quinta-feira, 14 de abril de 2022

Porto Alegre - Um Estudo Numerológico

 

O Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção
ou simplesmente por Redenção,
é o parque mais tradicional e popular da cidade.

Fundada em 26 de março de 1772 Porto Alegre, a capital dos gaúchos, completou em 2022 seus 250 anos! Achei que minha cidade natal merecia um estudo numerológico para que sua identidade ficasse mais clara aos visitantes, ou aos curiosos que ainda querem conhecê-la. Pois bem, sua motivação 5, resultante das vogais do seu nome, escondem a natureza transgressora de seus habitantes. Os movimentos contraculturais na cidade são intensos e diversificados, infelizmente descambam algumas vezes para a depredação do nosso patrimônio histórico, com pichações que tem aumentado nesses tempos de militância ideológica exagerada! Vale lembrar que foi na nossa cidade que nasceu o Fórum Social Mundial, e que muitas bandas de rock alternativo dos 80 e 90 saíram das garagens de Porto Alegre para tomar conta do Brasil, como TNT, DeFalla, Garotos da Rua, Os Replicantes, Engenheiros do Havaii, Nenhum de Nós entre outras... Esse número de motivação se contrapõe de modo direto com o número de caráter, que resulta da soma de todas as letras do nome da cidade. 

No bairro Moinhos de Vento ficam os jardins da Estação de
Tratamento de Água (o DMAE) da cidade,
com seu lindo prédio histórico é uma de
suas mais belas atrações turísticas.

O 6 é um número conservador, familiar e profundamente ligado às suas tradições. Como capital dos gaúchos a cidade possui inúmeros CTGs, que para quem não sabe são os Centros de Tradição Gaúcha, onde se ensinam as danças típicas do estado, seus modos, vestimentas, comidas e cultura que inclui o seu cancioneiro e poesia típica. Os muitos grupos de preservação do patrimônio histórico-cultural da cidade também são exemplos da influência do 6 como regente da cidade.

E entre o 5 transgressor e o 6 conservador há o número de personalidade 1, que resulta da soma de todas as consoantes do seu nome. O 1 traz impulso e um viés para a inovação. Foi em Porto Alegre que em 7 de junho de 2000 que a justiça reconheceu o direito de parceiros do mesmo sexo de receberam pensão por morte, a primeira do gênero no Brasil! Essa ação, juntamente com outra de mesma natureza, agora fazem parte do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criado em 1992 para identificar os documentos que tenham valor de patrimônio da humanidade. Também saiu daqui a primeira Miss Brasil negra da história, a porto-alegrense Deise Nunes ganhou o título em 1986. Um dos principais compositores musicais do país, que também era um negro destacado na cultura brasileira, Lupicínio Rodrigues (1914/1974) nunca morou fora de Porto Alegre, e nunca se afastou por muito tempo da sua cidade natal. Como vemos a inovação do 1 estimula a transgressão das regras pré-estabelecidas ou socialmente impostas, coisa que o 5 adora! 

O Vila Flores é um espaço que tem diversas funções, entre elas atividades
socioculturais, um espaço para artistas divulgarem
o seu trabalho e, em breve, terá apartamentos
com moradia temporária, além de lojas, cafeteria e memorial. 

Por outro lado, a reserva dos círculos sociais do 6 acaba de modo estranho também sendo estimulado pela personalidade 1 da cidade. O 1 gosta de individualidade, nesse caso mesmo que seja coletiva... Dentro desse espírito de contracultura o movimento esotérico tem terreno fértil na cidade. O atual presidente da Sociedade Teosófica do Brasil, Ricardo Lindemann, é porto-alegrense. E foi em Porto Alegre que viveu e morreu Emma Costet de Mascheville, nascida na Alemanha em 10/02/1903 faleceu na nossa cidade em 27/12/1980. Foi aqui se tornou mestra de afamados astrólogos que fazem sucesso até hoje em todo país, como Antonio Bola Harres, o Bola, e Claudia Lisboa. A pedra angular 7, número da letra “P” do seu nome, confere ainda mais pendores esotéricos e ocultos para sua natureza por um lado, mas mais introspecção e reserva por outro. Da mesma forma o número de instinto 6, da sua primeira vogal “O”, acentua os traços tanto de conservadorismo, quanto de apreço pela própria história e pela natureza. Porto Alegre é a segunda capital mais arborizada do país!

O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Madre de Deus
é um pequeno templo católico localizado no topo do morro Teresópolis.

O caminho de vida 1 da cidade (2+6+3+1+7+7+2 = 28 = 2+8 = 10 = 1+0 =1) revela bem o antagonismo de todo caminho de vida que tem explicação na teoria do Karma. Nesse caso o Karma coletivo de seus habitantes. Dentro do olhar da Numerologia Kármica sempre há uma resistência em se abraçar a proposta do número de caminho de vida da presente encarnação, assim sendo quem nasce com um caminho de vida 2 tende a se portar como alguém com caminho de vida 1. Ou seja, não se importa de andar sozinho e de tomar as iniciativas, ao invés de contar com os outros e trabalhar em ações conjuntas como pede o seu número regente, esse tipo de antagonismo também aparece na Astrologia com o simbolismo dos Nodos Norte e Sul. A jornada dentro dos números de caminho de vida seguiriam assim uma evolução aritmética. Por essa perspectiva o caminho vida 1 da cidade faria com que seus habitantes agissem como o número anterior ao 1, o idealista número 9, na visão circular dos números. A inovação e a tomada de dianteira dos gaúchos seria sempre no sentido de se erguer bandeiras de causas sociais ou culturais, alimentando ainda mais o espírito contraventor do 5. Uma interessante característica política da cidade é ter, por inúmeras vezes, um prefeito em oposição ao governo estadual ou federal. Também está entre as capitais que mais vezes teve partidos de esquerda no poder! Sim, somos complexos, mas viver aqui compensa!

Uma Polêmica astrológica

O fundador da cidade foi Jerônimo de Ornelas, que recebeu a sesmaria instalada no morro de Sant’Ana, que viria então a ser a cidade Porto Alegre em 5 de novembro de 1740! Assim sendo a capital gaúcha não seria ariana, mas sim escorpiana... Sinceramente eu a percebo bem mais escorpiana com seu povo reservado, quase ensimesmado, e com seus movimentos contraculturais e espirituais ocultados de modo reservado, mas nunca inacessível ou elitizado! Porto Alegre tem um quê de nostalgia aquática afogada nos seus prédios históricos, o que em nada combina com os arroubos eufóricos de Áries. Muitos falam da busca pela novação e o confronto ideológico, que sustentaria uma regência ariana, outros falam na reserva, quase um acanhamento dos porto-alegrenses com essas inovações... Há astrólogos concordam sobre isso, mas há, é claro quem discorde!

Casa de Cultura Mario Quintana, ex hotel Majestic, onde morou por anos
o poeta Mario Quintana. Um espaço cultural com shows e exposições gratuitos,
e também cursos e workshops sem custo ou a custo baixíssimo

O fato que é que a cidade me inspira, é meu lugar, e como já disse um certo alegretense que adotou Porto Alegre como seu lar...


O MAPA

Mario Quintana

 

Olho o mapa da cidade

Como quem examinasse

A anatomia de um corpo...


(E nem que fosse o meu corpo!)

 

Sinto uma dor infinita

Das ruas de Porto Alegre

Onde jamais passarei...

 

Há tanta esquina esquisita,

Tanta nuança de paredes,

Há tanta moça bonita

Nas ruas que não andei

(E há uma rua encantada

Que nem em sonhos sonhei...)

 

Quando eu for, um dia desses,

Poeira ou folha levada

No vento da madrugada,

Serei um pouco do nada

Invisível, delicioso

 

Que faz com que o teu ar

Pareça mais um olhar,

Suave mistério amoroso,

Cidade de meu andar

(Deste já tão longo andar!)

 

E talvez de meu repouso...


Ponte do Recanto Japonês do Parque Farroupilha.

Igreja de Nossa Senhora da Dores, construída em 1813,
é a mais antiga da cidade. 

O Clube Veleiros de Porto Alegre,
Veleiros do Sul (VDS), visto do lago  Guaíba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário