quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Numerologia e Psiquismo...

O simbolismo dos números está presente na
cartomancia tanto quanto em muitas
outras mancias milenares...
Gostamos de pensar na numerologia como um sistema racional de estudo dos temas esotéricos, e de fato, de todos os sistemas simbólicos de autoconhecimento, sondagem do futuro e averiguação de temas do oculto, a numerologia é o mais próximo do homem comum! Não requer cálculos complicados, e pode ser feita em qualquer lugar se valendo apenas de papel e lápis, ou mesmo escrevendo com um graveto na areia, ou com um pedaço de carvão na pedra... Se for mesmo necessário lançar mão desses recursos. Não necessita de um baralho específico como no caso do tarot, nem de complexas tábuas para cálculo como na astrologia. Sua execução é simples e precisa. Além do que sua simbologia não é tão complexa quanto a dos dois sistemas simbólicos antes citados, mas que pode nos proporcionar respostas tão exatas quanto eles!
A cartomante com as cartas
de baralho comum,
um código simbólico
que amplia seu psiquismo.
Com isso, as pessoas que olham de fora veem o numerólogo como um racionalista metódico que sabe exatamente o que os números dizem a respeito da vida e da personalidade das pessoas. Que não há nada de "místico" no seu ofício. Bem, já disse isso uma porção de vezes, e vou repetir de novo: O sistema numeral é altamente místico, haja visto a Cabala (ou Kabbalah), que é todo um código numérico que relaciona o homem ao Universo, e a Deus em sua interação com esses elementos e consequente evolução, e que já foi a espinha dorsal do judaísmo primitivo. O poder dos números é o poder de ser a única coisa criada pelo homem (ou inspirada e ele) que tange o infinito, e quem sabe a Deus! Por isso os sistemas numéricos de origem esotérica não podiam ser anotados, ou seja, registrados, pois não era admissível que fossem repassados a homens comuns, seria a profanação de sua sabedoria, sacralidade e mistério. Claro que todo esse desejo de proteção acabou fazendo com que segredos muito mais profundos, tanto sobre o aspecto esotérico dos números quanto da aplicação da matemática, ficassem nas mãos de poucos e acabassem se perdendo. Portanto, há sim numerólogos que podem experimentar com os números uma abertura de canais psíquicos como intuição profunda, e até mesmo clarividência, ou clariaudiência. Os símbolos muitas vezes servem para abrir o psiquismo nato do sensitivo, porém considero que todo o talento mediúnico natural deva ser temperado com um conhecimento bem consistente da origem, história e aplicação esotérica dos números. Isso definitivamente não atrapalha a vidência de ninguém, pelo contrário! Os dons ou talentos psíquicos, se preferir, são muitas vezes influenciados pelo estado de humor do médium, o que pode comprometer bastante o seu trabalho de canalização das informações captadas do campo energético do cliente. Quanto mais se utilizar do conhecimento dos números, e agregá-los ao trabalho, tanto mais pavimentada será a estrada que leva a decifração das mensagens contidas nos números que cada pessoa carrega em si e que são, em última instância, seu código psíquico. Aos que duvidam que o estudo dos números possa inspirar tanto assim devo lembrar certas mancias milenares que têm todo o seu simbolismo inspirado em números como a cleromancia (adivinhação por dados), a cartomancia (adivinhação através das cartas de baralho comum), e a dominomancia (que é a adivinhação se utilizando das peças de dominó!).
A Cleromancia, a adivinhação por dados, seu uso
foi registrado os entre romanos e os vikings...

Por outro lado não acho que seja, de modo algum, imprescindível que um bom numerólogo tenha quaisquer dons psíquicos para executar um bom trabalho. O que ele precisa sim é de um conhecimento bem estruturado, e de muita prática! Nenhum talento natural, por maior que ele seja dispensa a experiência, não tem jeito! Também vale dizer que os dons da mediunidade podem sim dar maiores detalhamentos, aprofundar certos aspectos, mas não representam necessariamente mais espiritualidade, e muito menos mais maturidade espiritual. Vidência e outros atributos do tipo podem ser muitas vezes armadilhas bem perigosas para que o ego se espraie, e crie os "donos da verdade" que perdem completamente o propósito de libertação que todas as ciências ocultas carregam em si! Este texto procura romper com um duplo preconceito: 1º de que numerólogos não podem ser sensitivos, e 2º que só a mediunidade é um caminho seguro para um trabalho com o mundo dos símbolos! Trata-se apenas de um modo característico de trabalhar, e não de uma vantagem. O importante para o numerólogo, quanto para qualquer intérprete dos símbolos da alma, é ter bem claro qual o propósito do trabalho que ele realiza, o significado que tem para ele mesmo e o que pretende passar para cada pessoa que contata com ele através desse ofício que escolheu para si, seja ele remunerado ou não! Talvez caiba extinguir mais esses dois preconceitos, um de que um trabalho precisa ser cobrado para ser sério, e outro de que por não ser cobrado exige menos comprometimento, de que é uma brincadeira. Você pode brincar com os símbolos, mas eles ignoram isso e sempre respondem ao inconsciente de modo preciso. Lembre-se disso!


PS: Importante ressaltar que indivíduos de grande evolução espiritual acabam desenvolvendo incríveis habilidades psíquicas, destaco apenas que o contrário não é verdadeiro, ou seja, ter mediunidade nem sempre significa que já se atingiu maturidade espiritual...

2 comentários:

  1. Ola! gostei muito deste artigo, muito obrigada, estudo numerologia, e eu tinha essas crenças que vc citou. tenho certa insegurança, por não ter dons mediúnicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A numerologia é o estudo que melhor se aplica aos tipos de pouca sensibilidade intuitiva, muito embora também possa, como busquei esclarecer no texto, ser bem aplicada por pessoas de sensibilidade psíquica/mediúnica. Obrigado por sua participação! Volte sempre!

      Excluir