quarta-feira, 3 de abril de 2019

A Natureza de Vênus

Vênus, beleza e fascínio que não se repetem
em sua superfície!

O belo planeta Vênus é o segundo astro mais brilhante nos céus da Terra, depois da nossa Lua. É o primeiro corpo brilhante a surgir nos céus com o cair da noite, e o último a desaparecer com o raiar do dia. Na mitologia dos povos antigos, como os mesopotâmicos, era uma divindade guerreira e agressiva ao amanhecer, e uma outra terna e amorosa ao anoitecer devido as Influências do Sol e da Lua. Foi fonte de muitos mitos e histórias sobre mistério e beleza, e associado à deusa romana do amor e da beleza que lhe empresta seu nome até hoje, Vênus. Entretanto, quando foi visitado pela primeira vez nos anos 70 pela sonda soviética Venera, recebemos fotos da superfície nada amistosa de Vênus, que possui uma temperatura média de 461º C, com ventos arrasadores e sufocantes de cerca de 450 km por hora, uma atmosfera tóxica composta de enxofre e amônia, e uma pressão atmosférica 89 vezes maior que a nossa! Ou seja, um ser humano lá morreria, ou queimado pelo calor, ou esmagado pela pressão, ou asfixiado pelos gases tóxicos, ou ainda arrastado por horas até virar um trapo de carne e ossos. Todo o seu simbolismo mitológico se dá não pelo que acontece na superfície do planeta, mas no decurso de sua órbita. Em sua dança nos céus ele desenha um pentagrama em torno do Sol quando sincronizamos sua órbita com a do planeta Terra. O pentagrama é um antigo símbolo pagão que representa a harmonia e a beleza das coisas, ambas são características associadas a este planeta muito anos antes de se observar este fenômeno. O próprio pentagrama é um símbolo venusiano. 
O número 6, a cifra da beleza e da harmonia, bem como
dos valores morais de preservação social...
Outra coisa interessante sobre Vênus é que sua rotação se dá da direita para a esquerda, ou seja, no sentido contrário dos outros planetas do sistema solar. Isso faz parecer com que ele vem de encontro a seus irmãos celestes, e de fato do ponto de vista astrológico a natureza venusiana considera a perspectiva do outro antes da sua própria. Por isso que na astrologia esse é o astro regente dos sociáveis e amorosos signos de Touro e Libra. No mapa astrológico natal a posição de Vênus revela que valores levamos em conta em nossos relacionamentos e nas pessoas com quem nos relacionamos, bem como o modo de nos relacionarmos, e de vivermos a beleza, a arte e os prazeres da vida. Denota também como se dá nossa relação com o feminino interior, e que moldará, no caso dos homens, a relação com o feminino exterior e as mulheres de um modo geral. No caso das mulheres revela o modelo interno do próprio feminino, e a forma com que ele se expressa no mundo.
Arcano de A Imperatriz III, símbolo
de amor, beleza, fertilidade e prazeres
sensoriais vividos plenamente!
Osho Zen tarot.
No tarot está associado ao arcano de A Imperatriz, que a meu ver é de uma Vênus taurina mais que libriana, já que além de amorosa, sedutora, e gentil é também protetora, apegada ao que possui e ama os prazeres sensoriais da vida. Bem como coisas como moda, culinária, natureza, artes e artesanatos. Na numerologia está associada ao número 6, e este sim engloba bem todas as características venusianas de preocupação com o outro, aconchego, prazer, beleza e arte, mas também de justiça, valores medianos de convivência social e bem estar comum. Tudo isso revela a fascinante conexão que a alma possui com os movimentos celestes, e o modo maravilhoso com que essa conexão se expressa nos símbolos mais profundos do inconsciente humano, bem exemplificados aqui pela simbologia da astrologia, do tarot e da numerologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário