quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Qual a Diferença entre a Numerologia Pitagórica, a Cabalística e a Caldeia?

A numerologia Pitagórica é baseada no conceito simbólico dos números segundo o sábio Pitágoras, e nas inúmeras reverberações que suas reflexões sobre a natureza dos números criou em pensadores como Filolau, Novalis e Koestler. Por isso há quem negue a numerologia Pitagórica alegando que ela não foi criada pelo grande filósofo e matemático grego do século VI A/C, e de fato não foi. Mas está amplamente apoiada em sua visão sobre os números como um Universo simbólico que representa todas as manifestações da natureza, e também do destino humano. Dos três sistemas numerológicos é o que melhor de adapta à modernidade. Sua aplicação consiste apenas nas posições das letras do nome, em seu valor numérico e no significado de suas qualidades simbólicas! Coisa bem diferente se dá com a numerologia Cabalística que, antes de qualquer coisa, é uma tabela fonética. Meu nome, por exemplo, se você pronunciar Jaime com o “A” aberto como se tivesse acento agudo Jáime, isso terá um valor numérico diferente se pronunciasse como se tivesse acento circunflexo, Jâime. O que é potencialmente complicado no caso de uma mudança de nome ou alteração de assinatura! Você pode pronunciar seu nome corretamente, mas como conseguir que o resto do mundo o faça? Isso com certeza dificulta em muito que se obtenha com mais rapidez e eficiência os benefícios da alteração proposta. 
Por fim a numerologia Caldeia é a mais antiga de todas, anterior mesmo a dos hebreus. Resquícios de sua prática sobrevivem na Índia, onde todo numerólogo é também um astrólogo, e vice versa. Está profundamente inserida na prática da astrologia védica, ou sideral (ayanamsa). Sua relação entre letras e números vai somente até o 8, pois o 9 é considerado de tal forma sagrado que não pode ser representado com frequência, e quem o possui no mapa teria uma missão para com a humanidade.
Em termos filosóficos poderíamos dizer que a numerologia Pitagórica trabalha mais a consciência do homem e sua interação com o mundo e o resto da humanidade. A Cabalística a relação homem, natureza, divindade, e a Caldeia a relação do homem com seu destino (Karma) e o cumprimento do seu propósito de vida. Como podemos ver todas as três possuem informações valiosas para o autoconhecimento e o entendimento da vida humana. Recomendo que você faça seu mapa com cada uma dessas abordagens se tiver essa oportunidade. Pela diferença de relação entre letras e números de cada tabela, os valores do seu mapa mudarão significativamente. Não se apegue a isso! Os números são apenas guias para que você encontre sua realização pessoal mais profunda, e não um bem material ao qual deva se apegar. O mesmo acontece, por exemplo, na astrologia topocêntrica que é feita no ocidente, com relação à astrologia sideral praticada no oriente. O signo solar e os demais signos correspondentes aos planetas que compõem o mapa mudam entre uma e outra... E isso de fato não importa! Você não é um signo ou um número, você o “está” por esta existência. Eu não sou um virginiano, eu estou virginiano! Eu não sou um 6, eu estou um 6! Simples assim.