"Quando se fala em numerologia, existem pessoas que dizem: "eu não acredito nisso..." Ah Santo desconhecimento! A numerologia é tão antiga quanto o primeiro be-a-bá da história. Isto porque a humanidade foi alfabetizada há cerca de 12 mil anos a.C. quando Henoch (rei dos pastores) ensinou aos hebreus o primeiro alfabeto, formado por 22 letras e 22 figuras, todas oriundas dos hieróglifos. Como se sabe, os hieróglifos egípcios serviram de ponto de partida a todos os alfabetos conhecidos e deles surgiram os três troncos em que estão divididas as famílias dos idiomas da antiguidade e da atualidade. São eles: o semítico, o europeu e o hinduhonienita. Mais tarde é que foram criadas (pelo mesmo sábio) mais 56 letras e figuras, perfazendo um total de 78, de acordo com a linguagem de outros povos do oriente. Mas todas, originárias dos hieróglifos.
Daí em diante, e com o correr dos tempos, cada povo foi criando a sua linguagem e escrita - escrever é materializar a expressão vocal - fazendo suas regras gramaticais, até nossos dias.
Esse conhecimento era passado de pai para filho, de boca a ouvido, que o povo judeu chamou de Cabala. E esta é, traduzida, sabedoria cifrada e transmitida. Cifrada porque as letras de todos os alfabetos são associadas aos 10 números básicos de zero à nove - sendo que o zero não é um número, pois à esquerda não tem valor e a direita é um multiplicativo. Coube ä Pitágoras, sábio grego que nasceu em Samos no ano 580 a.C. decodificar a Cabala, que para os povos fora do judaísmo tomou o nome de numerologia.
E esta é uma ciência, razão pela qual não é necessário acreditar, basta entendê-la...
É pois, uma ciência para ajudar o homem em sua trajetória pela vida servindo de parâmetro para se encontrar rumos melhores, boa saúde, sucesso, bom caráter, etc. Tanto é verdade que o melhor presente que os pais dão à um filho é o nome, pela numerologia."
José Antônio Matzembacher - jornalista e numerólogo.
Jornal Em Aquarius, Porto Alegre, outubro de 2000.
*Achei esse texto revirando antigos armários de livros e papéis, onde encontrei esta edição impressa deste jornal onde participei por anos, tanto como colunista quanto como membro do conselho editorial. José Matzembacher é autor de um dos livros que indico a todos os neófitos da numerologia: Numerologia - O Segredo da Vida. Verdadeira lenda do estudo dos números no meu estado, muitos foram os relatos elogiosos que ouvi sobre as suas interpretações dos numeroscópios pessoais de inúmeros clientes e amigos. Tive um breve encontro com ele depois de uma entrevista que dei num programa chamado Panorama, uma produção regional da antiga TVE em 1992. Nunca mais tive outra oportunidade, deixo aqui esse registro e todo meu respeito.