sexta-feira, 15 de junho de 2012

O número 3


Expansão e Criatividade

O 3 é um dos números sagrados dentro de muitas civilizações antigas como a chinesa e a indiana, por exemplo. A trindade dos deuses em muitas culturas (Brahma, Vishnu, Shiva, Osíris, Isis, Hórus, etc) alude ao movimento do tempo, passado, presente e futuro assim como as três fases do dia manhã, tarde e noite, ou da lua, crescente, cheia e minguante. O tempo era cultuado como o grande regulador da vida e tanto na Grécia quanto nos países nórdicos surgiram deusas trinas que regiam o destino da humanidade, as Moiras para os gregos, e as Nornes para os povos do norte!  O 3 era associado à doação da vida e a sua criação. Os múltiplos de 3 são os regentes da maioria dos tempos de gestação dos mamíferos! São 9 meses para o homem, 3 meses para o gato 3 semanas para o rato, 12 meses para o burro e 24 meses para o elefante...
Para os cabalistas a sephira de Binah (e sephira quer dizer número) é 3 e a grande geradora das formas que darão origem a vida, a senhora de todas as formas, a mãe do mundo! Sua capacidade de criação está intimamente ligada á sua capacidade de multiplicação. O que o conecta com a ideia de crescimento, prosperidade, abundância, fertilidade e comunicação, já que expansão e crescimento são movimentos que conectam coisas e pessoas diferentes. O 3 tem entre suas principais características a busca por cada vez mais conhecimento. É um descobridor nato, mas que nunca se apropria de nada! O que o torna o senhor da boa sorte tanto quanto dos reveses na vida! O planeta que melhor se conecta com as características e talentos do 3 é Júpiter, pai dos deuses e dos maiores heróis da antiga Grécia, e também o maior planeta do sistema solar que incorpora as qualidades de protetor e o do grande benfeitor do nosso sistema. Hoje se sabe que muitos meteoros em provável rota de colisão com a Terra são captados por seu campo magnético e afastados de nós... Curioso, não?
O terceiro arcano do tarot A Imperatriz é o símbolo da mãe geradora e doadora de vida! Representa a inteligência criativa e sensível, a nutrição do corpo e da alma e a musa inspiradora que habita dentro de nós ou que se personifica em outro ser! O terceiro signo do zodíaco é Gêmeos, senhor da comunicação e da transmissão do conhecimento adquirido com a experiência prática! É o signo da inteligência e da versatilidade.