quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Astrologia Vista Através dos Números


Os números regem todas as coisas no universo manifesto. Tudo possui um número e pode ser classificado dentro do contexto simbólico e vibracional de um determinado algarismo! Os signos do zodíaco também são influenciados pela vibração dos números. Na verdade eles expressam diferentes qualidades numéricas! Isso não significa, porém, que todas as qualidades simbólicas da numerologia se aplicarão exatamente aos signos zodiacais, e o motivo é simples: a astrologia extraiu os seus significados simbólicos também de outros elementos como o movimento dos planetas, mitos relacionados aos planetas e signos, e a interação entre os signos quanto ao ritmo, a regência dos quatro elementos naturais etc! Por isso podemos dizer que a base dos significados astrológicos repousa nos números, mas sua ampliação tomou caminhos próprios, como em todo o sistema oracular que sobreviveu e se desenvolveu durante o árduo teste do tempo!



Inspirado pelo trabalho da numeróloga inglesa Teresa Moorey, que apresenta uma relação parecida em eu livro A Bíblia da Numerologia, apresento aqui a minha análise da influência simbólica dos números na interpretação dos signos astrológicos!

Número 1 – Áries e Capricórnio










Áries é o 1º signo do zodíaco e capricórnio o 10º. Portanto, ambos estão sob a influência do número 1. Áries inaugura a abertura da primavera no Hemisfério Norte com os atributos de impulso, vigor, intuição, comando, intensidade, disposição para agir e realizar algo que assinalam as qualidades do 1 ainda imaturo. Capricórnio marca o início do inverno e da confrontação com os frutos colhidos. Representa a autoridade estabelecida dentro de uma consciência amadurecida e focada em objetivos superiores! O 1 que expressam os capricornianos é a faceta da personalidade que aspira níveis transpessoais de realização!


Número 2 – Touro e Aquário










Touro, 2º signo do zodíaco. Aquário, 11º signo zodiacal. O 2 representa a memória, e a ligação afetiva com as coisas que possuímos. Bem como a sensibilidade à beleza e a tudo o que nos cerca. Assinala o emocional introvertido, mas receptivo e acolhedor. Um tanto apegado também! A influência do 2 no signo de Aquário se dá antes por uma passagem pelo 11, número mestre que amplia o espectro de qualidades do 2, tornando-o receptivo às ondas de renovação da humanidade, arrojado, incomum, coletivo e amplamente interessado em expressões para além da mente racional como o psiquismo e a mediunidade! Tornando-se ele mesmo um porta voz dessas novas possibilidades de visão do mundo e da vida!


Número 3 – Gêmeos e Peixes










Gêmeos o 3º signo, e Peixes o 12º signo do zodíaco. Ambos expressam as características do 3 de comunicação e ampliação da percepção interior. Enquanto Gêmeos se atém ao seu meio ambiente para reconhecer o mundo que o cerca e interagir com ele, necessidades típicas do número 3, o signo de Peixes aspira a experiências que transcendam os limites humanos de reconhecimento físico! Peixes, que sob a égide do número 12, a cifra da perfeição e do sacrifício do não essencial em detrimento do essencial, busca sua comunhão transcendente com o Cosmos, ou Deus! Em ambos os casos está preservada a tendência do 3 de ir além de si mesmo e estabelecer algum tipo de comunicação viável entre o indivíduo e o novo mundo, ou consciência em que ele se insere ou pretende se inserir!


Número 4 – Câncer



Assim como todo o 4, o signo de Câncer busca segurança e estabilidade o longo de toda a sua vida! Não raramente ele entende que essa segurança virá de guardar algum dinheirinho, ou de ir pagando aos poucos a sua casa dos sonhos para que no futuro tenha um lugar só seu! Muitos dizem que não pode o 4 estar relacionado tão intimamente ao simbolismo de Câncer, pois este é um signo sensível, afável, ligado ao passado e às origens, e um tanto preguiçoso! Enquanto o 4 é uma cifra de trabalho, ordem e esforço extremo! Vale lembrar que o signo de Câncer é complementado pelo seu signo oposto que é Capricórnio, e com ele os cancerianos deverão aprender que a segurança que eles buscam não vem sem empenho e disciplina. Do mesmo modo que os capricornianos têm de aprender com o signo de Câncer que todo o ápice tem um ponto de partida, que deverá ser sempre honrado e resgatado para o aprendizado da humildade e da reverência que combaterá a arrogância típica de Capricórnio!


Número 5 – Leão



O 5º signo do zodíaco representa bem os atributos mais conhecidos do número 5: Sexualidade, instintos fortes e intensidade em tudo o que faz! Leão busca constantemente novas formas de autoexpressão, e o 5 rege todo o tipo de mudança que vise uma melhor expressão do ser! Todo o tipo de ação criativa como dança, moda e teatro são bem desenvolvidos pelo 5 e por Leão. Esotericamente Leão é tido como o signo da presença “Eu Sou”, que seria a parcela da divindade que habita dentro de cada um de nós! Pelo mesmo enfoque esotérico o 5 é o número da quintessência, o que de novo nos remete a um resquício do Divino ou do sagrado que dever ser resgatado de dentro de cada indivíduo!


Número 6 – Virgem



O 6º signo zodiacal guarda bem os atributos do número que o rege, como a busca pela perfeição, a simetria e o serviço ao próximo! O 6 traz em si grande senso de responsabilidade pelos que ama e tende a angariar para si mesmo mais responsabilidades do que é capaz de administrar. Por esse motivo os virginianos são detalhistas, servis e incapazes de delegar tarefas com medo de que os outros não façam tão bem quanto ele! O que na maioria dos casos não se trata de soberba, mas sim de um comprometimento com o que faz absolutamente fora dos padrões corriqueiros da normalidade! Como todo o 6, Virgem busca um sentido de harmonia e complementaridade entre todas as coisas! O que origina tanto seu perfeccionismo, às vezes exacerbado, quanto seu interesse pela natureza e a vida alternativa.


Número 7 – Libra



O 7º signo, Libra, guarda a visão profunda e detalhista da vida na sua busca por equilíbrio e justiça típicas do 7! Visão essa que possui um distanciamento emocional também típica do número 7. Essa distância interior visa uma perspectiva imparcial ao se julgar questões importantes. A tendência libriana de olhar os vários aspectos de uma situação antes de tomar decisões, e que muitas vezes levam os librianos a uma indecisão dilacerante, vem da tendência psicológica do 7 em juntar elementos aparentemente discordantes e deles extrair uma síntese coesa e harmônica para apresentar ao mundo! O gosto refinado pelas formas mais sofisticadas de conhecimento e estética, atributos do 7, também são estimulantes ao signo de Libra que, entretanto, podem se distanciar muito das qualidades superiores de profundidade do 7. Nesse caso descambam para uma superficialidade bem comum em librianos inferiores.


Número 8 – Escorpião



O 8 está comumente associado à uma liderança centralizadora e empreendedora que sempre pensa em termos de escala. Ou seja, revê o resultado de suas ações e prevê os acontecimentos para evitar desfechos indesejados! Todos estes atributos são típicos da tendência controladora do signo de Escorpião, o 8º signo do zodíaco! O 8 está associado a capacidade de progredir administrando recursos tanto próprios quanto alheios, o que é justo uma das premissas de Escorpião. Este signo gosta do poder e da influência, que são atributos que o 8 atrai facilmente para si. Por estar relacionado às forças universais que buscam o equilíbrio entre si, o 8 simboliza o Karma que vem a ser a força coesiva do universo para que todos os seres encontrem a perfeição espiritual. E eis que, não por acaso, transformar para evoluir é um dos temas centrais de Escorpião!


Número 9 – Sagitário




Como o último número da escala numérica, o 9 incita um olhar engrandecedor sobre os fatos da vida, o pensamento que se eleva para além dos fatos corriqueiros e pequenos da existência! Tal qual o signo de Sagitário, que suscita a ampliação do olhar sobre as coisas comuns e faz relações superiores entre o mundo visível e invisível, o divino e o mundano! As fronteiras do pensamento, do comportamento e do espírito interessam ao 9, exatamente como ocorre com Sagitário! Por ser o número dos términos e dos limites, o 9 é dado a todo o tipo de reflexão que leve a entender o significado e o propósito do existir. O mesmo se dá com o 9º signo do zodíaco que rege temas tão abrangentes e profundos quanto a filosofia, a política e a religião.