quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Nova Era - Uma Verdade Inconveniente...


Parece que após ter baixado, por assim dizer, a onda da Nova Era, o que vemos pelo mundo afora é o velho capitalismo tomando conta das coisas novamente. Como consultor holístico há mais de vinte e cinco anos, tenho notado que cada vez mais há um “mercado” holístico onde cada “profissional” procura mostrar suas titulações aos possíveis clientes e alunos para "conquistá-los"! Todo mundo parece muito ocupado e preocupado em se mostrar capacitado a fazer seja lá o que for! Aí acho graça quando um ex-acadêmico de matemática tenta mostrar sua legitimação divulgando essa graduação quando vai lecionar florais, por exemplo. Certa vez convidei uma taróloga amiga minha para falar a uns alunos do meu grupo de estudos sobre sua trajetória e visão sobre o trabalho com o tarot. Tudo ia muito bem até que ela descobriu que pelo menos metade dos alunos presentes eram psicólogos! Imediatamente ela começou a dizer que quase já não jogava mais tarot, ou que pelo menos selecionava muito bem os clientes, porque também havia feito uma formação em psicologia e que estava se dedicando mais ao trabalho clínico. Sendo que ela havia dito um pouco antes que o trabalho com o tarot tinha sido a coisa realmente mágica em sua vida. E que com esse trabalho ela tinha conseguido pagar sua faculdade de psicologia! Que o tarot era um acesso direto à alma das pessoas, e que ela o amava... Bem, foi decepcionante! Em primeiro lugar não há como comparar o trabalho do tarot com o da psicologia! Eles têm funções e atuações diferentes. E se depois de quase, ou mais, de trinta anos jogando tarot ela não sacou isso, então é uma perfeita idiota! Em segundo, o que a capacitou a jogar o tarot não foi a psicologia, ela já fazia isso lindamente muito tempo antes! O tarot é que lhe abriu as portas da percepção ao inconsciente das pessoas. Da mesma forma que não foi o curso de matemática que formou o terapeuta-professor de florais, mas uma outra coisa que veio depois, uma outra perspectiva da vida que o fez deixar a matemática e adentrar na terapia floral!

Milhares de pessoas comemoram 
a entrada do solstício de verão 
em Stonehenge (foto Washington Post).
Acho que tá mais do que na hora dos “profissionais” holísticos lembrarem que começaram tudo isso sendo apenas buscadores espirituais. Tá mais do que na hora de o “mercado” voltar a ser apenas um movimento humano pelo desenvolvimento espiritual e planetário que não precisa de associações, sindicatos, nem carteirinha! Esse sistema é podre, corrupto e mostrou mais de uma vez que não funciona! Com ninguém! Tá mais do que na hora de assumir, ou “se ligar” que esse papo de “garantir bons profissionais” é que atrai um monte de larápios carreiristas que vão se cercar de todos os títulos e graduações para explorar as pessoas. Ah, mas aí é que o sindicado entra (me dirão alguns)! É mesmo? Quantas vezes alguém viu o sindicato dos médicos ou advogados defender uma vítima de algum advogado ou médico corrupto? O que se vê é a policia tomando uma atitude, prendendo, processando. E nos casos mais graves, como estelionatos ou estupros, é que seus sindicatos ou associações caçam o registro desses profissionais e cancelam suas carteirinhas. O que cá entre nós é muito mais uma medida de autoproteção do que qualquer outra coisa! É esse corporativismo imundo que pretendemos? O mundo já não está cheio disso em mais de um sentido?

Precisamos estabelecer outra relação com a natureza
(foto do sagrado lago Baikal na Sibéria).

O que nós precisamos é de mais sinceridade, que é uma coisa que nenhum curso oferece! Precisamos de idealistas, pessoas realmente engajadas em fazer a diferença na vida de outras pessoas e na relação da humanidade com este planeta! Não precisamos de tarólogos ou astrólogos que façam promessas vazias do tipo “em junho tudo vai mudar e você será muito feliz!”. Nem de numerólogos que transformem nativos de qualquer número num 8 “para ter sucesso na vida!”. E muito menos de curadores e xamãs que vendam “sorte no amor” com a retirada de maus espíritos. Temos de ajudar a Terra a sair do delírio infantil da humanidade! Precisamos crescer em todos os sentidos! 
Precisamos de tarólogos e astrólogos que sejam claros em propor reflexões mais profundas sobre a vida, que ensinem que o futuro é uma escolha que fazemos no presente e que as respostas fáceis são bem raras. Precisamos de numerólogos que auxiliem as pessoas a encontrar o seu propósito existencial através do autoconhecimento e da alquimia dos números! Queremos curadores e xamãs que sejam aquilo que nasceram para ser, a ponte entre o mundo físico e espiritual para ampliar a percepção sobre vida e a natureza dessa humanidade cada vez mais urbana, predatória e consumista! Mas veja bem, as viradas de sorte existem, bem como o direito ao sucesso na vida e o encontro do amor. Porém, isso faz parte de um processo que só é pleno quando é livre de ilusões e condicionamentos, e ninguém se livra disso sem muito trabalho interior!

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário