quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os Números e a Magia

Assim como em tudo o mais no universo os números fazem parte de todos os rituais mágicos e cerimoniais, bem como das consultas oraculares. Os números 3, 7, 9 e 12, por exemplo são os que mais aprecem em ritos de toda espécie. Oráculos como o jogo de búzios são basicamente sistemas numerais de divinação e de previsão do futuro. Os búzios que caem abertos representam os orixás que estão respondendo à pergunta feita. O 1 é Exu, o 2 é Ibeji, 3 Ogum, 4 é Xangô e assim por diante. Da mesma forma um certo número de cartas retiradas numa leitura de tarot ou cartomancia expressa a natureza do número requerido. Por exemplo, se retiramos 3 cartas geralmente é para avaliar os três tempos de uma situação, passado, presente, futuro, ou seja o modo como o tema se expandirá a partir daquele momento. Se são 4, os 4 elementos na vida do consulente, físico, emocional, mental e espiritual. O que também significa que podemos analisar as bases sobre as quais a situação se apoia, a sua estrutura. Com 5 cartas avalia-se o mesmo da leitura de quatro cartas mais o quinto elemento, o que com frequência é simbolizado como a síntese da leitura, ou uma “mensagem” sobre o contexto que envolve a situação. Aqui a mudança e suas facetas são exploradas neste sistema de leitura. Basta dar uma rápida olhada para ver que as palavras-chave dos números estão presentes. Expansão (3), estrutura (4), mudança (5).O mesmo se dá na astrologia com seus 12 signos divididos em 3 ritmos (cardinal, fixo e mutável) e 4 elementos (fogo, terra, ar e água).
A astrologia, um sistema numeral esotérico 
como muitos da antiguidade. 

Assim como um número de cartas expressa a natureza dos números numa consulta oracular, as gotas de um elixir ou essência também expressa sua potência numeral ao realizarmos um encantamento. Na manipulação dos remédios florais, por exemplo, a essência estoque, que origina as fórmulas, têm na sua maioria, duas gotas a serem adicionadas em cada vidro (o 2 como um número de combinação, parceria e busca da harmonia serve bem a isto), só uns poucos sistemas se utilizam de sete ou onze gotas (o 7 representando o aprofundamento e o 11 a transcendência). Sem falar das orações e encantamentos que quase sempre devem ser repetidos três vezes nos ritos. O 3 é o número da sorte, da compaixão e da generosidade divinas, bem como da potencialização de uma energia.

São inúmeras as aplicações dos números nas práticas mágicas, religiosas, oraculares e místicas como um todo! E a maior parte dos magos, bruxas e sacerdotes que realizam tais encantamentos e práticas espirituais ignoram isso. Voltando-se mais para o ato em si ou na posição dos planetas na hora do rito. Os números estão na magia e talvez sejam o seu próprio fundamento. Na ação mágica, tanto as forças evocadas (entidades, santos, elementais) tanto quanto os alicerces utilizados (atames, números, palavras mágicas) para firmá-la e direcioná-la são fundamentais na execução da prática ritual.