quarta-feira, 18 de março de 2015

As Vogais do seu Nome


As vogais podem nos dar uma primeira visão
parcial da nossa personalidade!
A primeira vogal do nosso primeiro nome expressa nossas reações instintivas diante de estímulos externos, são nossos impulsos mais básicos e assinalam uma marca, por assim dizer, da nossa personalidade. A esse número chamamos de Número do Instinto. As vogais podem ser, do tipo longas, curtas ou ditongos. Quando longas seus efeitos são bem pronunciados. Vogais curtas têm seus efeitos minimizados e as vogais de ditongo são ambíguas, pois nesse caso sua força e dividida com a outra vogal. As vogais são A, E, I, O, U e Y. Alguns numerologistas encaram o Y como uma vogal quando ele está sozinho numa sílaba. Eu considero essa avaliação particularmente complicada, e considero sempre o Y como uma vogal, pois ao contrário do W sua pronúncia sempre soa como "I", ao passo que o W ora soa como "V" e ora como "U"!
O texto que se segue é um breve guia de interpretação das vogais do primeiro nome, mas NUNCA deverá ser avaliado fora do contexto dos outros números que compõem o mapa numerológico individual de uma pessoa! Assim como a presença de muitas vogais repetidas, como muitos “IS”, ou “ES”, poderão influenciar a interpretação final da regência de um número. Quer seja ele a cifra da Motivação (Soma das vogais), Personalidade (Soma das consoantes) ou do número de Caráter (Soma total do nome). Ou mesmo dígitos de influência secundária como Número Psíquico, Ápices, Desafios, Karma Familiar, Dharma etc.

Vamos às vogais:


O "A" ama a inovação e a descoberta. 
Foto que capturou o rastro da luz das estrelas no céu.


VOGAL “A”

Essa é uma letra regida pelo número 1 e, portanto, uma letra mental, mas também com muita intensidade emocional. É ativa, independente, criativa, progressista. Gosta de ser original e de descobrir as coisas primeiro. Tem uma tendência a agir muito e ocupar-se com muitas coisas. Sente que tem muitos talentos e que precisa desenvolvê-los. Defende com toda a força seu ponto de vista, mas se essa tendência se exaltar demais se torna intransigente e autoritário, pois não nasceu para ser comandado, mas sim comandar. Gosta de buscar novas fronteiras do conhecimento e do pensamento. Ama a pesquisa, o estudo profundo e as descobertas que enaltecem o aspecto grandioso da vida. Por esse motivo tanto a ciência quanto o temas do oculto podem atraí-lo intelectualmente. Poderá também guardar certo prazer em romper com tradições e regras.

O "E" ama a variedade e as descobertas.

VOGAL “E”

É uma letra regida pelo número 5 e é de natureza física, ama a variedade e a mistura de coisas, quer sejam pessoas, conhecimentos e ideias. Seu amor pela liberdade pode torná-lo com dificuldade de manter vínculos afetivos de muita duração ou proximidade. A rotina imposta o irrita. Ama o experimentalismo e possui uma curiosidade grande sobre todas as coisas, mas possui pouca persistência em desenvolvê-las com mais cuidado e profundidade. O contato com pessoas revigora seu humor, e conhecer tanto quanto envolver-se com novas personalidades o excita. Ama o imprevisto, ou o atrai involuntariamente. Viagens e mudanças podem fazer parte de sua história pessoal, bem como a especulação da sexualidade, e a instabilidade afetiva e monetária.

O "I" possui em si muitas possibilidades.

VOGAL “I”

É uma letra regida pelo número 9, e sua natureza é então espiritual. Com essa primeira vogal em nosso nomes tenderemos a ser sensíveis afetiva ou psiquicamente. Há uma tendência a possuir muita energia vital, e curar as pessoas física ou energeticamente é uma possibilidade. A preocupação com o bem estar dos outros ou do mundo como um todo vem à tona num ou noutro momento da vida. Por ser regida por um número de alta amplitude como o 9 a vogal "I" pode produzir tanto a luz quanto a sombra em intensidade. É egoísta ou generoso, tranquilo ou agitado, genial ou o vagabundo, filantropo ou ditador, etc. Não procura muitas coisas novas, mas sim desenvolver o que já conhece. Sente um impulso para encontrar seu real propósito de vida da Terra.  Se dá vazão à sua intuição e vida interior pode ser artístico, e ou desenvolver grande poder de empatia. A vogal "I" atrai sorte e proteção, e se houver dedicação a cuidar dos outros ou do mundo, curiosamente, este pode ser um caminho para o seu sucesso!

O "O", afetivo e cuidadoso.
Ilustração de Veronique Cassar.

A VOGAL “O”

Essa vogal é regida pelo número 6 e é, portanto, uma letra emocional. Adora se sentir aconchegado com os que ama, dar conselhos, orientar e cuidar dos outros o revitaliza, pois gosta de se sentir útil! Esta regência dá uma grande capacidade de assumir responsabilidades e corresponder a elas. Tenderá a ser uma pessoa útil ou respeitada na sua família ou comunidade. Possui um senso de diplomacia que se desenvolverá com o tempo, a experiência mostrará a estes nativos que o confronto direto nunca traz exatamente o que ele deseja. Tem uma tendência a se achar sempre certo e querer convencer os outros disso, o que poderá criar atritos. Ama a beleza, a harmonia e mais do que tudo a estabilidade. Quer achar seu lugar no mundo e lá ficar para sempre, ou pelo menos por muito tempo! Tem tendência ao conservadorismo. Possui aptidões artísticas também, como literatura, música e artes plásticas. Mas ao exceder suas qualidades pode ser lento, e apegado às coisas e às pessoas.

O "U", positivo e aberto como
numa eterna infância da alma.

VOGAL “U”

Esta é uma vogal regida pelo número 3 e, portanto, emocional, mas com fortes pendores mentais também! Deve possuir facilidade com a palavra e de atrair muito a ajuda ou o apoio das pessoas. Tem um senso estético tão apurado quanto as pessoas de vogal "O", mas gosta mais de emitir opiniões e tecer julgamentos sobre as coisas que vê. Poderá desenvolver atividades ligadas às artes e à comunicação. Possui amor pela natureza e suas formas. Sua afetividade pode ser tão inconvencional e fortuita quando a das pessoas de vogal "E". Se viver bem essa regência poderá ser tipo visionário cujo lema é o aprimoramento pessoal e universal. Um artista ou comunicador que quer falar às pessoas, e por extensão e ao mundo, sobre a beleza da vida e as possibilidades de crescimento em muitos sentidos. É um positivista! Se viver mal esta regência será um hedonista sem propósitos maiores.

O "Y", introspectivo, profundo e mistico.

VOGAL “Y”


Essa letra tem regência do número 7 e é por esse motivo de natureza espiritual. O confronto aberto não interessa a essas pessoas, tendem a ficar nas sombras estudando os outros, ou os fatos da vida. Observar o estimula, e conta somente consigo mesmo para tecer uma ideia sobre as coisas. Embora não seja incomum que tenham de achar alguém ou instituição com a qual possam contar para se manter no mundo prático. É intensamente introspectivo, com grande dificuldade de se colocar de modo fluente através das palavras. Sua natureza é psíquica e lógica ao mesmo tempo. Ama o conhecimento profundo, muito embora nem sempre tenha com quem, ou como compartilhá-lo. Isso quando e se houver interesse por parte do portador dessa vogal nisso! É um pesquisador contumaz. Precisa ficar algum tempo consigo mesmo e tem a necessidade de guardar para si muitos dos seus sentimentos e percepções, o que dificulta o entrosamento social e afetivo. Pode ser dotado de grande sensibilidade psíquica que deverá ser considerada e desenvolvida pelo seu próprio bem, e o bem de outros que possam vir a precisar dessas capacidades.

Leia também o artigo As Letras do seu Nome