segunda-feira, 30 de maio de 2016

Numerociência

Numerologia, Cultura 
e Desenvolvimento


A numerologia, uma porta para
a compreensão de muitos aspectos da vida!
Um exercício interessante, e que recomendo a todos os que se interessam pela ciência dos números a fazer, é olhar o significado numérico de palavras em diferentes idiomas! Isso nos auxilia a entender melhor a cultura de um povo no que se refere ao sentido intrínseco de uma atividade conforme o seu significado numerológico! Um bom exemplo disso é a palavra TRABALHO. Na língua portuguesa o valor desta palavra é 5, o que denota que para nós de ascendência cultural lusitana, o trabalho é algo que requer movimento e versatilidade para ser executado. O que por um lado pode trazer instabilidade aos resultados deste trabalho, por outro lado nos torna sobreviventes no jogo da vida! Em italiano trabalho é LAVORO, cuja soma numerológica é 11/2. Um número associado à inovação, à inventividade e criação em todos os sentidos. Os italianos precisam de um trabalho que os conduza também à inspiração. Vemos esse fato bem registrado na fama dos italianos de ter o melhor design do mundo e os maiores artistas plásticos que a humanidade já conheceu! Sem falar em sua tradição de elegância, com uma alfaiataria mundialmente renomada e uma extraordinária produção na indústria de artigos de luxo, de carros à moda feminina, cuja marca registrada é o acabamento impecável!
Italianos, os reis do estilo no mundo!
Mesmo aqueles que não trabalham nesse ramo de produção sentirão essa necessidade de fazer bem feito e de modo inspirado... Haja visto os caprichos da sua cozinha e artesanato! A raiz de 11, entretanto, é 2. O que traz imensa instabilidade aos resultados do trabalho. E o mundo ainda vê os incríveis altos e baixos que a economia e a política italiana sofrem ao longo de sua história. Na língua inglesa a palavra é WORK, cuja soma resulta em outro número Mestre, assim como em italiano. Work soma 22/4, que tal? Esta é a cifra dos grandes empreendimentos e dos grandes empreendedores! Para a cultura inglesa trabalho é algo para ser grandioso, gratificante e edificante em todos os sentidos. Vemos isso bem refletido na cultura americana que exorta seus trabalhadores a terem conquistas, a serem especiais, marcarem o seu tempo... E a abominar a mediocridade! Por outro lado a raiz desse 22 é 4, e vemos a mesma cultura americana cultuar a classe média, criar ídolos que são quase deuses para depois vasculhar sua vida íntima a fim de mostrar ao mundo que no fundo são só pessoas comuns. Bem exemplificado também entre os britânicos o que foi a perseguição, literalmente homicida, da imprensa à princesa Diana que culminou com sua morte num acidente de carro em 1991. Uma discrepância bem comum nesse número!
Amor, comum a todos os povos
mas com estilos diferentes.
Cansou de trabalho? Quem sabe um pouco de AMOR? Em língua portuguesa, tanto quanto na espanhola, tem como resultado o número 2, afetivo, próximo, íntimo demais. Pode ser um número romântico, mas instável com toda a certeza. Unimos-nos e desunimo-nos muitas vezes. Por ser uma cifra relacionada à memória e ao sentimento profundo há uma tendência a suspirar por aquele amor mal fadado... Tenha sido ele feliz ou infeliz. Que o digam o fado português e o samba canção brasileiro que em suas letras decantam amores sofridos e saudades infinitas. Para os franceses AMOUR que tem valor numerológico 5, um número ligado ao sexo e à aventura. Bem, isso tudo nos parece bem francês, não é mesmo? O velho povo da Gália desde sempre foi reconhecido por ser perito nas artes do amor e da sedução. A palavra bordel, inclusive, tem sua origem neste idioma, o que deixa transparecer que nem só de romance a aventuras pueris se constitui o espírito da intimidade desse povo, mas também da luxúria e do sexo casual. Não que tais coisas não ocorram em outras culturas, mas foi na cultura do povo franco que isso atingiu seu ápice em termos de expressão!


Paris, cidade símbolo de elegância e elitismo.

A proposta desse exercício é um mergulho na compreensão da cultura de um povo através de seu idioma, o que proporciona ao estudante dos símbolos numéricos uma ampliação das possibilidades de aplicação da numerologia, além de incentivar o próprio crescimento cultural e intelectual. O conhecimento oculto não se exclui de modo algum dos temas corriqueiros da vida. Pelo contrário, o abarca e o reveste de significados!
Para concluir vejamos o EU, a expressão do indivíduo. Para nós resulta em 8, a busca por um senso de correção e identidade muito baseado no sentimento de aquisição, posse e estabilidade. Na língua inglesa é I, que nada mais é que a letra “i” com valor numérico 9. O que nesse caso é um eu universal, que não se contém em si mesmo. E basta ver que a Inglaterra teve o maior número de colônias dentre todos os povos europeus, sendo que uma delas se tornou a maior nação do mundo (os Estados Unidos), o que fez que esse idioma se tornasse a língua comercial oficial e a mais falada do planeta! Mais tarde os mesmos norte americanos investem na ideia de que americano não é necessariamente aquele que nasce na América, mas aquele vive os ideais americanos, uma ideia totalmente compatível com os atributos de universalização e idealismo do número 9. Para os franceses JE tem valor numérico 6, uma cifra ligada à beleza, ao conforto e aos prazeres da vida, bem como a elegância e os hábitos sociais refinados. O pior aspecto desse número também se expressa na individualidade do povo francês que sempre foi acusado de elitista e protecionista quanto à sua cultura e idioma, e apego aos seus valores sociais. E que de fato o é!