadrinhos – Super Homem

Florais

Chicory – Possessividade. Para pessoas com excessivo apegos aos seus amigos, parentes ou parceiro (a) amoroso. Tem a tendência de fazer constantes cobranças de retorno amoroso que se mesclam com sentimentos de ofensa, repúdio e exclusão. Querem aqueles que amam sempre junto deles, como se fossem objetos. Muitas vezes falam de dívidas de gratidão que lhe são devidas. São controladoras daqueles que amam. Amor opressivo. Pode levar a patologias cardíacas, e a problemas ginecológicos nas mulheres!
Red Chestnut – Para os que temem perder as pessoas que ama. São pessoas com excessiva preocupação com o bem estar dos familiares. Vivem com a sensação de que algo terrível pode acontecer com eles. Sofrem muito, constante, e antecipadamente por conta dessas impressões de catástrofe eminente. Pessoas que alimentam um medo e uma angústia que acaba interferindo na liberdade dos outros. A mãe que se preocupa com o atraso do filho.
Chestnut Bud – Para pessoas com dificuldade em aprender com os próprios erros, ou com as experiências ou exemplo dos outros porque vive de modo muito acelerado e sem profundidade. Repete muitas vezes o mesmo erro sem atenção nenhuma aos padrões que ela mesma cria por total falta de atenção e de observação ao que faz e vive.  É do tipo que esquece rápido o passado sem tirar nada dele em termos de aprendizado. Floral indicado para crianças com problemas de aprendizado, e para adultos com déficit de atenção.
Willow – Para pessoas queixosas, amargas e ressentidas. Que se sentem injustiçadas, e até lesadas, por alguém ou pela própria vida. Amargura, ressentimento e dor. Irradia tristeza, negatividade e pesar por onde passa. Pessoa irritável e deprimido, vive com a impressão de que as coisas ruins sempre acontecem com ela.
Honeysuckle – Floral dos saudosistas. Para aqueles que gostam de relembrar os bons tempos, cheios de saudade, nostalgia, ou até arrependimento pelo foi ou não foi feito. Para aquelas pessoas que não conseguem deixar o passado, quer seja a casa dos pais, quer seja um país que deixou para trás. De qualquer forma, há uma resistência em se viver no aqui e no agora! Ideal para viúvos, órfãos, e pessoas idosas que vivem só!


Número 7

Cor – Violeta
Elemento – Água
Planeta – Netuno
Partes do corpo – Sistema imunológico e sistema nervoso central
Órgão – Cérebro
Mito – Belerofonte
Personagem dos Quadrinhos – O Surfista Prateado

Florais

Clematis – Para aquele tipo de pessoa que sempre está com “a cabeça nas nuvens”. Desconectados do mundo prático e real. Para os tipos sonolentos e sonhadores que parecem nunca estar totalmente no momento presente, e não têm grande interesse pela vida. São escapistas e fogem da realidade com sonhos vazios e projetos fantásticos sem nenhuma ação prática para torná-los reais. Possuem uma personalidade muito sensível e solitária, perturbam-se com ruídos e a outros estímulos exteriores. Este floral ajuda essas pessoas a adquirirem foco, e atenção ao momento presente, conectando-as com a realidade, o aqui e agora, e o mundo concreto! Auxilia no combate às patologias da vista e do ouvido. Para crianças e adultos com dificuldade de concentração nos estudos, de ficarem atentos às aulas, ou em absorver conhecimentos.
Aspen – Para aqueles que sofrem de medos inexplicáveis e sem razão lógica aparente. Muitas vezes esses temores são fundamentados em crenças religiosas, superstições ou pressentimentos de morte iminente, e acontecimentos negativos. Em casos extremos chegam a crer na proximidade de catástrofes. Esses sintomas são acompanhados de reações vegetativas como tremores, suores... Também medo do escuro. Atua nos casos de crianças que temem dormir sozinhas e “migram” para a cama dos pais.
Gentian – Para os que se desanimam facilmente. São do tipo que possui baixa tolerância à frustração. Atrasos ou obstáculos ao seu progresso os desencoraja facilmente. Falta garra, entusiasmo e coragem para vencer. É do tipo que se identifica com o fracasso. Este é floral da convalescença e das recaídas nas enfermidades crônicas. Traz entusiasmo e força interior, além de alegria de viver.
Rock Rose – Para as pessoas tomadas por crises de terror e pânico (auxilia no tratamento da síndrome do pânico). Perda do controle pessoal. Remédio emergencial para casos aparentemente sem esperança. Quando surgem acidentes ou doenças repentinas. Para pesadelos e o terror noturno das crianças.
Mustard – Depressão profunda que vai e vai sem explicação aparente. São pessoas que estão expostas a períodos de tristeza como se uma nuvem negra os encobrisse tirando toda a alegria e vontade de viver. Age bem nas depressões constitucionais (endógenas), e naquelas que vem e vão em determinados períodos. Como no caso de pessoas que se entristecem em dias chuvosos ou sem luz.
Water Violet – Para as pessoas solitárias e muito reservadas, mas que também podem ser muito vaidosas e orgulhosas. Geralmente são indivíduos muito talentosos e independentes, mas que de algum modo se sentem superiores aos outros. Passam a impressão de grande serenidade por um lado, mas por outro lado possuem distância afetiva (não sabem como lidar com suas emoções), e uma grande rigidez mental. Auxilia nas patologias da rigidez como a artrite, reumatismo e nas tensões musculares de todo tipo.


Número 8

Cor – Branco
Elemento – Terra
Planeta – Saturno
Partes do corpo – Dentes e ossos
Órgão – Pele
Mito – Orestes
Personagem dos Quadrinhos - Batman

Florais

Elm – Para pessoas sobrecarregadas de responsabilidades que ocasionalmente se sentem incapazes. Para aqueles que fazem um bom trabalho, mas que desanimam achando que não vão dar conta por acharem que suas tarefas são muito difíceis, ou demasiadas, o que causa dúvidas momentâneas sobre suas capacidades e talentos.
Gorse – Para tratar a desesperança e o desespero extremos. Para aquelas pessoas que acreditam que seu caso não possui mais solução e de que são vítimas de um desígnio fatal. Reagem com indiferença aos tratamentos por não acreditarem em mais nada! A depressão e a falta de vitalidade na expressão, como a lividez, são os indicadores mais comuns. Quando aplicada no início a essência traz para a pessoa uma perspectiva mais positiva e esperançosa com relação à vida ou à sua enfermidade. Traz força interior para superar a doença.
Sweet Chestnut – Essa essência trabalha a angústia extrema. Para aqueles que esgotaram todas as possibilidades de solução de uma situação ou problema e não acertaram o caminho para superar as suas dificuldades. Este floral difere do anterior (Gorse) por ter explorado todas as perspectivas, enquanto o tipo Gorse desiste sem tentar mais possibilidades! Para aqueles que sentem que de fato chegaram ao fim da linha, seu desespero e exaustão são gritantes! Este floral ajuda a manter a serenidade interior e o autocontrole. Ajuda a perceber que as soluções podem surgir dos lugares e situações mais inesperados.
Vine – Um líder dominador e inflexível. Quer ser obedecido por aqueles que dependem dele de algum modo. É rápido nas ações e bom em situações de emergência. São aparentemente seguros e muito confiantes de si. Internamente, porém, são pessoas muito solitárias e inseguras. Sofrem de hipertensão e problemas na coluna.
Beech – Intolerância. Para as pessoas que sofrem com as fraquezas e limitações alheias. Os pequenos hábitos e idiossincrasias dos outros a irritam muito. Não suportam ruídos. Peito braços, mandíbula e cabeça estão sempre tensos. Possuem altos ideais, opinião forte e grande apego às suas opiniões. Não são do tipo que querem convencer os outros, mas não entendem que possam pensar diferente dele.


Número 9

Cor – Carmesim
Elemento – Fogo
Planeta – Marte
Parte do corpo – Sistema excretor
Órgãos – Reprodutores
Mito – Triptólemo
Personagem dos Quadrinhos – Lanterna Verde

Florais

Impatiens – Irritabilidade, para pessoas de ritmo acelerado devido à tensão mental e física e com pouco, ou nenhuma paciência para pessoas de ritmos menos acelerados que os dela. Traz irritabilidade, problemas digestivos, cãibras, contraturas musculares, insônia. Tem urgência em fazer as coisas, não sabe esperar e nem delegar tarefas. Perturba-se com pessoas lentas e acaba concluindo, irritadamente, suas tarefas. *No caso do 9 há uma irritação com pessoas que não se envolvem com a mesma paixão que ele nos empreendimentos.
Cherry Plum – Para o medo de perder o controle e magoar alguém. De fazer algo terrível para os outros, ou para si mesmo.  Medo de perder o controle e enlouquecer também são sentimentos que esta essência trabalha! Este é um momento de irracionalidade e desespero onde o indivíduo só consegue ver saídas prejudiciais ou violentas para sua angústia como suicídio, loucura ou homicídio. A essência ajuda a acalmar esses sentimentos, trazendo tranquilidade e centramento enquanto se procura algum tratamento com acompanhamento, e efetividade.
Oak – Para pessoas que estão em falta de sintonia com seu próprio organismo e não conseguem perceber qual o momento de descansar, repor as forças, ou parar uma atividade. Trabalham sem parar e ocultam o cansaço. São pessoas que precisam tomar conta de seus limites para não entrarem em colapso. Tensões nos ombros e pescoço. **No caso do 9 o alto idealismo desse número faz com que seus nativos ignorem seus limites.


Outros Florais

Crab Apple – É um floral de limpeza energética, que também funciona como um antídoto para processos infecciosos locais ou gerais. É um antibiótico natural do sistema Bach de tratamento. Para sentimento de vergonha, baixa autoestima e nojo de si mesmo. Para aqueles indivíduos com mania de limpeza que estão sempre lavando as mãos, limpando tudo e sentindo cheiros estranhos em si, nos outros ou nos ambientes. Não suportam a “sujeira dos outros”. Esta essência é um purificador de feridas físicas e psíquicas, e de ideias fixas e obsessivas sobre impurezas na percepção da vida. Serve também no tratamento de patologias da pele, seja crônicas ou agudas.
Hornbeam – Para indivíduos que já se sentem cansados ao despertar, no começo do dia antes mesmo das lidas diárias. Para os lentos ao despertar pela manhã, e para quem isso é especialmente penoso quando há tarefas a cumprir. Sentem que é mais fácil ficar deitado desistindo de começar, ou buscar outra distração. O indivíduo não se sente capaz e levar adiante as demandas do dia. Há desgaste e fadiga, mental e física, quase como uma constante na vida dessas pessoas, mas que reside mais no nível da consciência. Basta dar início às atividades que o cansaço desaparece.
Mimulus – Trata os medos reconhecíveis do dia a dia, como medo de contrair doenças, medo de animais, da morte, da pobreza, de sentir dor, da solidão, de sofrer acidentes, de falar em público, de multidões, etc. Atua no tratamento de fobias e de seus sintomas como inibição, tensão, suor nas mãos ou no rosto, gagueira, rubor, mudez... Traz coragem, centramento e força interior.
Olive – Total esgotamento físico e mental. Para aqueles para quem o esgotamento e o cansaço físico chegaram a tal ponto, que não se sentem capazes de fazer mais absolutamente nada! Nem mesmo as coisas que lhe davam mais prazer. Ao contrário do que ocorre com o tipo Hornbeam, o cansaço é real e decorrente de um intenso ou continuado sofrimento físico e mental que exauriu as forças do indivíduo. Como no caso de crises profundas na vida pessoal ou material que exigiram esforço e empenho contínuos, divórcios, e desastres naturais ou guerras (como no caso de refugiados ou sobreviventes dessas catástrofes). Essa essência reenergiza e empodera as forças vitais e a consciência do indivíduo.
Star of Bethlehem  Essência floral usada para recuperação de períodos pós-traumáticos como perdas, acidentes, ajudando ao sentimento de vazio e luto às separações ou morte de entes queridos. Traz alívio para os momento de muita angústia e sentimento de desamparo. Serve para pessoas que após um acidente, por exemplo, ficam com medo inexplicável e presistente de que algo terrível aconteça de novo. E também para aquele que após uma perda se recusam a serem consolados. 



Rescue Remedy

Rescue é uma fórmula composta por cinco florais: Rock Rose – Que dá coragem para enfrentar as crises da vida, e ajuda em sangramentos. Impatiens – Traz calma e centramento até que venha o socorro, ou se encontre ajuda apropriada. Cherry Plum – Para trazer lucidez e autocontrole em momentos difíceis. Star of Bethlehem – Cicatrização e recuperação de traumas e choques físicos e emocionais. E, por fim, Clematis – para nos mantermos em alerta e despertos para auxiliar na recuperação, ou na hora de um acidente. Está fórmula é recomendada para todo o tipo de emergências, como acidentes físicos, ou em crises emocionais de todo tipo.  Acidentes domésticos, surtos de pânico noturno em crianças, crises nervosas, discussões, e até em acidentes de carro, quedas e fraturas. Evita também as somatizações decorrentes desses eventos. Auxilia também nos chamados sofrimentos antecipatórios, como exames, cirurgias, espera de respostas em seleção e emprego ou universidade, etc. É um valioso paliativo até que chegue ajuda adequada. Auxilia também em casos mais complexos como padrões kármicos ou de infância muito arraigados, e de padrões de negatividade profundamente introjetados na psique que precisam de tratamentos mais sistêmico. 

Leia também: O Arquétipo do Herói 

Livros que há para ler:

Numerologia, Carma e Transformação
De: Anny Luz. Editora Madras. São Paulo, 2008.

Simbolismo e o Significado dos Números
De: Hajo Banzhaf. Editora Pensamento. São Paulo, 2009.