terça-feira, 23 de junho de 2015

Apelidos e Nomes Mágicos



Apelidos carinhosos marcam
positivamente as relações.
Muitas pessoas possuem apelidos aos quais se apegam como se fossem parte de si mesmas, outras possuem verdadeira aversão aos apelidos que lhes são dados! Mas afinal, o que são os apelidos? Em termos numerológicos é como os outros o veem. E só por essa constatação muito pode ser explicado pela simpatia ou antipatia que as pessoas nutrem por seus apelidos, elas se identificam ou não com o que está sendo projetado através daquele epíteto. É importante ressaltar que não me refiro aos nomes e termos pejorativos que são fruto de puro bullying. Um estudo numerológico pode revelar que partes suas estão sendo estimuladas ou suprimidas com o “nome que os outros o conhecem”. Eu, por exemplo, tenho um apelido carinhoso utilizado na família por meus primos mais jovens, a propósito muitos eu vi nascer, que na soma geral dá 5. Meu nome de batismo soma 6, uma cifra associada à família, mas também à tradição e ao conservadorismo. Se para eles eu vibrasse como um 6 o tempo todo isso poderia nos afastar de certo modo, e nossa grande diferença de idade haveria de me tornar mais um "tio", do que um primo! Mas ao me chamarem por um nome com vibração 5 eles se aproximam de mim e me veem como um igual. A vibração do 5, que não por acaso é também o meu número psíquico, evoca em minha personalidade a flexibilidade de conduta e uma postura menos séria quando estou com eles!
Em nosso país há muitos apelidos que se tornaram famosos, como Pelé e Xuxa, que em certo momento de suas vidas foram, inclusive, um casal! Esses Nomes da juventude acabaram virando marcas registradas. A modelo e apresentadora Xuxa chegou a registrar esse apelido junto do seu nome de batismo, ficando Maria da Graça "Xuxa" Meneghel. E o próprio apelido virou a marca registrada de seus empreendimentos comerciais. 
Esse apego ao nome que os outros nos dão não se dá de modo gratuito, a sua vibração numerológica pode corroborar para que certos aspectos da personalidade se evidenciem. Nesses casos os apelidos acabam se tornando impulsionadores de aspectos contidos na personalidade.

Nomes Sagrados

Coisa bem diferente são os nomes mágicos! Tradições como a Wicca, o Xamanismo, o movimento Hare Krishna e os discípulos do Mestre indiano Osho se utilizam dessa valiosa ferramenta de transformação pessoal. O nome sagrado (ou nome mágico) evoca a parte superior da personalidade, como algo a ser desenvolvido pelo iniciado. Um aspecto muito elevado de si mesmo que existe apenas potencialmente, mas que pode tornar-se ato! Na Índia esse nome é conhecido como sannyas, que metaforicamente representa uma saída do mundo material para realizar a caminhada interior. Por isso receber um nome sagrado não simboliza o fim de uma caminhada espiritual, como uma iluminação, pelo contrário! O nome sagrado representa justamente o início de uma busca pela verdade interior e Superior. Na tradição hindu o significado desses nomes é profundamente poético como Nirvan (Libertação), ou Naresh (Rei) e sempre implicando em qualidades a serem desenvolvidas interiormente pelo buscador. A esse buscador chama-se de sannyasin. Na tradição indígena da América do Norte os nomes dos xamãs também representam as forças que atuam com ele e para ele em sua evolução aqui na Terra. Na tradição mágica ocorre o mesmo. A consagrada escritora wiccana Starhawk (Falcão das Estrelas), adotou esse nome na tradição.



Nomes sagrados acendem a luz espiritual
dentro de quem o recebe!

Aos analisar um nome mágico eu costumo deixar de lado todos os aspectos dúbios dos números envolvidos nele. Ou seja, sempre os encaro positivamente! Também levo pouco em consideração as contradições entre as qualidades dos números de Motivação, Persona e Caráter, pois não se trata de um desafio a ser cumprido, mas de uma virtude a ser incorporada! 
Vejamos brevemente o sannyas de Osho, palavra japonesa que designa um sacerdote do templo. Esse nome possui uma Motivação e Caráter 3 e uma personalidade 9. Interessante notar que o 3 está relacionado com todas as formas de comunicação e ensino. E a repetição dele nesses dois índices indica que Osho tinha a sua motivação e sua execução em perfeita sincronia. Os ensinamentos do mestre indiano eram passados na forma de parábolas e histórias tanto do zen budismo quanto do sufismo, entre outras filosofias orientais. Seus discursos eram tidos como reveladores para muitos! O 9 em sua personalidade (um número de natureza espiritual) representa tanto a amplitude de perspectiva quanto de alcance de uma obra... Basta ver a dimensão que os seus ensinamentos atingiram pelo mundo afora, para saber que ele viveu com plenitude o potencial do número 9 em seu nome.