terça-feira, 18 de outubro de 2011

Nova Era - A Revolução Silenciosa

A Nova Era basicamente se trata de um período astrológico que se repete a cada 2.500 anos. A presente era é regida pelo signo de Aquário e teria tido seu início com o alvorecer do período renascentista. Cada um desses períodos ou eras astrológicas carrega as características do seu signo regente. O termo ganhou mesmo força a partir dos anos 60 com o movimento hippie. A juventude da época criou o slogan paz e amor e iniciou um movimento que resumia todo o pensamento da Nova Era aquariana. Mas afinal que valores ou conceitos são estes? Eles ainda se aplicam aos nossos tempos? Como? Bem, o signo de Aquário é por definição um signo de síntese. O que torna nossos tempos um santuário de encontros entre o passado e o presente, o espiritual e o científico, o concreto e o abstrato, e assim por diante! Todas estas manifestações e renovações são perceptíveis em muitos campos do interesse humano. Na arte houve a perda da forma exata do realismo para o surrealismo e o cubismo, por exemplo. Na política o conceito de democracia foi expandida para o indivíduo e suas liberdades. Minorias ganhando voz e direitos sociais (homossexuais, negros, e grupos raciais e religiosos minoritários como um todo). Aliás, Aquário é o signo da liberdade e da ousadia! O experimentalismo também é uma característica dessa era, e vimos nascer o conceito de que certo é o que dá certo bem como um incentivo para a multiplicidade de experiências e vivências!
O signo de Aquário, regente da Nova Era, 
e dos próximos 2.000 anos.
E na espiritualidade humana, o que mudou? Podemos afirmar que quase tudo! Antigas religiões ancestrais (wicca e xamanismo) voltam com toda a força, e mesmo as religiões oficiais mudam sua forma de pregação (Entre os católicos nascem os carismáticos e entre os evangélicos os pastores eletrônicos da tevê). Renovação é a palavra chave. O ponto mais forte da espiritualidade na Nova Era é uma universalização do pensamento religioso. De repente há uma ideia amplamente difundida de que a verdade está em todas as religiões e em nenhuma especificamente. Nasce o conceito de holismo, palavra grega que significa todo e que teve seu início no interesse da juventude transviada dos anos 60 pelas religiões orientais e na integração corpo-mente-espírito.
Muitas vezes a Nova Era é chamada de a revolução silenciosa porque sua influência cresce com uma penetração cada vez maior sem ter a sua frente nenhum líder específico, mas muitos devotados consultores, professores e palestrantes. Estes, por sua vez, também foram sendo influenciados por outros servidores da luz (como são chamados os new agers) que são aqueles que perseguem os ideais da Nova Era. A Era Dourada ou Nova Era é antes de tudo uma renovação espiritual que pretende integrar a humanidade e todas as suas expressões. Por ter um cunho profundamente místico todas as mudanças propostas passam por uma revisão e transformação a partir de dentro. O que a torna totalmente diferente de todas as outras eras astrológicas, onde as mudanças externas foram a tônica das mudanças. A Era de Peixes, por exemplo, foi das grandes navegações portuguesas, espanholas e britânicas, a de Áries foi dos grandes impérios bélicos, como os romanos, os persas e os gregos. A tecnologia é um atributo de Aquário, e vemos que toda essa técnica nasce com o objetivo humanitário de unir povos e culturas dos mais variados lugares do mundo, e auxiliar o homem a responder perguntas muito antigas como: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”. Aquário é um signo de ar, e o homem desenvolveu a aviação, a ciência espacial e se lançou ao cosmo. E, dentro do afã aquariano por liberdade e autonomia, mapeou seu próprio genoma com o intuito de não mais se tornar uma vítima dos caprichos da natureza, vencendo doenças e deformidades genéticas
O comunitário e o social ganharam peso e força. Nunca a solidariedade desenvolveu-se de modo tão organizado, maciço e até institucionalizado! Junto com a visão de todo humanitário nasce o todo planetário, e a ecologia que era um assunto de bicho grilo dos anos 60 e 70, virou uma urgência global! Mas como eu disse anteriormente, a revolução aquariana é uma revolução espiritual por excelência! Nasceu do profundo vazio existencial de nossa sociedade materialista e permeou com sua visão holística tudo quanto possa se imaginar! Quem diria a quarenta anos atrás que psiquiatras e médicos pesquisariam sobre a reencarnação considerando-a uma possibilidade científica?... Quais são as características principais das novas propostas inseridas no bojo da Nova Era? Aqui estão algumas:
1º) Retomada do animismo, ou seja, a certeza de que tudo possui vida e ou algum tipo de consciência e que está evoluindo. Por esse motivo deve ser respeitado em sua dignidade. Seja animal, vegetal ou mineral! Essa percepção mais ampla da vida sustenta a defesa dos direitos dos animais e a alimentação vegetariana.

2º) A busca por novos níveis de consciência para além da racionalidade acadêmica. A valorização do processo intuitivo e a exploração dos recursos de percepção extra sensorial como clarividência e clariaudiência. Também a popularização da meditação, como na yôga e no zen budismo. Cresce o interesse nos estados de transe naturais, ou induzidos por ervas mágicas como o ayhuasca, que são resgatados.

3º) A integração com a natureza. Volta a percepção profunda de que homem e natureza são uma coisa só, e que é uma obrigação da humanidade preservá-la para as gerações futuras. Retomou-se também a prática das curas naturais feitas com ervas e chás (Fitoterapia), óleos essenciais (Aromaterapia), princípios ativos (Homeopatia) ou de consciência (Terapia Floral) e pelo poder amplificador da energia com as pedras (Cristaloterapia).

O homem volta-se para a natureza. 
(Na foto a Taiga siberiana, a maior floresta do mundo).
  
4º) A valorização da linguagem subjetiva dos símbolos como uma forma de acesso às profundezas da alma humana. A Astrologia, o Tarot, o I Ching, a Cabala, a Numerologia e a mitologia, bem como outras formas oraculares e simbólicas de autoconhecimento, se avolumam no interesse da cultura moderna. Surgem consultores e professores que trabalham, inclusive, para grandes corporações empresariais!

5º) A percepção de outros campos de energia mais sutis no corpo físico e a profunda relação entre esses campos energéticos e a saúde tanto física quanto psicológica do ser humano. Aparecem muitos curadores naturais que se utilizam da imposição das mãos e de outras formas de cura e, pela primeira vez, surgem técnicas de cura acessíveis ao homem comum, como o Reiki, Johrei, etc. O estudo de diagnósticos através da aura (Fotos Kirlian) e dos chakras ganham grande impulso.

6º) As religiões naturais retornam com toda a força. Muito embora o preconceito ainda seja grande, bruxas, bruxos e xamãs retomam suas práticas espirituais com muitos adeptos no mundo todo! As religiões oficiais ainda são a base da formação espiritual, mas não se sustentam no processo de evolução da maioria dos indivíduos.

7º) A espiritualidade não mais se resume ao temor a Deus dentro do antigos conceitos religiosos, mas sim a uma compreensão do real significado da existência  e o contato com o aspecto transcendente da vida. Cresce também o conceito gnóstico de que Deus está dentro de cada um e que uma conexão com ele torna possível mudar a realidade física e material, curando, inclusive, doenças.

8º) A comunicação, forte característica dos signos de ar, se amplia para outras dimensões. Surge a transcomunicação (Comunicação com os mortos através de aparelhos eletrônicos de áudio e vídeo) e canalizadores que se comunicam com seres espirituais superiores, como Mestres ascensionados (Mestres Saint Germain, Kutumi etc) seres intergalácticos (Kryon, Ashtar, Sheran...) e até animais, como golfinhos e baleias.

O renascimento do sagrado feminino.

9º) O feminino espiritual surge com grande força. Esse movimento se caracteriza por uma abordagem mais suave e interior e menos intelectualizada da vida. As relações, a expressão afetiva, o prazer e a beleza como formas de engrandecimento e evolução da alma, bem como o respeito à diversidade são as tônicas desse movimento apoiado nas características do feminino universal. O culto a Deusa dos ritos ancestrais também retorna com toda a força em todas as suas expressões.

10º) A arte ganha conotações muito maiores do que no passado, o artista passa a ver o seu trabalho como uma forma de levar as pessoas à reflexão e introspecção transcendente. Nasce a new age art and music que expressa as percepções espirituais do artista. Na música aparecem nomes como Enya no cenário mundial e Aurio Corra no Brasil. *1 Nas artes plásticas destaca-se o trabalho monumental de Niki de Saint Phalle e seu belíssimo Tarot Garden, um parque temático localizado na região da Toscana, com vinte e duas esculturas inspiradas nos arcanos maiores do tarot com o objetivo de criar uma vivência arquetípica.
A Sombra

É claro que nem tudo são flores! Como todos os demais signos astrológicos, Aquário possui coisas que devem ser observadas. Ao não realizar o seu poder de síntese de tudo o que já foi visto com o que se pretende para a nova vida na Terra no futuro, ficamos só com os aspectos racionais e corporativos desse signo. Vemos que a ciência assume cada vez o papel do grande inquisidor dizendo no que devemos ou não crer. Os grupos da mais variadas origens se organizam na defesa dos seus direitos, mas também para a destruição! Ressurge o nazismo, o racismo e homofobia em movimentos organizados. Vemos também o florescer do vício tecnológico que afasta cada vez mais os homens uns dos outros e do planeta onde vivem e produz uma quantidade notável de lixo que envenena o solo. A massificação da cultura, onde modismos vão e vem sem acrescentar nada à sociedade, e a banalização das reações instintivas, como o sexo e a violência, que são vendidos como um produto ou uma atração muito popular sob o pretexto da liberdade de expressão... E assim por diante!
O importante é que nos conectemos com as boas vibrações aquarianas para deixar para nossos descendentes não só um mundo melhor, mas também engatilhado o próximo passo na evolução humana.

*1  Conheça o lindo trabalho de
Niki de Saint Phalle, o Tarot Garden