sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Os Desafios do Corpo e da Alma


Um cálculo simples de ser feito e que pode ser bastante revelador é o da subtração das primeiras vogais e consoantes do primeiro nome, que nos revelarão os desafios do corpo e da alma de uma pessoa. Podemos entender o Corpo como a relação com o mundo prático e a realidade física da existência. E como Alma a relação com o viés emocional e espiritual da existência. O modo de se efetuar este cálculo é bem simples, comecemos por encontrar o dígito correspondente ao Desafio do Corpo. Subtraia o valor da primeira consoante com o valor da segunda, sempre do maior para o menor. Por exemplo:

   45  94   
Edward Alexander Crowley

Aleister Crowley (1875-1947), numa
de suas poucas fotos "bem comportadas".
Este é o nome de Batismo de Aleister Crowley. Observe que a primeira consoante do nome de Crowley é “D” que vale 4, e que a segunda consoante é “W”, que vale 5. Então 5 – 4 = 1. Vemos então que 1 é o desafio do Corpo de Crowley. Este é um número da liderança e da inspiração, denota uma personalidade com a capacidade de influenciar os outros com suas ideias e seu exemplo. Embora nem sempre tenha sido um bom exemplo, as suas ideias sobre ocultismo influenciaram toda uma geração e reverberam pelo mundo até hoje! O que por si só é uma síntese da vida de Crowley! Os desafios do corpo e da alma servem para que cada um receba um indicador simbólico de como poderia elevar sua personalidade ao seu potencial máximo. Então afirmo, sem medo de equívocos, que o indivíduo Aleister Crowley seria ainda melhor e mais influente se tivesse sido mais parcimonioso e ponderado tanto em suas colocações e posturas quanto em sua investida nos temas ligados ao oculto, e ao aspecto espiritual da vida! Sua vida pessoal e pública foi marcada por rupturas violentas, disputas acirradas e inimizades intensas. Todos os atributos do número 1 quando mal dignificado em suas experiências. Crowley também ficou conhecido por sua impulsividade e egoísmo, dois péssimos atributos do 1. Se sua personalidade tivesse sido mais pautada pelo diálogo e pela conciliação, sua ação seria mais penetrante e suas alianças ainda mais construtivas.
Para demonstrar que não vale aqui mais uma generalização dos temas simbólicos revelados pelo mapa numerológico, vejamos este exemplo de Desafio da Alma. Encontramos este número através da subtração do valor numerológico da primeira vogal de um nome do valor da segunda vogal. Assim:

5     1     
Edward Alexander Crowley


Um dos símbolos de Thelema, a
igreja fundada por Crowley.
Vemos aqui que a primeira vogal do nome de Crowley é “E”, que vale 5, e de que a segunda vogal é “A”, que vale 1. Assim sendo 5 – 1 = 4. Lembrando que sempre subtraímos o menor do maior. Então 4 é o número do Desafio da Alma de Aleister Crowley. Este número denota uma imensa dificuldade em aceitar as coisas como são, as convenções, a rotina e a repetição de padrões considerados aceitos pelas convenções, sejam sociais, políticas, econômicas ou científicas. Realmente este famoso mago inglês despontou seu interesse pelo ocultismo num tempo em que humanidade começava sua primeira grande crise de materialismo com o surgimento da Era Industrial que florescia naquele país. E isso somado às descobertas científicas que mudaram para sempre a relação da humanidade com a religião, com o surgimento da teoria do Evolucionismo de Charles Darwin, criou um culto ao material em muitos setores da sociedade que até hoje persiste. Diante deste fortalecimento da razão e da matéria como as únicas realidades possíveis ao homem daquele tempo, o movimento ocultista que surgiu na Inglaterra naquele momento, e do qual Crowley era um dos membros mais atuantes, foi a representação da necessidade humana de interação com o aspecto transcendente da vida. Como a que se dá através do estudo dos símbolos do inconsciente humano que encontramos nas linguagens oraculares como o tarot, cabala, etc e nos símbolos da magia. 
Agora veja isto:

1    5   
Albert Einstein

Albert Einstein (1879-1955), na sua foto
mais famosa, e excêntrica.
Vemos que ao fazer a subtração do valor numerológico da primeira e da segunda vogal deste nome, 5 – 1 obtemos também 4, o mesmo número de Desafio da Alma de Crowley. Incrível não? Albert Einstein, o afamado físico alemão, também compartilhava das mesmas características de relacionamento com o mundo físico que o famoso mago do século XIX! E de fato ele não se conformou com a realidade como ela se apresentava em seu tempo. Foi o fundador da física teórica, que em resumo se ocupa de imaginar o que ainda não pode ser visto. O caminho que Einstein seguiu foi o do conhecimento científico, o de Crowley foi o dos mistérios do oculto. Fiz questão de colocar este exemplo para demonstrar como não se pode fazer generalizações sobre este ou aquele perfil baseado numa única informação do mapa numerológico. Ou seja, um lembrete de que os outros aspectos do mapa deverão ser estudados e levados em consideração para definir melhor as possíveis trajetórias que uma personalidade pode assumir ao longo da vida. Por terem ambos a vogal “A” em seus nomes como primeira vogal, eles possuíam o mesmo número de Instinto, o 1 (Einstein no nome de batismo, e Crowley no nome que adotou). Assim ambos demonstravam interesse na pesquisa profunda e na liberdade de pensamento, qualidades das quais se utilizaram em seus campos de atuação com a mesma intensidade, embora se dedicassem a temas tão discordantes entre si. Ainda assim esses dois homens marcaram seus nomes na história, mesmo para aqueles que desconhecem a amplitude do saber científico proposto pela física teórica, ou da profundidade do conhecimento oculto!