quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Qual a Diferença entre a Numerologia Pitagórica, a Cabalística e a Caldeia?

A numerologia Pitagórica é baseada no conceito simbólico dos números segundo o sábio Pitágoras, e nas inúmeras reverberações que suas reflexões sobre a natureza dos números criou em pensadores como Filolau, Novalis e Koestler. Por isso há quem negue a numerologia Pitagórica alegando que ela não foi criada pelo grande filósofo e matemático grego do século VI A/C, e de fato não foi. Mas está amplamente apoiada em sua visão sobre os números como um Universo simbólico que representa todas as manifestações da natureza, e também do destino humano. Dos três sistemas numerológicos é o que melhor de adapta à modernidade. Sua aplicação consiste apenas nas posições das letras do nome, em seu valor numérico e no significado de suas qualidades simbólicas! Coisa bem diferente se dá com a numerologia Cabalística que, antes de qualquer coisa, é uma tabela fonética. Meu nome, por exemplo, se você pronunciar Jaime com o “A” aberto como se tivesse acento agudo Jáime, isso terá um valor numérico diferente se pronunciasse como se tivesse acento circunflexo, Jâime. O que é potencialmente complicado no caso de uma mudança de nome ou alteração de assinatura! Você pode pronunciar seu nome corretamente, mas como conseguir que o resto do mundo o faça? Isso com certeza dificulta em muito que se obtenha com mais rapidez e eficiência os benefícios da alteração proposta. 
Por fim a numerologia Caldeia é a mais antiga de todas, anterior mesmo a dos hebreus. Resquícios de sua prática sobrevivem na Índia, onde todo numerólogo é também um astrólogo, e vice versa. Está profundamente inserida na prática da astrologia védica, ou sideral (ayanamsa). Sua relação entre letras e números vai somente até o 8, pois o 9 é considerado de tal forma sagrado que não pode ser representado com frequência, e quem o possui no mapa teria uma missão para com a humanidade.
Em termos filosóficos poderíamos dizer que a numerologia Pitagórica trabalha mais a consciência do homem e sua interação com o mundo e o resto da humanidade. A Cabalística a relação homem, natureza, divindade, e a Caldeia a relação do homem com seu destino (Karma) e o cumprimento do seu propósito de vida. Como podemos ver todas as três possuem informações valiosas para o autoconhecimento e o entendimento da vida humana. Recomendo que você faça seu mapa com cada uma dessas abordagens se tiver essa oportunidade. Pela diferença de relação entre letras e números de cada tabela, os valores do seu mapa mudarão significativamente. Não se apegue a isso! Os números são apenas guias para que você encontre sua realização pessoal mais profunda, e não um bem material ao qual deva se apegar. O mesmo acontece, por exemplo, na astrologia topocêntrica que é feita no ocidente, com relação à astrologia sideral praticada no oriente. O signo solar e os demais signos correspondentes aos planetas que compõem o mapa mudam entre uma e outra... E isso de fato não importa! Você não é um signo ou um número, você o “está” por esta existência. Eu não sou um virginiano, eu estou virginiano! Eu não sou um 6, eu estou um 6! Simples assim.

12 comentários:

  1. Gostei,isto realmente é uma explicação;e, não uma simples publicidade.As pessoas precisam
    do google,para aprender,e,aprender com segurança.Muito agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua participação! Criei este blog com exatamente esta intenção de esclarecimento aos estudiosos da Numerologia. Seja sempre bem vindo!

      Excluir
  2. Muito bom!! Tirou a dúvida que eu tinha há muito tempo!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz! Obrigado por sua participação. Seja sempre bem vinda.

      Excluir
  3. Mas eu vejo um problema sério porque elas dão significados diferentes. Como saber então qual está dizendo o que realmente represento? Exemplo O número do meu nome na pitagórica é sete. E na cabalistica é um. Totalmente diferentes. Nunca tinha ouvido falar na dos Caldeus. Vai ver que é outro. Então não há como ser auxiliada pela numerologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Na verdade as 3 lhe darão valores diferentes, mas o conjunto da interpretação de seu “Mapa” lhe concederão uma visão muito construtiva de Quem Você é e o que tem que fazer aqui para sua evolução espiritual, que é o objetivo da nossa experiência temporária na Terra! Com o(s) Mapa (s) em Mãos, olhe para sua Vida… os acontecimentos… os fatos que se repetem… e busque dentro de Você a conexão com o seu Eu Real e a ajuda que a numerologia pode lhe dar terá se materializado!
      Namastê!

      Excluir
  4. Excelente artigo. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Precisei pesquisar por vários termos no Google, fazer várias buscas, e não encontrava algo que pudesse esclarecer tão bem a diferença entre os tipos de tabela e qual eu deveria utilizar... vi que depende muito do significado que você dá e que também não devemos nos apegar a esses pequenos detalhes... somos muito mais que isso. Minha eterna gratidão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito por suas palavras, criei este blog para ser mesmo um instrumento de esclarecimento aos estudiosos da numerologia. Sim, as Tabelas possuem suas peculiaridades e características próprias, e sempre uma corresponderá melhor às nossas visões de vida e desenvolvimento humano. Eu mesmo prefiro a Tabela Pitagórica, mas entendo que todas são válidas por proporcionarem olhares diferentes sobre a essência humana.

      Excluir
  5. Amei o artigo.Muito claro .Vou usar sempre a tabela Pitagórica. Ou pelomenos até que eu possa aprender mais sobre a numereologia caldeia e a cabalística. Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou apaixonado pela Tabela Pitagórica, acho que qualquer tipo de experimentação é válida, mas acaba que as Tabelas também são diferentes formas de se olhar para a vida, e uma sempre irá se alinhar melhor ao nosso próprio olhar sobre a vida e o processo evolutivo. Grande abraço.

      Excluir