quinta-feira, 2 de junho de 2011

O número 8

A Cifra do Equilíbrio

O número 8 representa o equilíbrio em essência, sua forma lembra dois círculos, apoiados um sobre o outro, em perfeita simetria. Esse número possui como raiz cúbica o 2, símbolo da sensibilidade, diplomacia e conciliação, que no 8 são elevados à inteligência administrativa e à força da autoridade sutil. Ele se eleva para além da organização prática do 4, olha as coisas em perspectiva evolutiva sempre levando em consideração a atuação do tempo e as consequências das escolhas realizadas. É o número que representa a responsabilidade e que traz em si o significado do desenvolvimento em todos os sentidos. A palavra desenvolvimento significa literalmente "deixar de envolver-se com...". Isso reflete a força intrínseca da existência que está sempre mudando para evoluir. O apego à estabilidade leva à estagnação e ao infortúnio.
Visto horizontalmente o 8 transforma-se na leminiscata, o símbolo matemático do infinito. As leis e a ordem cósmica são representados por essa cifra. O planeta Saturno vibra dentro das qualidades do 8. Na mitologia Saturno era um rei-deus que temendo uma profecia que dizia que um dos seus filhos o sucederia como o novo rei dos deuses, passa a devorar cada um dos seus rebentos, até que Júpiter, ocultado pela mãe, sobrevive e o destrona! O 8 também pode padecer por essa ânsia por poder e estabilidade que geralmente são o caminho certo para a sua derrocada.
O oitavo arcano do tarot, A Justiça, nos ensina  de que o equilíbrio é uma ação racional, e não necessariamente natural, que requer observação constante. Já o oitavo signo do Zodíaco, Escorpião, emana esse desejo por poder e influência do 8 e entende que a política, o dinheiro, a magia e a sexualidade são os caminhos mais sedutores e eficazes para se atingir o que se quer, ao mesmo tempo que são os meios pelos quais se pode comungar com algo maior e transcendente. Uma verdade superior.

4 comentários: